»» Patrística e Fontes Primitivas

O Período Patrístico é compreendido desde o século I d.C. até o século VIII d.C., com a realização do Segundo Concílio de Nicéia. Durante esse período, muitas perseguições e heresias surgiram e ameaçaram o Cristianismo, mas graças aos esforços empreendidos por diversos cristãos, de homens simples e figuras anônimas a grandes bispos e teólogos, a fé cristã não apenas triunfou sobre os perseguidores como também afastou o perigo de ser contaminada com o veneno das heresias.

É inegável a importância da Patrística para a Igreja cristã. Foi durante essa época que não apenas a Igreja mas também seus ensinamentos e doutrinas se desenvolveram e foram melhor explicados e aceitos por toda a Cristandade. Nenhum cristão pode negar isso, pois trata-se de fato comprovado pela História.

Por isso, conhecer esses textos primitivos além de nos ajudar a compreender melhor a nossa fé também nos mostra que muitas seitas cristãs de hoje pregam doutrinas condenadas há quase quinze séculos. E se há quinze séculos todos os cristãos repugnavam esses ensinamentos (pois reinava a Unidade), ainda hoje devem ser reprovados por não refletirem a verdadeira fé transmitida por Cristo e seus apóstolos. De fato, na Internet encontramos diversos testemunhos de cristãos de outras denominações que, após um estudo sério da Patrística acabaram por acolher a fé católica.

Em virtude da inexistência de tal material em língua portuguesa na Internet, este Site preocupa-se em torná-los disponíveis, pouco a pouco, para todos os Internautas, para maior glória de Deus!

» ESCRITOS PATRÍSTICOS

» ESCRITOS APÓCRIFOS

  1. Salmo 151 - O Salmo extra da Bíblia grega (séc. II aC)
  2. Oração de Manassés - Oração de conversão do ímpio Manassés que figura nas Bíblias gregas e eslavas (séc. II aC)
  3. Proto-Evangelho de Tiago - A Natividade de Maria (séc. I ou II dC)
  4. Epístola aos Laodicenses - A "15ª epístola" de São Paulo (séc. III dC)
  5. A Sentença Condenatória de Jesus Cristo - A sentença proferida por Pôncio Pilatos (séc. III ou IV dC)
  6. Carta do rei Abgaro a Jesus - Carta do rei de Edessa pedindo a Jesus a cura de sua lepra (séc. IV dC)
  7. Resposta de Jesus ao rei Abgaro - Resposta de Jesus ao rei de Edessa prometendo o envio de um discípulo para curá-lo (séc. IV dC)

» TESTEMUNHOS CRISTÃOS PRIMITIVOS

» OUTROS TESTEMUNHOS PRIMITIVOS