A g n u s D e i

PATRÍSTICA E FONTES CRISTÃS PRIMITIVAS

FRAGMENTOS DE PAPIAS DE HIERÁPOLIS

Pouco se sabe sobre Papias e suas obras: bispo de Hierápolis, na Frígia, viveu entre os anos 70 e 140 dC, tendo sido amigo e contemporâneo de Policarpo de Esmirna e Inácio de Antioquia. Segundo Eusébio, Papias foi discípulo do presbítero João de Éfeso, figura que se confunde com o apóstolo João.

Eusébio o considerava "homem de inteligência escassa, como demonstram suas obras". Seus fragmentos mencionam apenas os evangelhos de Marcos e Mateus, deixando de lado Lucas, João e as cartas de Paulo. São Jerônimo atribui-lhe uma única obra chamada "Exposição dos Oráculos do Senhor", composta de cinco volumes; escrita em torno do ano 130, essa obra traz uma coleção de sentenças e atos de Jesus e seus discípulos, baseados na tradição oral dos apóstolos e discípulos.

De sua obra, restam alguns fragmentos (vários deles conservados por outros escritores) que tratam, entre outras coisas, da origem dos evangelhos de Marcos e Mateus, do milenarismo, etc. Porém, o que chama mais atenção, é que Papias foi o primeiro a afirmar que Jesus não tinha irmãos carnais: estes seriam filhos de outra Maria. Esse testemunho é muito importante para os nossos dias, onde cristãos protestantes ensinam que Maria teve outros filhos, contradizendo a doutrina católica e ortodoxa.

Apresentamos, a seguir, os fragmentos que restaram de sua obra:

Retornar