»» Orações & Devoções

OFÍCIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO
Colaboração: José Fernandes Vidal

Há uma belíssima oração que foi tradicionalmente - e parece que continua sendo - largamente rezada no Nordeste do Brasil. Ao menos até ter deixado a casa de meus pais, para casar, rezávamos após o jantar, com a família reunida: o Ofício da Imaculada Conceição. Este pequeno Ofício é uma oração nos moldes do Ofício Divino, Oração das Horas, oração oficial da Igreja, de uso nos conventos.

Assim, o Ofício da Imaculada se divide em Matinas e Laudes, Prima, Terça, Sexta, Noa, Vésperas e Completas, a exemplo do Ofício das Horas. É uma alternativa popular, dedicada a Nossa Senhora da Imaculada Conceição, escrita na Itália, no século XV, por um frade franciscano e, provavelmente, trazido ao Nordeste do País com as Missões Franciscanas. Foi aprovado pelo Papa Inocêncio XI, em 1698.

O Ofício se destaca por seu atrativo popular, embora altamente poético, feito de metáforas atualmente não tão conhecidas (explicadas em apêndice, exigindo um bom conhecimento de certos fatos bíblicos. É muito educativo e gostoso de se rezar, já que feito em quadras ritmadas de caráter popular. Facilmente decorável pelo simples uso, depois de algum tempo.

Embora oração feita para o decorrer de todo o dia, a vida moderna nos leva a também a rezarmos de uma só vez, de manhã, de tarde, de noite, à hora que nos convier.