III. A Igreja de Cristo
INTRODUÇÃO
"Desde a origem do mundo a Igreja foi prefigurada. Foi admiravelmente preparada na história do povo de Israel e na Antiga Aliança. Foi fundada nos últimos tempos; foi manifestada pela efusão do Espírito; e no fim dos tempos será gloriosamente consumada" [Lumen Gentium 2].

A IGREJA CATÓLICA
"Esta Igreja de Cristo está verdadeiramente presente em todas as legítimas comunidades locais de fiéis que, unidas aos seus pastores, são também elas, no Novo Testamento, chamadas 'igrejas'. [...] Nelas os fiéis se reúnem pela pregação do Evangelho de Cristo, nelas se celebra o mistério da Ceia do Senhor. [...] Nessas comunidades, embora muitas vezes pequenas e pobres, ou vivendo na dispersão, está presente Cristo, por cuja virtude se consocia a Igreja una, santa, católica e apostólica" [Lumen Gentium 26].

O SANTO PADRE
O Papa "é o perpétuo e visível princípio e fundamento da unidade, quer dos Bispos, quer da multidão dos fiéis" [Lumen Gentinum 23]. "Com efeito, o Pontífice Romano, em virtude do seu múnus de Vigário de Cristo e de Pastor de toda a Igreja, possui na Igreja poder pleno, supremo e universal. E ele pode sempre livremente exercer este seu poder" [Lumen Gentium 22].

A DIOCESE DE SANTOS
"A Diocese é uma porção do povo de Deus confiada ao pastoreio do Bispo com a cooperação do presbitério, de modo tal que, unindo-se ela a seu Pastor e, pelo Evangelho e pela Eucaristia, reunida por ele no Espírito Santo, constitua uma Igreja particular, na qual está verdadeiramente presente e operante a Igreja de Cristo una, santa, católica e apostólica" [Codex Iuris Canonici, cân. 369]

A PARÓQUIA SENHOR DOS PASSOS
"Paróquia é uma determinada comunidade de fiéis, constituída estavelmente na Igreja particular, e seu cuidado pastoral é confiado ao pároco como a seu pastor próprio, sob a autoridade do Bispo diocesano" [Codex Iuris Canonici, cân. 515, parágr. 1].

Feche esta janela para retornar à página principal