Os que caíram sem necessidade, ainda que, portanto, indignos de indulgência, no entanto lhes será concedida alguma indulgência, e eles deverão ser "genuflectores" por doze anos.
CÂNON XI - O Sínodo declara, em relação àqueles que apostataram sem serem obrigados, sem desapropriação de suas propriedades, sem perigo ou de forma semelhante, como aconteceu durante a tirania de Licínio, que embora não merecessem clemência, deverão ser tratados com misericórdia. Como se estivessem em comunhão conosco, se estão contritos de coração, deverão passar três anos entre os "ouvintes"; por sete anos deverão ser "genuflectores" e por dois anos deverão estar em comunhão com o povo em orações, mas sem fazer oblações.
Alguns comentaristas interpretam diferentemente a primeira expressão do Cânon em grego como "oi-pistoi" (="mesmo se estavam em comunhão") ou "ei-pistoi" (="mesmo se eram fiéis"), o que é muito mais simples e faz mais sentido.
Os "genuflectores" se posicionavam dentro da igreja, diante do ambão (ou seja, da estante de leitura) e saíam juntos com os catecúmenos.