»» Documentos da Igreja

Instrução
VERBI SPONSA

CONCLUSÃO

31. Com esta Instrução, visa-se confirmar o grande apreço da Igreja pela vida integralmente contemplativa das monjas de clausura e a sua solicitude em salvaguardar a sua autenticidade, «para não deixar faltar a este mundo um raio da beleza divina que ilumine o caminho da existência humana». (94)

Sirvam de apoio e encorajamento a todas as contemplativas claustrais estas palavras do Santo Padre João Paulo II: «Assim como os Apóstolos, reunidos em oração com Maria e com as outras mulheres no cenáculo, foram colmados de Espírito Santo (cf. At 1,14), assim a comunidade dos fiéis espera hoje poder experimentar, graças também à vossa oração, um renovado Pentecostes, para um eficaz testemunho evangélico, no limiar do novo milênio. Queridas Irmãs, confio a Maria, Virgem fiel e Morada consagrada a Deus, as vossas comunidades e cada uma de vós. A Mãe do Senhor faça que de cada um dos vossos mosteiros, irradie novamente pelo mundo inteiro um facho daquela luz que o envolveu quando o Verbo Se fez carne e veio habitar entre nós!». (95)

A 1 da Maio de 1999, o Santo Padre aprovou o presente documento da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, e autorizou a sua publicação.

- Vaticano, 13 de Maio de 1999, Solenidade da Ascensão do Senhor.

Eduardo Card. Martínez Somalo
Prefeito

Piergiorgio Silvano Nesti
Secretário