A g n u s D e i

O ROSÁRIO
Noções Gerais

O rosário é uma forma de oração, atribuída tradicionalmente a São Domingos, onde rezamos quinze dezenas de Ave Marias precedidas de um Pai Nosso e seguidas de um Glória ao Pai. A cada dez Ave Marias, meditamos sobre um mistério da vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus, sem esquecer de certas cenas da vida de Maria.

O rosário está dividido em três partes, cada qual chamada terço.
Na primeira parte, meditamos sobre cinco fatos alegres da vida de Jesus e Maria, a saber: a Anunciação, a Visitação, o Nascimento de Jesus, sua Apresentação no Templo e o seu encontro com os doutores da Lei.
Na segunda parte, relembramos cinco acontecimentos tristes ou dolorosos na vida de Jesus: sua agonia horto de Getsêmani, sua flagelação, sua coroação com espinhos, sua cruz e sua morte.
Na terceira parte, consideramos cinco momentos gloriosos: a ressurreição e a ascensão de Jesus, a vinda do Espírito Santo, e a assunção e coroação de Maria no céu.

Em virtude da grande extensão do rosário, cada terço pode ser rezado em dias diferentes da semana. Desta forma:

  • Mistérios Gozosos: rezamos às segundas, quintas, domingos do Advento e da Epifânia à Quaresma.
  • Mistérios Dolorosos: rezamos às terças, sextas e nos domingos da Quaresma.
  • Mistérios Gloriosos rezamos às quartas, sábados e domigos da Páscoa até o Advento.

Os fatos ou mistérios permitem a meditação de cada verdade, permitindo que alcancemos um melhor entendimento da nossa fé: a Encarnação do Verbo, a Redenção da humanidade e a nossa vida cristã - presente e futura.

Não é necessário rezar o rosário ou o terço de joelhos. Também não existe um horário ou local específicos para rezá-lo: algumas famílias rezam após o jantar ou durante uma viagem. Inicia-se com as orações introdutórias, passa-se para a meditação dos mistérios e termina com com as orações finais e oferecimento.

A figura abaixo ajudará o caro irmão internauta a manusear o rosário, instrumento que muito facilita no momento da oração e que pode ser adquirido em qualquer livraria ou loja de produtos católicos:

Rezar o rosário, meditando seus mistérios, é viver intimamente o que há de mais significativo na Palavra de Deus, uma vez que vivemos, nas dezenas de cada mistério, a vida íntima de Cristo. Em cada Ave Maria, refletimos sobre cada dogma mariano: sua imaculada concepção, sua perpétua virgindade, sua maternidade divina, sua assunção corpórea ao céu e sua intercessão universal. No Glória ao Pai, vivemos o dogma da Santíssima Trindade. No Pai Nosso, a adoração máxima que somente o nosso Deus merece...

Percebemos, assim, que mais do que uma simples e longa oração, o rosário encerra um sentido muito mais profundo para o cristão: é a essência do Novo Testamento, o cumprimento das profecias do Antigo Testamento! Refletido com muita atenção, proporciona excelentes frutos espirituais.

Retornar