»» Apologética

MEDIAÇÃO x INTERCESSÃO
Resposta: Alexandre C. Dias Jr.

Meu caro amigo, você é muito abençoado e Deus tem um plano especial para sua vida.

Sei que você acredita na Bíblia e a Bíblia diz em 1ª Tm 2:5 que há um só Deus e UM só mediador entre os homens e Deus: JESUS CRISTO.

    Realmente está escrito que há apenas um Mediador entre os homens e Deus...

    Mas, caro Marco, primeiramente devemos ressaltar algumas diferenças entre os termos usados:

    • Mediador: Aquele que media duas partes. Um exemplo prático é uma criança que quer pedir ao pai um brinquedo, mas não tem coragem de pedir diretamente. Então, ele pede à mãe e esta faz o pedido ao pai. Esquematicamente:

      Filho => Mãe => Pai

    • Intercessor: Aquele que intercede, ajuda. Adotando e adaptando o exemplo acima, o filho quer um brinquedo e pede diretamente ao pai. Para tentar convencer o pai, ele pede a intercessão (ajuda) da mãe. Assim:

      Filho + Mãe => Pai

    Se você verificar o ensino oficial da Igreja Católica, verá que não há nenhum mediador entre os homens e Deus (além de Jesus), e sim entre os homens e Jesus. É uma grande diferença. Como você conheceu Jesus? Ele se apresentou diretamente a você ou alguém o mostrou? Com certeza alguém O apresentou a você. Esse alguém é (ou foi) um mediador entre você e Jesus. Portanto, o fato de existirem mediadores entre nós e Jesus é totalmente diferente de haverem mediadores diretamente entre nós e Deus.

Meu querido, idolatria é pecado e te provo na Bíblia. Veja alguns exemplos: 1Cor 10:14; Sl 115.

    Aqui se faz necessário outro esclarecimento a respeito do que significa idolatria.

    A idolatria não é definida pelo objeto (imagem bidimensional ou tridimensional) e sim pelo próprio coração humano. Você me acusar de idólatra é dizer que eu sinto algo que não sinto. É semelhante a dizer que tal pessoa gosta de jiló, sendo que ela não gosta. Por quê? Ídolo é tudo aquilo que toma o lugar de Deus e não somente pessoas. Um ídolo pode ser o dinheiro, mulheres, drogas etc., pois isso toma o lugar de Deus.

    As imagens católicas nada mais são do que uma lembrança daqueles que se martirizaram pela Palavra de Deus e merecem todo o respeito, pois Deus manifestou Sua Obra nessas pessoas; você glorificar a Deus diretamente ou indiretamente, respeitando profundamente as obras que Deus fez nessas pessoas. Um exemplo bíblico claro da diferença entre imagem e ídolo pode ser a serpente de bronze. Deus não a mandou contruir? Qual o objetivo desta imagem? Era a de curar todos aqueles que foram picados pelas serpentes. E todos a honravam, pois ela era um instrumento de Deus, e não o próprio Deus. Porém, o coração humano mudou o objetivo da imagem. Passaram a adorá-la como se ela fosse Deus, como se a serpente de bronze fosse quem estivesse fazendo os milagres. Por isso ela foi destruída: de instrumento de cura de Deus a próprio deus, cujo objetivo foi mudado unicamente pelo coração humano.

    É até um mau julgamento de um irmão achar que ele crê que um pedaço de barro ou gesso é Deus. É falso testemunho, pois não é isso que nenhum católico sente.

Então por isso, meu amado, eu te peço: pense um pouco e veja que só Jesus pode Salvar e o pré-requisito básico é que o aceitemos em nosso coração como único Senhor e Salvador e vivamos sua vida. Em Jo 14:6, Jesus nos fala que ele e só ele é o caminho, a verdade e a vida; ninguém vai ao Pai senão POR ELE.

    Concordo plenamente com isso. Aliás, você já ouviu, p.ex., algum católico dizer que Santo Expedito é Deus?
Então, meu amado, veja e reflita pois "santo" algum vai te salvar e tome muito cuidado com os "santos" pois o livro de apocalipse diz que os idólatras também ficarão fora da vida eterna. E só para você pensar melhor, veja que a mesma imagem que está na Igreja católica está também nos centros de macumba, onde eles adoram o diabo. Será que é coincidência ou plano do próprio diabo para fazer com que os católicos o adorem?

    O fato das imagens católicas se encontrarem também em terreiros de macumba não quer dizer nada, pois, por exemplo, um bandido pode roubar um carro que é usado para caridade, para assaltar um banco. Nem por isso o assalto será culpa do dono do carro ou do próprio carro. Aqui, na cidade de Santos, há um terreiro cujo nome é "Igreja Jesus Chave da Umbanda". Será que Jesus é culpado por isso?

Pense muito bem, pois a Bílbia diz que no fim dos tempos teria a besta que emerge das águas. Veja onde a imagem de "Aparecida" foi encontrada... Peça a Deus da seguinte forma: "Deus: Em nome de Jesus, fecha meus ouvidos e minha mente para qualquer coisa que não provenha de ti e me faz entender tua palavra".

    Caro irmão, que conceitos teológicos você está usando para fazer tal afirmação? Infelizmente, isso que você diz não possui nenhum fundamento teológico. Dizer por dizer, qualquer ateu diz que o AT e o NT se contradizem e até citam passagens "contraditórias"; mas ele não possui nenhum conceito teológico para compreender o que está escrito, pois "que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação" (2Pedro 1,20) e "como faz também em todas as suas epístolas, nelas falando acerca destas coisas, mas quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, como o fazem também com as outras Escrituras, para sua própria perdição" (2Pedro 3,16).

Ah! Só para não esquecer: quando passa uma mulher bonita aposto que você diz: "Nossa Senhora que...". Só para te alertar: isso é espírito de protituição, pomba-gira.

    Sinto muito, mas não é não. Já virou força de hábito e é uma expressão que pode ser usada em qualquer circunstância, seja ela boa ou ruim. Apenas para citar um exemplo - que a Divina Providência me fez ver - foi o caso do apresentador Raul Gil (quem costuma assistir a esse programa é minha mãe e não eu; mas a Divina Providência me fez ir à sala para falar algo à minha mãe no exato momento em que o apresentador disse "Nossa Senhora..."). Será que foi capeta? Será que ele acredita na intercessão de Nossa Senhora? Ou foi força do hábito?

Desde já, te amo em Cristo.

Obs.: se ao acabar de ler este e-mail você se decidir por Cristo, ore assim: "Deus me coloco na tua presença e admito que sou pecador e preciso do teu perdão. Em nome de Jesu,s eu desfaço agora todo laço que fiz com o malígno, mesmo sem saber, e não aceito mais acusação sobre minha vida. Eu quero e te aceito, JESUS, em meu coração, como meu único e suficiente Salvador. Escreve meu nome no livro da vida e faz morada em meu ser. Em nome de JESUS, me faz filho seu. Pai, abençoa-me na minha caminhada e ajuda-me a andares como tu quer. Em nome de JESUS, eu te agradeço e te louvo. Amém". E se você orar assim, sei que sentirá uma paz enorme em seu coração. Qualquer dúvida ou resposta me escreva (Marco).

    Que o amor e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo transbordem em sua vida e faça com que você analise os fatos com a razão, sem a influência da emoção.

    Cordialmente,
    Alexandre C. Dias