A g n u s D e i

PERGUNTAS E RESPOSTAS
Qual é o significado moderno dos sacramentos?

Qual é o significado moderno dos sacramentos? (Roberto)

  • Vejamos o que consta sobre essa questão no Catecismo da Igreja Católica, parágrafos 1122 à 1126:

      "1122. Cristo enviou seus Apóstolos para que 'em seu nome fosse proclamado a todas as nações o arrependimento para a remissão dos pecados' (Lc 24,47). 'Fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo' (Mt 28,19). A missão de batizar, portanto, a missão sacramental, está implícita na missão de evangelizar, pois o sacramento é * preparado pela Palavra de Deus e pela fé *, que é assentimento a esta Palavra:

      «O povo de Deus congrega-se antes de mais nada pela Palavra do Deus vivio. (...) A proclamação da Palavra é indispensável ao ministério sacramental, pois se trata dos sacramentos da fém e esta nasce e se alimenta da Palavra» (Presbyterorum Ordinis, 4).

      «1123. Os sacramentos destinam-se à santificação dos homens, à edificação do Corpo de Cristo e ainda ao culto a ser prestado a Deus. Sendo sinais, destinam-se também à instrução. Não só supõem a fé, mas por palavras e coisas também a alimentam, a fortalecem e a exprimem. Por esta razão são chamados 'sacramentos da fé'» (Sacrosanctum Concilium, 59).

      1124. A fé da Igreja é anterior à fé do fiel, que é convidado a aderir a ela. Quando a Igreja celebra os sacramentos, confessa a fé recebida dos apóstolos. Daí o adágio antigo: 'Lex orandi, lex credendi' ('a lei da oração é a lei da fé') (ou então: 'legem credendi lex statuat supplicandi', segundo Próspero de Aquitânia [séc. V]) A lei da oração é a lei da fé, ou seja: a Igreja traduz na sua profissão de fé aquilo que expressa na sua oração. A liturgia é um elemento constitutivo da santa e viva Tradição.

      1125. É por isso que nenhum rito sacramental pode ser modificado ou manipulado ao arbítrio do ministro ou da comunidade. Nem mesma a suprema autoridade da Igreja pode alterar a Liturgia ao seu arbítrio, mas somente na obediência da fé e no religioso respeito do Mistério da Liturgia.

      1126. De resto, visto que os sacramentos exprimem e desenvolvem a comunhão de fé na Igreja, a 'lex orandi' é um dos critérios essenciais do diálogo que busca restaurar a unidade dos cristãos."

    Como percebemos, o sentido moderno dos 7 Sacramentos (Batismo, Confirmação, Eucaristia, Penitência, Unção dos Enfermos, Ordem e Matrimônio) é o mesmíssimo sentido que tiveram nos últimos 20 séculos (ou seja: nada mudou!). Assim:

      "Os sacramentos são sinais eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, através dos quais nos é dispensada a vida divina. Os ritos visíveis sob os quais os sacramentos são celebrados significam e realizam as graças próprias de cada sacramento. Produzem fruto naqueles que os recebem com as disposições exigidas" (Catec.Igr.Cat., 1132).