A g n u s D e i

PERGUNTAS E RESPOSTAS
O católico romano deve obedecer as orientações da Igreja Católica Ortodoxa?

  • Um católico me encaminhou uma pergunta (em azul) baseada no "conhecimento" de seus amigos protestantes: estaria o católico romano obrigado a aceitar as determinações baixadas pela Igreja Católica Ortodoxa? Eis a minha resposta (em preto):

    Carlos,

    Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho. Incrível como você consegue descrever exatamente a ação de nossos irmãos protestantes.

    • Caro Henrique,

      Obrigado por sua visita e pelas cordiais palavras. O que falo, digo por experiência própria, pois também já fui protestante.

    Trabalho em uma empresa, e sou sozinho meio a três protestantes. Realmente... perguntam e não me deixam terminar as respostas; quando vêem que estou colocando uma resposta com fundamento já fazem outra e outra pergunta, e nunca me ouvem. Pra falar a verdade, foi isso que me levou a procurar saber mais sobre essa linda Igreja. Graças a Deus encontrei este site, que me esclareceu e muito.

    • Faço idéia do sufoco. Perguntam sobre tudo e não ouvem sobre nada... Isso é fato típico, não se deixe impressionar por isso...
    Mas a bronca deles comigo, é que há uma outra pessoa que era católica mas também não está contente no protestantismo, e, quando convido-o para voltar a sua verdadeira religião, argumentando com as doutrinas católicas, me sinto um saco de pancadas...não me deixam falar mesmo!!

    Outro dia me levaram um doucumento que teria sido emitido pela "Igreja Católica Ortodoxa" e queriam que eu aceitasse de todas as formas que esta igreja faz parte da minha (Igreja Católica ApostólicaRomana). Assim, seria neste ponto que gostaria de seu esclarecimento, quando puder é claro.

    • A Igreja Ortodoxa está separada de Roma oficialmente desde 1054 dC. Assim como nenhum cristão ortodoxo está obrigado a seguir os documentos emitidos por Roma, o mesmo se diz dos documentos emitidos pela Igreja Ortodoxa. Porém é interessante observar que a nossa Igreja Católica está * geograficamente * dividida em Igreja Ocidental (à qual pertencemos) e Igreja Oriental (igrejas com ritos especiais, mas unidas a Roma); as Igrejas Ortodoxas, embora guardem muita semelhança com a Igreja Católica (aceitam os 7 sacramentos, os livros deuterocanônicos da Bíblia, o sacrifício da missa etc.), não aceitam a autoridade do papa sobre toda a Igreja, isto é, não estão unidas à Igreja de Roma; portanto, são cristãos cismáticos e, por isso, não são católicos no sentido * pleno * da palavra, ainda que apliquem tal título a elas próprias ou apresentem muitas doutrinas iguais ao Catolicismo.

      Resumindo: se seus amigos protestantes afirmarem que você está obrigado a aceitar tal documento, pelo simples fato de ter sido baixado pela "Igreja Católica Ortodoxa", pode ter a certeza de que eles não sabem o que estão falando (como, aliás, acontece quando se referem às outras doutrinas da Igreja que querem contestar...). Pergunto: como você estaria obrigado a reconhecer os documentos deles se a recíproca não é verdadeira??? Além do mais, Cristo fundou uma só Igreja, de maneira que não é possível se guiar por dois Magistérios distintos. Afirmar tal coisa seria o mesmo que obrigar um batista a batizar seu filho recém nascido pelo simples fato da Igreja luterana batizar crianças (afinal, estas duas igrejas não afirmam ser "evangélicas"? Então porque se deixam guiar por doutrinas distintas e antagônicas? Veja que eu falo de doutrina e não de disciplina!). E por aí vai...

    No mais adorei seu trabalho, muito bom e muito corajoso. Que Deus esteje sempre contigo e sua família... Abraços. (Henrique)
    • Agradeço mais uma vez suas palavras e peço que a bênção do Senhor Deus todo-poderoso venha sobre você e toda a sua família, além dos seus amigos protestantes, é claro!