A g n u s D e i

PERGUNTAS E RESPOSTAS
Jesus de fato existiu? O que dizer de um certo site que afirma que Jesus nunca existiu?

  • Uma irmã católica escreve preocupada com um determinado site que apresenta "provas" de que Jesus nunca existiu. Suas palavras estão registradas em azul; a minha resposta segue em preto:

    Carlos, a paz de Jesus!

    Como fiquei feliz em encontrar sua página! Há muito tempo eu busco na INTERNET um site assim, claro, objetivo, que mostre que nós, cristãos e católicos, somos conscientes de nossa escolha!

    • Prezada Lílian,

      Pax Domini!

      Fico muito feliz em saber que o Site do Agnus Dei está sendo de utilidade para você... Só tenho que agradecê-la por isso...

    Há poucos instantes escrevi um e-mail para o MUNDO CATÓLICO reclamando uma seção dedicada aos ateus e àqueles que não crêem no Cristo. Eu dizia que eles fazem uma interpretação absurda, arcaica e ingênua da Bíblia, e isso, em muito, é culpa de alguns cristãos que, como você bem disse em seu site, não conhecem a fé que professam e saem por aí dizendo 'bobagens', fazendo nossa fé cair no descrédito. Precisamos agir com racionalidade num mundo racional; isso de modo algum diminui a nossa fé.

    • Concordo plenamente...

    Estou escrevendo este e-mail porque já percebi que temos as mesmas inquietações.

    Estes dias eu entrei numa página de conteúdo ateu que me deixou muito transtornada. Não pelo o que falam da Bíblia, porque, como eu disse, é uma interpretação muito mal feita, mas sim porque eles enumeram centenas de 'provas históricas' de que JESUS CRISTO NUNCA EXISTIU!!! E parecem, realmente, tão sólidas, que chegaram a me assustar. Se fosse possível, gostaria que você visitasse este endereço e me ajudasse a contestar essas provas, uma a uma, com argumentos CONCRETOS como os que eles utilizam. [...]

    • Acessei a tal página para ver o que ele oferecia como "provas". Não vi absolutamente nada... Ele recorre a teorias de terceiros. E desde quando teoria é prova? Há pouco tempo atrás, um teste de carbono-14 disse que o Santo Sudário era do séc. XII; atualmente, a esmagadora maioria dos cientistas está convencida de que houve erro na análise do teste, provavelmente para "desvalorizar a relíquia para que fosse adquirida por um certo museu muito famoso da Europa" e, algum tempo depois, se anunciaria a grande descoberta: era o verdadeiro lençol de Cristo... Ah, então é o verdadeiro sudário de Jesus? Não sei, mas até agora a ciência não conseguiu * provar * o contrário...

      O mesmo se dá com os artigos desse site: fala-se de exames grafotécnicos em determinados manuscritos antigos que "teriam sido adulterados". Quais são os manuscritos? Cadê o relatório que comprova a adulteração? Quem fez o relatório? Sob quais condições e usando quais técnicas? O que dizem outros especialistas renomados na área? Ora, sem isso, não há ciência, mas pura teoria que estará sempre sujeita a comprovação. Ele está acusando? Portanto o ônus da prova é dele... E cadê as provas????

      Na realidade, o que vi foi uma pessoa que desconhece o amor de Deus. Tal pessoa, porém, dentro da nossa moderna sociedade, tem o direito de livre manifestação do pensamento. Para nós, cristãos, resta uma regra básica: "Ponde tudo à prova e retende o que é bom" (1Tes 5,21). Oremos, assim, para que esta pobre criatura seja tocada pelo amor de Deus e possa vir a conhecê-Lo ou, então, que pelo menos PROVE sua posição com argumentos sólidos e indiscutíveis...

    Outra coisa que você irá perceber e que realmente tem fundamento, é a raiva e a desconfiança que eles nutrem pela Igreja Católica, em função de seu passado. Sabe, já está na hora de assumirmos tudo isso de frente. É preciso falar abertamente que a Igreja, durante um período, não representou o Jesus Cristo manso e humilde que proclamava, no mundo. E eu, inclusive, gostaria de saber o porquê disso. Você poderia me ajudar?

    • Sabemos que a Igreja é santa e pecadora: santa porque foi planejada e fundada por Deus e pecadora porque é composta por homens. É certo, porém, que muitos homens da Igreja foram indignos de suas atribuições, inclusive alguns papas. Ainda assim, a santidade da Igreja permanece, pois é instituição santa, divinamente fundada e especialmente protegida (cf. Mt 16,18; Mt 28,20).

      Dizer que a Igreja deixou de ser santa é afirmar que Jesus não cumpriu sua promessa, o que seria um absurdo. Eis a prova do que estou falando: se tantos homens indignos chegaram ao topo da Igreja por que ela, mesmo assim, continua pregando hoje a mesma coisa que pregava há 2000 anos (basta ler os documentos patrísticos)? Qualquer outra instituição humana, com tal poder, teria sucumbido... Mas a Igreja Católica está aí, firme e forte, guardando o depósito da fé. Vemos, então, que Cristo falou sério quando disse que "as portas do Inferno não triunfarão sobre ela" (Mt 16,18) e permanece vigiando-a, como Bom Pastor que é, preservando-a do erro em assuntos de fé e moral.

    Ainda não tive tempo de ler todo o seu site, mas, havendo alguma crítica ou sugestão, não vou pensar duas vezes antes de mandá-la, pois esse instrumento da graça de Deus na INTERNET merece ser sempre o reflexo da verdade!
    • Por favor faça isso. Toda a sugestão é bem-vinda para que possa levar a evangelização com maior eficiência.

    Um grande abraço a você e sua família. (Lilian).

      Que a bênção do Senhor Deus todo-poderoso venha sobre você e toda a sua família!


    Veja também a resposta da pergunta: Por que os apócrifos não podem ser considerados inspirados por Deus? Jesus realmente existiu? para outros detalhes sobre a historicidade de Jesus.