A g n u s D e i

PERGUNTAS E RESPOSTAS
O Papa é a Besta do Apocalipse?

  • Um protestante me enviou um e-mail anônimo querendo "provar" que o Papa era a Besta do Apocalipse. Os argumentos apresentados são dignos de dó...

    Uma observação, porém, se faz necessária: devido ao grande número de erros de ortografia que cometidos (dignos de fazer "virar" Camões na sepultura), e para facilitar a compreensão dos visitantes do site do Agnus Dei, resolvi seguir esta convenção: o texto original do e-mail (contendo, inclusive, os erros ortográficos) vai publicado em azul; a "tradução" para a língua portuguesa oficial, vai em vermelho; e a minha resposta segue em preto.

    Papa joão Paulo a Besta! quemsouberf@çaaconta Porque ÉÉ (E-Mail: lethalmachine@usa.net)

      Caro amigo,

      Primeiramente gostaria de dizer que sinto muito por você não querer se identificar. Encaminhar um e-mail anônimo é sinal de prepotência, pois você quer se fazer ouvido mas não oferece a reciprocidade, ou seja, não tem o mesmo interesse de ouvir, como se vivesse isolado num mundo onde o que vale é apenas aquilo que você julga como verdadeiro... Mesmo assim, esforço-me para que a minha resposta chegue até você, encaminhando-a para o endereço que você forneceu (e que parece-me falso) e, ao mesmo tempo, publicando-a na página do Agnus Dei.

      Ao ler seu e-mail, não sei se devo rir ou chorar... Rir do grande número de inconsistências que ele possui, fruto de uma mentalidade extremamente fértil, seguidora da heresia da "livre interpretação da Bíblia"; ou chorar, por constatar a existência de uma pessoa que se diz cristã e demonstra extrema falta de discernimento e amor para com seus semelhantes... Além disso, você se julga conhecedor de muita coisa, mas o conteúdo do seu e-mail prova justamente o contrário pela enormidade de erros de português, matemática, latim, etc. etc. Não é à toa que conseguiu produzir (?) uma "obra" que se afoga em falsos argumentos doutrinários e históricos... Mas, como não pode deixar de ser, vamos analisar calmamente os seus escritos...

      Vamos então à nossa resposta aos seus argumentos:

    Papa joão Paulo a Besta! quemsouberf@çaaconta. Porque ÉÉ. Pois o seu numero eh numero de um homem... E o seu numero eh... <<<<< 666 (ceissentos e cessenta e ceis)>>>>> VICARVIS FILI DEI. Façam a conta... Tranfira cada palavra para numeros romanos e some todos os numeros... Lembrensse o apostolo Paulo disse que "p/ quem tiver inteligencia faça conta pois numero da besta eh o numero de um homem, e o seu numero eh: ceicentos e cessenta ceis(666)

    » [O] Papa João [II é] a Besta [predita no Apocalipse]! Quem souber, faça a conta porque é. "Pois o seu número é número de um homem... E o seu número é 666 (seiscentos e sessenta e seis)". [O título do papa] VICARVIS FILI DEI [perfaz 666]. Façam a conta... Transfira cada palavra para números romanos e some todos os números... Lembrem-se [que] o apóstolo Paulo disse que "quem tiver inteligência faça a conta, pois [o] número da besta é o número de um homem e o seu número é: seiscentos e sessenta e seis (666)".

      Nesta primeira parte você consegue cometer, pelo menos, quatro erros:

      1. O primeiro, e que mais chama à atenção, é quanto à sua ortografia. Ela é - desculpe-me a franqueza - horrível. Não que eu seja o "supra-sumo" da língua portuguesa... Não, realmente não sou! Cometo meus erros e dou minhas deslizadas... Mas pelo amor de Deus! A sua forma de escrever é simplesmente vergonhosa! Você necessita, antes de mais nada, fazer um curso intensivo de português...

      2. O segundo tem a ver com o primeiro: sua noção de latim é nula. Você não conhece o português e quer se referir ao latim... É risível... "Vicaruis Fili Dei" não significa "Vigário Filho de Deus", como você atesta mais abaixo. E não pode significar isso porque está escrito de forma errada! E esse seu desconhecimento da língua latina vai ficar configurado no terceiro erro, que analiso a seguir. Na verdade, acredito que você leu isso em alguma fonte protestante (provavelmente de cunho Adventista) e não soube reproduzir direito o que leu...

      3. O terceiro erro, de cunho meramente matemático, desarticula completamente sua "grande sabedoria" por dois motivos:

        1. Porque os latinos não dão valor às palavras, mas sim a certas letras do seu alfabeto, a saber: I = 1; V = 5; X = 10; L = 50; C = 100; D = 500 e M = 1000.

        2. Por estar errada a forma de escrever a expressão latina, logo também está errada a sua afirmativa. De fato, se convertermos para números as letras da expressão latina que você forneceu, ela não perfará 666, mas sim 665, pois V(5)I(1)C(100)ARV(5)I(1)S FI(1)L(50)I(1) D(500)EI(1)=665.

      4. O quarto erro - simplesmente imperdoável - é de ordem bíblica: a citação da Escritura que você afirma ser de Paulo é, na verdade, de João (cf. Ap 1,1.4.9), pois se encontra no livro do Apocalipse, mais precisamente no cap. 13, vers. 18. Se você não conhece nem a Bíblia, o que dizer então da sua [livre] interpretação da Bíblia? Pode ser confiável?? É o que analisarei a seguir...

    Este eh o numero da "BESTA" e aquele adorar a besta ou a sua imageim serah conssumido no mar de fogo e enchofre e alih haverah pranto e ranger de dente!!!" A frase "VICARVES FILI DEI"... Comoo muitos de vcs jah devem saber significa "VIGARIO FILHO DE DEUS"... Ela se encontra na túnica do "PAPA"

    » Este [666] é o número da "BESTA" e aquele que adorar a besta ou a sua imagem será consumido no mar de fogo e enxofre e ali haverá pranto e ranger de dentes!!! A frase "VICARUES FILI DEI", como muitos de vocês já devem saber, significa "VIGÁRIO FILHO DE DEUS". Ela se encontra na túnica do "PAPA".

      Outro tiro na água. Se a frase "Viraruis Fili Dei" já não somava 666, mas 665, tanto pior se pode dizer da expressão "Vicarues Fili Dei", que totaliza 664, e continua escrita de forma errada, não significando, portanto, "Vigário Filho de Deus", como você quer fazer supor. Para significar aquilo que você tanto quer, é necessário, primeiro, escrever corretamente o latim e, da mesma forma, deve corrigir a tradução para a língua portuguesa; em outras palavras, você deve escrever "Vicarius Filii Dei" (em latim) e "Vigário do Filho de Deus" (em português). Certamente foi essa a expressão que você leu em alguma "obra" protestante. Dessa forma sim, você poderia tentar obter um 666 forçado, pois V(5)I(1)C(100)ARI(1)V(5)S F(1)L(50)I(1)I(1) D(500)EI(1)=666... Mesmo assim, você enfrentará dois grandes problemas que, novamente, desacreditarão "sua" tese:

      1. O primeiro problema é de natureza histórica: nenhum papa jamais usou o título de Vigário do Filho de Deus. Os títulos que os papas usam são os seguintes:

        • Bispo de Roma
        • Primaz da Itália
        • Patriarca do Ocidente
        • Vigário de Jesus Cristo
        • Servo dos Servos de Deus
        • Sumo-Pontífice da Igreja Universal
        • Sucessor do Príncipe dos Apóstolos
        • Soberano do Estado da Cidade do Vaticano
        • Arcebispo e Metropolita da Província Romana

        Porém, nenhum deles, nem mesmo quando convertidos para o latim, totalizam o número 666 que você tanto quer atribuir ao Papa.

        Outra inverdade histórica é dizer que o título "Vicarius Filii Dei" - ou qualquer outro que você atribui na sua "versão pseudo-latina" - figura na túnica do Papa. O Papa é uma das pessoas (pra não dizer que "é a") mais fotografadas do mundo; se sua afirmação fosse razoável, no mínimo você ou qualquer outro protestante poderia provar isso com uma foto em que tal expressão apareceria em um de seus paramentos. Existem milhares de fotos do papa, usando centenas de paramentos diferentes, nenhum deles, porém, portando tal expressão. Essa é a mentira mais deslavada de todas...

      2. O segundo problema é de ordem - novamente - matemática... mesmo que o papa usasse o título de "Vicarius Filii Dei", ainda assim não seria possível demonstrar que a soma das letras em algarismos romanos totalizaria 666, em virtude das combinações possibilitadas pelos encontros entre as letras que possuem algum valor numérico. Em outras palavras: VI(6)C(100)ARIV(4)S FI(1)L(50)II(2) D(500)EI(1)=664 e não 666!!!

      Na verdade, vemos que o título "Vigário do Filho de Deus" nada mais é do que uma invenção protestante, de conceito extremamente radical, tratando-se, na verdade, de simples corruptela de um dos verdadeiros títulos do Papa: Vigário de Jesus Cristo. Isso visa simplesmente enganar os incautos, corrompendo a verdade - e parece-me que você foi apenas mais um dos enganados!

    E se as Sagradas Escritúris da Bíblia dizem q devemos fazer a conta e q o número da besta eh o número de umhomem que eh o número 666 ... e se o numero do resultado dfesta conta eh 666... Entaum podemos deduzir q a "BESTA" Eh nada mais menos que??????!!!!!!! "SUA SANTIDADE O PAPA!" E atenSSaum, naum estou falando istu de brincadeira.... Porq o Senhor disse : "Ai daquele q cnhecer a verdade e naum prega-la!" E eh o que estou fazendo pregandu a "BENDITA VERDADE DO SEHOR".

    » E, se as Sagradas Escrituras da Bíblia (sic) dizem que devemos fazer a conta e que o número da besta é o número de um homem [e] que é o número 666; e se o número do resultado desta conta é 666... então podemos deduzir que a "besta" é, nada mais [nada] menos que "Sua Santidade o Papa"! E atenção! Não estou falando isto de brincadeira, porque o Senhor disse: "Ai daquele que conhecer a verdade e não pregá-la". E é o que estou fazendo, pregando a "bendita verdade do Senhor".

      De fato, o Ap 13,18 diz que o número da besta é 666 e que é o número de um homem. Mas, para descobrirmos quem é esse homem, devemos ter em mente várias coisas, em especial a mentalidade do autor do Apocalipse.

      Já disse que o Apocalipse foi escrito por João. Outros dados que devemos considerar é a língua e a data em que foi escrito, bem como o contexto histórico da época. Isso faz parte da verdadeira exegese; devemos fazer um estudo sério...

      O Apocalipse foi escrito no final do séc. I (~95 dC), em grego e tinha como destinatário as comunidades cristãs da Ásia Menor (Ap 1,4; 2,1-3,22); nessa época, a Ásia Menor estava sob o domínio do Império Romano e o Cristianismo era duramente perseguido pelo imperador Domiciano (81-96 dC). Para piorar a situação, o imperador se considerava um deus e exigia que todos os seus súditos o adorassem, ato completamente impensável para o cristão. João, assim, escreve o Apocalipse - divinamente inspirado - e proclama que, no final, o Cristianismo sairá vencedor. Querendo dizer quem era a Besta - sem declará-lo expressamente, para não se complicar ainda mais (afinal estava desterrado na ilha de Patmos por causa da Palavra de Deus - cf. Ap. 1,9) - João fez uso da gematria, que consistia em atribuir um número formado pela soma das letras de certo alfabeto para expressar uma verdade conhecida pelos interlocutores.

      Note-se que, naquela época, os povos antigos não usavam o sistema arábico (que adotamos hoje) para expressar os números, mas sim as próprias letras do alfabeto. Os romanos, como já disse, usavam apenas 7 letras (na verdade 6, pois a letra M, que designava 1000, na verdade era a combinação das letras CI, que, manualmente, na sua escrita, se aparentavam a um M). Também os judeus e os gregos atribuíam números às letras de seus respectivos alfabetos, mas de forma muito mais ampla que os romanos, já que toda letra (grega ou hebraica) possuía um certo valor agregado.

      Na prática:

      • Alfabeto Grego:

          Alfa = 1; Beta = 2; Gama = 3; Delta = 4; Epsilon = 5; Stigma = 6 (antiga letra grega que depois de certo tempo deixou de ser usada); Zeta = 7; Eta = 8; Teta = 9; Iota = 10; Kapa = 20; Lamba = 30; Mu = 40; Nu = 50; Xi = 60; Omicron = 70; Pi = 80; Ro = 100; Sigma = 200; Tau = 300; Upsilon = 400; Phi = 500; Chi = 600; Psi = 700 e Omega = 800.

      • Alfabeto Hebraico:

          Alef = 1; Bet = 2; Guimel = 3; Dalet = 4; He = 5; Vau = 6; Zayin = 7; Chet = 8; Tet = 9; Yod = 10; Kaf = 20; Lamed = 30; Mem = 40; Num = 50; Sameq = 60; Ayin = 70; Pe = 80; Tsadi = 90; Kof = 100; Resh = 200; Shin = 300; Tau = 400.

      Explicado o contexto histórico, vamos nos ater, agora, ao autor. João é de origem hebraica e escreveu o Apocalipse em grego. As comunidades para as quais foi dirigido o Apocalipse (cf. Ap 1,4;2,1-3,22) situam-se, todas, na Ásia Menor. Embora a Ásia Menor estivesse sob domínio romano, a língua falada em toda aquela região era, também, o grego (na verdade, o latim estava praticamente restrito à capital do Império, isto é, Roma; e ainda assim, o grego também era muito usado por lá). Vemos, assim, que não teria o mínimo sentido de se usar a língua latina pois os destinatários imediatos do Apocalipse jamais compreenderiam a mensagem do apóstolo e, além disso, tornaria muito mais perigoso para todos caso o escrito atingisse a capital romana e fosse facilmente compreendido pelas autoridades do Império (contra quem era dirigido, como veremos mais adiante).

      A solução para o problema, portanto, está em considerarmos a mentalidade do autor e o entendimento das comunidades destinatárias, sem se desviar, entretanto, do contexto histórico; desta forma, devemos considerar somente as línguas grega e/ou hebraica.

      Assim, se fizermos a gematria da expressão grega "NVRN RSQ" (favor leia da direita para a esquerda) que, traduzida para o português significa "César Nero", usando porém - e isto é importante - o alfabeto hebraico, totalizaremos 666, pois:

      N(50)V(6)R(200)N(50) R(200)S(60)Q(100)=666

      Ora, o grego era de conhecimento do apóstolo e das comunidades destinatárias e justifica a forma da expressão; os caracteres hebraicos usados, de pleno conhecimento de João, em virtude de sua origem judaica, certamente poderia ser compreendido pelos cristãos, já que vários deles provinham do judaísmo (como nos prova os livros dos Atos dos Apóstolos e as epístolas de Paulo em diversas passagens) e também conheciam os valores das letras hebraicas. Se acaso o livro caísse nas mãos das autoridades romanas - que tinham conhecimento do latim e do grego, mas não do pensamento judaico de João - não exporia em risco seus leitores, pois a atenção seria certamente desviada. E, mesmo que descobrissem o real significado do número 666, ainda assim estaria o apóstolo se referindo a um imperador já falecido e, portanto, sem muito significado para as autoridades governantes, mas, mesmo assim, manteria grande significância para os cristãos, já que Nero foi o primeiro grande perseguidor dos cristãos e, agora (naquela ocasião, pelos anos 90), Domiciano voltava a perseguir os cristãos com mais força e crueldade... paródia de Nero ressuscitado.

      Mas ainda tem mais: se quisermos, na expressão grega, empregar a forma latina do nome de Nero, basta-nos retirar a letra Num final e escrever a expressão: VRN RSQ (favor leia da direita para a esquerda). Neste caso, deduz-se 50 de 666 e totalizamos 616. Ora, e não é que existem alguns manuscritos antigos do Apocalipse que trazem o número 616 ao invés do 666? Isso simplesmente contribui - teologica e historicamente - para a interpretação de que a Besta do Apocalipse nada mais era do que o próprio Imperador Romano, perseguidor dos cristãos! Imagina a situação do apóstolo e das comunidades destinatárias se ele tivesse denunciado explicitamente o Imperador perseguidor ou empregado simplesmente o alfabeto latino ou grego para tal propósito... Estariam, de fato, todos "encrencados"!

      O Ap 17,10-11 reafirma, mais uma vez, a nossa interpretação do número 666. Este versículo diz, 'in verbis': "São também sete reis, dos quais cinco já caíram, um existe e o outro ainda não veio, mas quando vier deverá permanecer por pouco tempo. A Besta que existia e não existe mais é ela própria o oitavo e também um dos sete, mas caminha para a perdição". Ora, referindo-se ao Império Romano, logo percebemos que os reis de que trata a citação são os imperadores romanos. Deve-se considerar cronologicamente os imperadores a partir da vinda de Cristo, Verdade Plena, até a época da redação do livro do Apocalipse: 5 já caíram - Augusto (31aC-14dC), Tibério (14-37dC), Calígula (37-41dC), Cláudio (41-54dC) e Nero (54-68dC); 1 existe - Vespasiano (69-79dC); e 1 que durará pouco - Tito (79-81dC: durou apenas 2 anos!); a besta é o oitavo - Domiciano (81-96dC) - e, ao mesmo tempo, um dos sete anteriores, ou seja, Nero, pois NVRN RSQ = 666!

      Portanto, agora que você já conhece a verdade, não tem mais motivos para espalhar o erro e a mentira, uma vez que suas afirmativas são completamente infundadas, seja na matemática, como na argumentação bíblica. Jesus disse: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (Jo 8,32). Você mesmo diz: "Ai daquele que conhecer a verdade e não pregá-la". Até o momento em que você não havia recebido a resposta deste seu e-mail, presumo que ainda não conhecia a verdade... Mas agora é diferente e sua alma corre sério risco caso continue a viver no erro... Para ser sincero, o que você pregou até agora foi "a maldita mentira de Satanás", porque somente a este ser mentiroso interessa a divisão da única Igreja do Senhor. Leia o meu artigo "É lícito dividir a Igreja Cristã?" para maiores detalhes...

    E se mesmo assim vcs ainda creem q o Papa eh um homem de Deus estudem no livro de Apocalipse se naum me engano no capítulo 7 queim eram os 144 mil. E vejam tambeim aprofessia q fala sobre a besta eprofessia q fala sobre a besta e o povo de Deus... Diz aSSim : E o dragão irou-se contra a mulher e foi fazer guerra ao seu remanessente os quais guardavam os mandamentos de Deus e tinham a fé de Jesus!(se naum me engano Ap.7:12naum garanto que seja este versso mas tem lah!) Bom p/ quem naum sabe, "DRAGÃO" em profecia significa: "BESTA" Mulher significa:"IGREJA DE DEUS" Ah propósito,quando em uma profecia estivber escrito prostituta isto significa q estarah se referindo eh uma igreja caída!

    » E se mesmo assim vocês ainda crêem que o Papa é um homem de Deus, estudem o livro do Apocalipse - se não me engano, no cap. 7 - quem eram os 144 mil [eleitos]. E vejam também a profecia que fala sobre a besta e o povo de Deus. Diz assim: "E o dragão irou-se contra a mulher e foi fazer guerra ao seu remanescente, os quais guardavam os mandamentos de Deus e tinham a fé de Jesus" (se não me engano, Ap 7:21; não garanto que seja este versículo, mas tem lá!). Bom, para quem não sabe, "dragão" em profecia significa "besta". "Mulher" significa "Igreja de Deus". A propósito, quando em uma profecia estiver escrito "prostituta" estará se referindo à uma "igreja caída".

      O papa é o legítimo sucessor de Pedro e isso a História o prova. Não teria sentido Pedro "receber as chaves do Reino" (é o único apóstolo que as recebeu - cf. Mt 16,19) e, depois, quando atingido o final de sua vida, estas "chaves" fossem perdidas para sempre. Sobre este assunto, leia o meu artigo "É possível ligar João Paulo II a São Pedro?".

      Você se diz "estudioso" do Apocalipse, mas agora há pouco atribuiu esse livro à pena de Paulo e não à de João, que foi, como sabemos, o seu real autor (cf. Ap 1,2). Além disso, realmente você errou ao dizer que a passagem da mulher e do dragão encontra-se em Ap 7,21; na verdade ela se encontra no cap. 12. Demonstrando tal desconhecimento, como ainda quer fazer valer seus pontos de vista "teológicos"? E, para piorar ainda mais, sua interpretação é estritamente particular, notadamente protestante e essencialmente discordante com a História e com a interpretação dada pela Igreja desde os primórdios do Cristianismo, muito antes da eclosão da famigerada Reforma Protestante. Quanto ao episódio das bestas (na verdade são duas!), ele se encontra no cap. 13; e a grande prostituta, nos capítulos 17 e 18.

      Analisemos, pois, esses capítulos e vejamos quem representam seus principais personagens:

      • O dragão (cap. 12): é o próprio Satanás, o diabo, como deixa bem claro Ap 12,9 e Ap 20,2, identificado com a serpente que enganou Eva. É o inimigo de Deus e de seu Povo Eleito.

      • A mulher (cap. 12): de fato, é a Igreja, que reúne o Povo de Deus da nova aliança. Como Satanás (o dragão) não conseguiu vencer Jesus (cf. vers. 5), nem destruir a Igreja (cf. vers. 16; v.tb. Mt 16,18) então persegue os filhos da Igreja (os descendentes da mulher, cf. vers. 17).

      • As duas bestas (cap.13):
        1. a primeira besta, que sobe do mar (cf. vers. 1), é o próprio imperador de Roma, Domiciano (como já tínhamos visto anteriormente); o mar é o mar Mediterrâneo, onde se localizava Roma, a capital do Império. Sua autoridade vem de Satanás (cf. vers. 2b) e as palavras insolentes e blasfêmias que profere (cf. vers. 5) diz respeito ao culto de adoração ao imperador (inclusive ao imperador vivo!) imposto por Domiciano a todos os povos do Império;
        2. a segunda besta, que sai da terra (cf. vers. 11), classificada como "falso profeta" (cf. Ap 16, 13; 19,20; 20,10), é a ideologia do culto imperial favorecido pelas religiões pagãs. E quem recusasse a prestar culto ao imperador, era considerado inimigo; seria perseguido e morto (a propósito, leia com atenção a carta de Plínio, governador da Bitínia, ao imperador Trajano, em nossa área de Patrística, para entender o que estou falando.

      • Os 144 mil eleitos (cap. 14): é o povo cristão, que não aderiu ao culto imperial, permanecendo fiel a Cristo. 144.000 = 12 x 12 x 1000. O número 12, como sabemos, é tido como símbolo da perfeição e é citado 187 vezes na Bíblia. O número mil representa a glória de Deus.

      • A prostituta (caps. 16-17): trata-se da Roma pagã e idólatra (cf. vers. 9). Os reis das terras que se prostituíram com ela (cf. vers. 2) são os povos que adotaram/aceitaram o culto de adoração ao imperador (=besta).

      Se você quiser conhecer outros detalhes sobre o livro do Apocalipse, leia a amostra do livro "Encontro com a Bíblia - Novo Testamento" da ed. Lumen Christi, que se encontra na nossa área de livros.

    Como reconhecer uma Igreja Cída? Muito simples... Se o remanecente do povo de Deus guardavam os mandamentos de e tinham a fé de Jesus eh simples... um a Igeja que naum guarde os dez mandamentos que estaum em Exodo 20 (Naum os que o Papa mudou mas os que realmente foram estituídos por Deus. P/ ter serteza de a sua Bíblia naum foi alterada pela "BESTA" e pelos seus "servos apóstatas" Procure naum pegar uma Bíblia Católica!

    » Como reconhecer uma Igreja caída? [É] muito simples... Se o remanescente do povo de Deus guardava os mandamentos de [Deus] e tinha a fé de Jesus, [então] é simples... [igreja caída é] uma Igreja que não guarde os Dez Mandamentos que estão em Ex 20 (não os que o Papa mudou, mas os que realmente foram instituídos por Deus). Para ter [a] certeza de [que] a sua Bíblia não foi alterada pela "Besta" e pelos seus "servos apóstatas", procurem não pegar uma Bíblia Católica!

      O papa alterou os Dez Mandamentos?? Qual dos 265 papas da História da Igreja foi o autor da alteração? Isso é piada!! Pior que isso é só dizer que os católicos não estão obrigados aos Dez Mandamentos... Veja como você acumula desconhecimentos: erros de português, erros de latim, erros de matemática, erros de exegese, erros de citação, erros de história, erros de doutrina e, agora, erros também de eclesiologia. Como pode querer falar do cisco no olho dos outros se você possui uma trave no seu olho? (cf. Mt 7,3) Pode um cego guiar alguém ou não cairão todos no mesmo abismo? (cf. Mt 15,14). Faça-me o favor... Se os católicos não estivessem obrigados a observar o Dez Mandamentos, estes não estariam figurando no Catecismo da Igreja Católica; e também não seriam excomungados quando deixassem de observá-los - porém não é isto o que diz o Código de Direito Canônico em diversas partes.

      Para corrigir essa sua falsa noção de Catolicismo, sugiro a leitura da minha resposta "A Igreja Católica alterou os Dez Mandamentos?" dada a um pastor protestante que argumentara o mesmo que você... Além disso, também sugiro a leitura do Catecismo da Igreja Católica, em especial da parte III, totalmente dedicada ao Decálogo (existe um pequeno resumo na minha página, em http://www.geocities.com/Athens/Aegean/8990/catpart3.htm).

      Você quer, de fato, saber como se reconhece uma igreja caída? Basta que ela favoreça a divisão entre os cristãos ou não tenha interesse em restituir a antiga unidade da Igreja, como deixa bem claro o apóstolo João: "Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram para que se manifestasse que não são dos nossos." (1Jo 2,19).

      Quanto à Bíblia Católica, saiba que é a mesma que foi usada desde o período apostólico. Se alguém adulterou a Bíblia esse alguém foram os protestantes, que retiraram de suas Bíblias, no séc. XVI, sete livros e algumas partes dos livros de Ester e Daniel. Quer detalhes? Leia em "Como está definido o cânon bíblico?" e também em "Sobre o cânon bíblico".

    Bom vamos ah tradussaum da profecia: Taduzindo de sentido profético p/ literal,fica assim: E a besta se voutou contra a igreja de Deus e foi fazer guerra ao resto do de seu povo... Os quais guardavam os mandamentos de] de Deus e tinham a fé de Jesus! Lembren-se... O velhu testamento naum foi abolido... Em Mateus 5 O nosso Glorioso e Eterno Senhor "JESUS CRISTO" disse: "EIS QUE NAUM VIM DESTRUIR A LEI E OS PROFETAS, NAUM VIM PARA ABROGAR MAS SIM PARA CUMPRIR. EM VERDADE VOS DIGO QUE ATEH QEU O CEU E A TERRA PASSEM NAUM SE OMITIRÁ UM JOTA OU UM TIU DESTA LEI ATEH QUE TUDO SEJA ESTEJA CUMPRIDO, ENTAUM VIRÁ O FIM!" Eh! o 0fim realmente estah proximo! E quem naum se preparar arerah eternamente no posso de fogo e enchofre, E alih averah pranto e ranger de dente! Que a paz do senhor seja com todos vos... "AMÉM"!!!! ( No livro de Salmos diz que grande paz tem aqueles que guardaum os seus mandamentos!)

    » Bom, vamos à tradução da profecia... Traduzindo do sentido profético para o [sentido] literal, fica assim: "E a besta se voltou contra a Igreja de Deus e foi fazer guerra ao resto do seu povo, os quais guardavam os mandamentos de Deus e tinham a fé de Jesus". Lembrem-se: o Velho Testamento não foi abolido! Em Mt 5 - não me recordo o versículo! - o glorioso e eterno Senhor Jesus Cristo diz: "Eis que não vim destruir a Lei e os Profetas. Não vim para ab-rogar, mas sim para cumprir. Em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, não se omitirá um jota ou um til desta lei até que tudo seja cumprido, então virá o fim!". É! O fim realmente está próximo e quem não se preparar arderá eternamente no poço de fogo e enxofre, e ali haverá pranto e ranger de dentes! Que a paz do Senhor esteja com todos vocês. Amém! - O livro dos Salmos diz que grande paz tem aqueles que guardam os seus mandamentos.

      De fato, os imperadores romanos - aliados com Satanás - fizeram o possível e o impossível para exterminar os cristãos, promovendo terríveis perseguições, mas não conseguiram seu intento porque a força de Deus era muito superior à deles e a Igreja do Senhor é indestrutível pois está edificada sobre Pedro, a pedra (cf. Mt 16,18), a quem cabe apascentar o rebanho do Senhor (cf. Jo 21,16) e confirmar os irmãos na fé (Lc 22,32). O sangue dos mártires era como semente em terra fértil; quanto maior o número de mártires, maior era o número de novos convertidos.

      E, verdade seja dita, a Igreja Católica observa os mandamentos de Deus e observa a fé de Jesus Cristo. Porém, aquele que divide a única Igreja do Senhor, ainda que acredite piamente que é obediente a Jesus, na realidade não observa o seu mandamento "que todos sejam um" (cf. Jo 17,11.21) e traz para si a própria condenação (cf. Gl 5,20). Por isso, tome muito cuidado com o que você diz, principalmente quando você não sabe do que está falando, como foi o caso deste e-mail que você me enviou.

      A referência que você faz encontra-se em Mt 5,17-18. Porém, o Antigo Testamento deve ser visto sob a ótica do ensinamento do apóstolo Paulo: "Portanto, ninguém vos julgue por questões de comida e de bebida, ou a respeito de festas anuais ou de lua nova ou de sábados, que são apenas sombra de coisas que haveriam de vir, mas a realidade é o corpo de Cristo" (Col 2,16-17). Fazendo isto, você será fiel aos Mandamentos de Deus e obediente a Cristo Jesus.

      Que a bênção do Senhor Deus todo-poderoso venha sobre você e toda a sua família!

    Retornar