A g n u s D e i

A DOUTRINA CRISTÃ


  1. Coluna de Fogo, Coluna da Verdade

    A ingenuidade humana não consegue aceitar isto: a Igreja permanece una, santa, católica e apostólica não pelo esforço do homem, mas porque Deus preserva a Igreja que Ele estabeleceu (cf. Mt 16,18; 28,20).

    Deus guiou os israelitas durante o êxodo do Egito dando-lhes uma coluna de fogo que iluminava o caminho escuro do deserto que atravessavam (cf. Ex 13,21); hoje, Ele nos guia através da Igreja Católica.

    A Bíblia, a Sagrada Tradição e os escritos dos cristão primitivos testemunham que a Igreja prega com a mesma autoridade de Jesus. Nestes tempos de incontáveis religiões, cada uma querendo chamar de sua maneira a nossa atenção, uma voz mais forte que o barulho que fazem nos diz: "é a Igreja Católica aquela que a Bíblia chamada de 'coluna e fundamento da Verdade' (cf. 1Tm 3,15).

    Jesus afirmou aos Apóstolos e seus sucessores (o papa e os bispos): "aquele que vos escuta, a mim escuta; aquele que vos rejeita, a mim rejeita" (Lc 10,16). Jesus prometeu guia a sua Igreja com toda a exatidão (cf. Jo 16,12-13), então podemos nos assegurar que sua Igreja ensina apenas a Verdade.

  2. O Cristianismo Incompleto é Insuficiente

    Nas últimas décadas, muitos católicos deixaram sua Igreja: alguns abandonaram inteiramente a religião, outros seguiram para outras igrejas. Porém, o trafego não foi unidirecional! [...]

    Atualmente apreciamos a conversão de mais de cento e cinquenta mil pessoas por ano à fé católica nos Estados Unidos; em outros lugares, como no continente africano, aproximadamente um milhão de pessoas se convertem ao Catolicismo. Além destes, cada vez mais pessoas sem religião, católicos inativos ou superficiais e membros de outras igrejas estão "a caminho de Roma".

    Elas são atraídas para a Igreja por várias razões, mas a principal delas é a mesma que a nossa: a sólida verdade defendida pela fé católica.

    Nossos irmãos separados possuem algumas verdades cristãs, mas não todas. Devemos comparar a fé que têm a um vitral que perdeu algumas de suas partes, tendo sido colocados em seus lugares vidros opacos: algo estava presente no início que não mais existe agora; por isso, algo irregular foi inserido para preencher o espaço vazio. Assim, a unidade do vitral original foi desfigurada.

    Quando, séculos atrás, eles se separaram da Igreja Católica, os fundadores dessas igrejas eliminaram algumas crenças autênticas e estabeleceram outras de sua própria criação. São, assim, formas de cristianismo incompletas.

    Apenas a Igreja Católica foi fundada por Jesus e somente ela foi capaz de preservar de qualquer erro toda a verdade cristã, e grande número de pessoas está enxergando isso.


Extrato retirado do livreto "Pillar of Fire, Pillar of Truth", 2ª edição, da Catholic Answers.
Tradução: Carlos Martins Nabeto

Retornar