

INTRODUÇÃO
Desde os primeiros séculos, os cristão sentiram a necessidade de expressar seus louvores a Deus através de gestos, símbolos e sinais que também fossem compreensíveis aos homens. Assim, com o passar dos séculos, a liturgia da missa se desenvolveu e enriqueceu mas, devido a uma maior falta de preparo, nem sempre os fiéis que participam de uma celebração a compreendem totalmente.
Para aproveitar as inúmeras graças concedidas durante a missa, todo fiel deve tentar conhecê-la melhor e não simplesmente repetir o que os outros fazem ou dizem, sem saber o porquê. A missa compreendida pode ser amada e muito bem amada! No entanto, ninguém ama aquilo que não conhece e, dessa forma, acaba por não se beneficiar em tudo que poderia...
GESTOS, SÍMBOLOS E SINAIS
Assim como toda a nossa vida, também a missa é formada por diversos gestos, símbolos e sinais. São meios humanos de se expressar todo o louvor e adoração que podemos prestar a Deus. Obviamente, tudo isso possui significado dentro da missa. No entanto, devem ser feitos de maneira lúcida e não de qualquer modo, pois senão perdem o seu valor e, quando fazemos algo sem saber seu motivo, que valor poderá ter para Aquele a quem é dirigido? Portanto, toda liturgia é formada por estes três elementos: sinal, símbolo e gesto.

Retornar