A g n u s D e i

A LITURGIA DA IGREJA CATÓLICA
Problemas da Igreja no Brasil

POVO - MASSA - MULTIDÃO

Em nosso meio cristão, ainda há muito de multidão.

Muita gente ainda vai ao templo como vai à feira. Afoga-se na multidão que nada tem com os outros.

Massa é um conjunto de indivíduos que se aglomeram por um objetivo comum (ex.: um comício).

Como trabalhar uma comunidade cristã em nossas matrizes, onde o povo se encontra como massa ou talvez como multidão?

O QUE SE ENTENDE POR RENOVAÇÃO PASTORAL?

A Pastoral tem objetivo preciso no campo religioso.

A técnica segue uma linha de eficiência. A linha de produção é quantitativa e a Liturgia Pastoral é qualitativa. Daí, não se poder definir a Pastoral como introdução de coisas e formas novas. Daí também não poder a reforma litúrgica visar a quantidade, mas a qualidade.

O que é renovação? Importa saber o que se vai renovar. A realidade religiosa no Brasil de hoje está enraizada em quatro séculos de existência. Isso significa que essa realidade é bastante consistente. Tem, pois, outros valores, tem prestígio, posição, normas, etc.

Qualquer esforço de renovação tem pela frente uma resistência muito consistente. Esse esforço deve, portanto, conter em si valores capazes de enfrentar essa consistência. Deve ser constante, ter conteúdo. Renovar é um esforço longo de gerações.

Partindo da perspectiva de institucionalização da Igreja - porque essa é a dura realidade - importa tornar-se renovação num sentido bem profundo, bem consistente, bem resistente. A realidade que queremos reformar tem íntimas relações com o passado.

Na estrutura cultural da Igreja, podemos distinguir valores (=objetivos) e normas (=meios):

  1. Uma determinada estrutura em que haja ênfase sobre as normas, ela será chamada normativa e, necessariamente, sacral no plano religioso. Estrutura normativa = ritualista, sacral, fechada.
  2. Se a ênfase se faz sobre os valores, ela se torna estrutura em desequilíbrio ou com tendência a isso. Hoje há essa tendência, e isso pode levar ao caos. De tanto se insistir nos valores, esquecem-se as normas necessárias em todo organismo estrutural.

Equilíbro: faz-se o equilíbrio juntando as duas visões!

Inovação: contrariando todo sentido de renovação, a inovação é o esforço de quebrar com tudo: valores e normas.

Retornar