A g n u s D e i

O GRANDE JUBILEU DO ANO 2000
d. Murilo S.R. Krieger (scj)
25.01.1999

JUBILEU: O QUE É?

1. Qual é o significado da palavra jubileu?

Jubileu significa júbilo, alegria. Não é apenas júbilo interior, mas alegria que se manifesta exteriormente. Em hebraico jubileu significa "Toque da trombeta de Deus", convocando para uma grande celebração festiva.

2. O que diz a Bíblia a respeito da celebração de um jubileu?

No livro do Levítico, capítulo 25, versículos 8 e 10, lemos: "Contarás sete semanas de anos, isto é, sete vezes sete anos; esse período de sete semanas de anos representará, portanto, quarenta e nove anos...; declarareis santo o qüinquagésimo ano... será para vós um jubileu".

3. O que a Bíblia manda fazer no ano jubilar?

No ano jubilar a Bíblia determina que se deve dar descanso à terra por um ano (Lv 25, 4-5); resgatar as terras penhoradas e vendidas (Lv 25,28); retornar ao grupo familiar (Lv 25,35ss); perdoar as dívidas (Lv 25,37ss); libertar e emancipar os escravos (Lv 25,54).

4. Qual o objetivo dessas leis?

As leis relativas ao ano jubilar tinham como objetivo recordar que Deus é o Senhor da terra e de tudo o que nela existe; restabelecer a igualdade entre os filhos de Israel; evitar a concentração da terra e da riqueza, porque a terra é um dom de Deus para todos; proteger os mais fracos, por serem os prediletos de Deus; restabelecer a justiça social; e motivar para a conversão.

5. Desde quando os cristãos celebram o Ano Jubilar?

Desde 1300 a Igreja Católica celebra regularmente o Ano Jubilar, primeiramente de 50 em 50 anos; a partir do século XV, de 25 em 25 anos. Desde 1500 emprega-se também a expressão "Ano Santo" para o Ano Jubilar. "A Igreja sempre celebrou o Jubileu como uma etapa significativa do seu caminhar para a plenitude em Cristo" (IM 5). É um tempo em que se faz sentir mais intensamente o convite de Jesus à conversão.

6. O que visa o ano jubilar?

O ano jubilar visa reconstruir o Plano de Deus, e isso vale não somente para o Povo de Israel mas também para nós, hoje. Somos chamados a celebrar o Jubileu do Ano 2000 no espírito jubilar bíblico.

7. Como o Papa João Paulo II quis que fosse a preparação do ano jubilar?

Na Carta Apostólica Tertio Millennio Adveniente (O Advento do Terceiro Milênio - TMA), escrita para preparar o mundo para o ano jubilar, João Paulo II pediu que o ano de 1997 fosse dedicado a Jesus Cristo; o ano de 1998, ao Espírito Santo, e o ano de 1999, ao Pai. Já o próprio ano 2000 será dedicado à Santíssima Trindade.

8. Como a CNBB prepara o ano jubilar?

A Igreja no Brasil prepara a chegada do novo milênio por meio de um grande Projeto de Evangelização, intitulado Rumo ao Novo Milênio, que tem como objetivo despertar em todos um novo ardor e uma nova coragem na missão de evangelizar; criar novas maneiras de anunciar o Evangelho, para que a mensagem salvadora de Jesus Cristo seja conhecida e vivida por todos. A CNBB procura lembrar-nos de que o ano jubilar coincide, no Brasil, com a celebração dos 500 anos do início de nossa evangelização.

9. Como celebraremos o Jubileu do Ano 2000?

Celebraremos o Jubileu do Ano 2000 mobilizando todos os cristãos para a glorificação da Santíssima Trindade, da qual tudo procede e para a qual tudo se orienta no mundo e na história; vivendo; vivendo intensamente a Eucaristia: nesse sacramento, o Salvador continua a oferecer-se à humanidade como fonte de vida divina; sensibilizando o mundo com a proposta de redução ou perdão da dívida externa e sensibilizando os brasileiros a respeito da dívida social no Brasil; revendo as atitudes e responsabilidade que cabem aos cristãos, diante dos males de nosso tempo; honrando a memória dos mártires e dos missionários de nossa Igreja, uma vez que deram sua vida por Cristo e pela evangelização.