»» Encontro de Jovens com Cristo

ESTATUTO DO E.J.C.
Manual de Trabalho

Autoria: Paróquia São Francisco de Assis (Suzano-SP)
Transmissão: Cléria e Ivan Queiroz

MANUAL DE TRABALHO
Equipe de Animação

São atribuições do(a) Jovem Coordenador(a) da Equipe de Animação:

  1. Convidar seus auxiliares, de acordo com a relação recebida do Casal Coordenador Geral.

  2. Na primeira reunião pedir as pessoas convidadas que se apresentem dizendo: Nome e comunidade que pertencem.

  3. Fazer mensagens para os (as) jovens participantes.

  4. Orientar sua equipe para que esteja no local no dia do encontro às 06:30 horas, para a oração inicial e abertura da vigília.

  5. Orientar sua equipe para que participem da Missa de Entrega, Missa de Encerramento e a Missa de Depoimentos e Integração.

  6. Caso alguém de sua equipe não tenha condução para comparecer as reuniões, combinar uma maneira de transporte solidário.

  7. Levar em conta que todos da equipe são jovens, e por serem estudantes, nem sempre poderão comparecer às reuniões se essas forem marcadas no meio da semana.

  8. Cuidar do cumprimento da escala de vigília e fazer as reflexões previstas na sua pasta juntamente com sua equipe,o Casal Apresentador e o sineteiro, aproveitando o tempo em que os jovens estão no Cantinho da Amizade.

  9. Fornecer para a secretaria, através do Casal Coordenador Geral no dia da Missa de Entrega, a relação de sua equipe de trabalho, com respectivo endereço, para a confecção do quadrante (confirmá-la no dia do encontro).

  10. Fazer o relatório de seu trabalho, preenchendo também a parte referente a seus auxiliares.

  11. Qualquer crítica ao encontro, constar em seu relatório ou fazê-la na reunião de avaliação.

  12. Participar da reunião de avaliação do encontro (em local e data a ser definido pela Equipe de Dirigentes e Casal Coordenador Geral).

  13. Manter o respeito, sem contudo, impor-se como CHEFE. É muito importante o relacionamento entre o coordenador e toda sua equipe de trabalho.

  14. Na véspera do encontro, estar presente no local determinado, com toda sua equipe, para checagem das condições para instalação do sistema de som.

  15. Marcar com as equipes de Liturgia e Vigília, Sineteiro, Casal Apresentador, Cantinho da Amizade, reuniões para ensaio dos cânticos do livreto de cantos e das missas.

  16. Orientar sua equipe para que se for imprescindível levar para o local do encontro, aparelhos de telefone celular ou BIP, mantê-los desligados ou no modo “silencioso”.

  17. Preparar para fazer a recepção dos (as) jovens participantes, cantando os cânticos do livreto de cantos.

  18. Manter sempre a animação e alegria dentro de um Espírito Cristão, não exagerando nas brincadeiras.

  19. Cantar somente as músicas relacionadas no livreto de cantos.

  20. Orientar sua equipe para não fumar durante os cânticos, nem perto dos participantes, só se ausentando da sala de palestra em último caso.

  21. Sempre que houver oportunidades, ensaiar com os (as) jovens participantes, músicas que serão cantadas durante a Missa de Encerramento.