»» Encontro de Jovens com Cristo

ESTATUTO DO E.J.C.
Manual de Trabalho

Autoria: Paróquia São Francisco de Assis (Suzano-SP)
Transmissão: Cléria e Ivan Queiroz

MANUAL DE TRABALHO
Equipe de Recepção e Mini-Mercado

São atribuições do Casal Coordenador da Equipe de Recepção e Mini-Mercado:

  1. Convidar seus auxiliares, de acordo com a relação recebida do Casal Coordenador Geral.

  2. Na primeira reunião pedir as pessoas convidadas que se apresentem dizendo: Nome e comunidade que pertencem.

  3. Fazer mensagens para os (as) jovens participantes.

  4. Orientar sua equipe para que esteja no local no dia do encontro às 06:30 horas, para a oração inicial e abertura da vigília.

  5. Orientar sua equipe para que participem da Missa de Entrega, Missa de Encerramento e a Missa de Depoimentos e Integração.

  6. Caso alguém de sua equipe não tenha condução para comparecer as reuniões, combinar uma maneira de transporte solidário.

  7. Levar em conta que em sua equipe também trabalham jovens, e por serem estudantes, nem sempre poderão comparecer às reuniões se essas forem marcadas no meio da semana.

  8. Cuidar do cumprimento da escala de vigília.

  9. Coordenar as reflexões da sua equipe, durante as reuniões preparatórias e durante o encontro.

  10. Fornecer para a secretaria, através do Casal Coordenador Geral no dia da Missa de Entrega, a relação de sua equipe de trabalho, com respectivo endereço, para a confecção do quadrante (confirmá-la no dia do encontro).

  11. Fazer o relatório de seu trabalho, preenchendo também a parte referente a seus auxiliares.

  12. Qualquer crítica ao encontro, constar em seu relatório ou fazê-la na reunião de avaliação.

  13. Participar da reunião de avaliação do encontro (em local e data a ser definido pela Equipe de Dirigentes e Casal Coordenador Geral).

  14. Manter o respeito, sem contudo, impor-se como CHEFE. É muito importante o relacionamento entre o coordenador e toda sua equipe de trabalho.

  15. Na véspera do encontro, estar presente no local determinado, com parte da equipe, para arrumação e limpeza de sua área de trabalho.

  16. Ao término do encontro, deixar seu local de trabalho limpo e arrumado.

  17. Orientar sua equipe para que se for imprescindível levar para o local do encontro, aparelhos de telefone celular ou BIP, mantê-los desligados ou no modo “silencioso”.

  18. Ter em seu poder a relação de todos os participantes, a qual será fornecida pela Equipe de Secretaria para fins de identificação por ocasião da chegada dos (as) jovens.

  19. Providenciar na véspera do encontro, uma mesa com cadeira que deverá ficar no local onde será feita a recepção dos jovens.

  20. Caso os jovens compareçam ao encontro portando relógios, Bips, aparelhos de som, máquinas fotográficas e telefones celulares, os mesmos deverão ser recolhidos e guardados em sacolas plásticas individuais devidamente identificadas com o nome do jovem.Avisá-los que terão de volta seus pertences quando terminar o encontro.

  21. Cuidar para que esses pertences sejam colocados pela Equipe de Externa nos envelopes que serão entregues aos jovens às 18:05 horas.

  22. Após o término da recepção, devolver a lista de presença com nomes e endereços confirmados para a Equipe de Secretaria.

  23. Cuidar para que o mini-mercado seja instalado em local de fácil acesso também para os que estão trabalhando.

  24. Lembrar que o mini-mercado é montado apenas com o intuito de atender as necessidades mais urgentes dos que ali estão, não tem fim lucrativo. Portanto não cabe forçar vendas ou criar promoções.

  25. Retirar no dia do encontro através do Casal Coordenador Geral, o material que será vendido no mini-mercado, tais como: Balas, doces, chocolate, livros, cartões com mensagens, etc. (Não será permitida a venda de cigarros e bebidas alcoólicas).

  26. Afixar a tabela de preço dos produtos em local visível.

  27. Ao final do encontro, as sobras do mini-mercado deverão ser oferecidas ás equipes de trabalho a fim de evitar que fiquem em estoque.

  28. Relacionar a quantidade de produtos vendidos e o que sobrou, fazendo uma prestação de contas através do Casal Coordenador Geral, a quem entregará todo o dinheiro arrecadado, bem como a sobra da mercadoria.