»» Encontro de Jovens com Cristo |
ESTATUTO DO E.J.C.
Manual de Trabalho
Autoria: Paróquia São Francisco de Assis (Suzano-SP)
Transmissão: Cléria e Ivan Queiroz

MANUAL DE TRABALHO
Equipe de Liturgia e Vígilia
São atribuições do Casal Coordenador da Equipe de Liturgia e Vigília:
- Convidar seus auxiliares, de acordo com a relação recebida do Casal Coordenador Geral.
- Na primeira reunião pedir as pessoas convidadas que se apresentem dizendo: Nome e comunidade que pertencem.
- Fazer mensagens para os (as) jovens participantes.
- Orientar sua equipe para que esteja no local no dia do encontro às 06:30 horas, para a oração inicial e abertura da vigília.
- Orientar sua equipe para que participem da Missa de Entrega, Missa de Encerramento e a Missa de Depoimentos e Integração.
- Caso alguém de sua equipe não tenha condução para comparecer as reuniões, combinar uma maneira de transporte solidário.
- Levar em conta que em sua equipe também trabalham jovens, e por serem estudantes, nem sempre poderão comparecer às reuniões se essas forem marcadas no meio da semana.
- Cuidar do cumprimento da escala de vigília.
- Coordenar as reflexões da sua equipe, durante as reuniões preparatórias e durante o encontro.
- Fornecer para a secretaria, através do Casal Coordenador Geral no dia da Missa de Entrega, a relação de sua equipe de trabalho, com respectivo endereço, para a confecção do quadrante (confirmá-la no dia do encontro).
- Fazer o relatório de seu trabalho, preenchendo também a parte referente a seus auxiliares.
- Qualquer crítica ao encontro, constar em seu relatório ou fazê-la na reunião de avaliação.
- Participar da reunião de avaliação do encontro (em local e data a ser definido pela Equipe de Dirigentes e Casal Coordenador Geral).
- Manter o respeito, sem contudo, impor-se como CHEFE. É muito importante o relacionamento entre o coordenador e toda sua equipe de trabalho.
- Na véspera do encontro, estar presente no local determinado, com parte da equipe, para arrumação e limpeza de sua área de trabalho.
- Ao término do encontro, deixar seu local de trabalho limpo e arrumado.
- Orientar sua equipe para que se for imprescindível levar para o local do encontro, aparelhos de telefone celular ou BIP, mantê-los desligados ou no modo “silencioso”.
- Responsabilizar-se juntamente com o Ministro de Eucaristia, caso não o seja, de toda a parte litúrgica do encontro, inclusive Missa de Entrega e Missa de Depoimentos e Integração.
- Vale lembrar que O Santíssimo não pode ficar sozinho na capela (sempre deverá ter alguém em oração).
- Pegar com o Casal Coordenador Geral o material impresso - Anexo 7 - (para leitura e reflexão individual) próprio para Vigília do Santíssimo e colocá-lo sobre as cadeiras da sala de vigília. Esse material deverá ser recolhido da capela minutos antes da entrada dos jovens participantes na vigília.
- Solicitar do Casal Coordenador Geral a relação dos jovens convidados para a vigília voluntária.
- Providenciar livro para registro de participantes da Vigília Ao Santíssimo.
- Cuidar por meio do Ministro de Eucaristia de sua equipe, caso não o seja, do translado do Santíssimo , abertura e encerramento da Vigília caso o Diretor Espiritual não possa fazê-lo.
- Designar membros de sua equipe para ficar, em regime de revezamento, na entrada da capela, colhendo nome e equipe das pessoas que participarão da Vigília.
- Preparar-se para a explanação que deverá ser dada sobre o que é O Santíssimo e a importância da vigília na vida do cristão, logo que os jovens que estarão fazendo o encontro adentrarem na vigília.
- Designar duas pessoas de sua equipe que tenham boa leitura e dicção para lerem a mensagem “Você me Ama” - Anexo 10 - com música de fundo logo após a explanação.
- Providenciar Bíblia, mesa, toalha branca, dois castiçais, velas, um vaso de flor, corporal, tapete, uva, pão, trigo, cortina branca, biombo, aparelho de som, músicas instrumentais lentas, e demais paramentos próprios para uso na vigília.
- Ao final de cada atividade litúrgica, recolher os impressos usados e guarda-los para que possam ser usados no próximo encontro.
- Cuidar para que sempre tenha na vigília um fundo musical instrumental lento, propiciando um ambiente de reflexão.
- Vale lembrar que a vigília só será encerrada após a saída dos jovens participantes da capela.
