»» Encontro de Jovens com Cristo

ESTATUTO DO E.J.C.
Manual de Trabalho

Autoria: Paróquia São Francisco de Assis (Suzano-SP)
Transmissão: Cléria e Ivan Queiroz

MANUAL DE TRABALHO
Equipe de Liturgia e Vígilia

São atribuições do Casal Coordenador da Equipe de Liturgia e Vigília:

  1. Convidar seus auxiliares, de acordo com a relação recebida do Casal Coordenador Geral.

  2. Na primeira reunião pedir as pessoas convidadas que se apresentem dizendo: Nome e comunidade que pertencem.

  3. Fazer mensagens para os (as) jovens participantes.

  4. Orientar sua equipe para que esteja no local no dia do encontro às 06:30 horas, para a oração inicial e abertura da vigília.

  5. Orientar sua equipe para que participem da Missa de Entrega, Missa de Encerramento e a Missa de Depoimentos e Integração.

  6. Caso alguém de sua equipe não tenha condução para comparecer as reuniões, combinar uma maneira de transporte solidário.

  7. Levar em conta que em sua equipe também trabalham jovens, e por serem estudantes, nem sempre poderão comparecer às reuniões se essas forem marcadas no meio da semana.

  8. Cuidar do cumprimento da escala de vigília.

  9. Coordenar as reflexões da sua equipe, durante as reuniões preparatórias e durante o encontro.

  10. Fornecer para a secretaria, através do Casal Coordenador Geral no dia da Missa de Entrega, a relação de sua equipe de trabalho, com respectivo endereço, para a confecção do quadrante (confirmá-la no dia do encontro).

  11. Fazer o relatório de seu trabalho, preenchendo também a parte referente a seus auxiliares.

  12. Qualquer crítica ao encontro, constar em seu relatório ou fazê-la na reunião de avaliação.

  13. Participar da reunião de avaliação do encontro (em local e data a ser definido pela Equipe de Dirigentes e Casal Coordenador Geral).

  14. Manter o respeito, sem contudo, impor-se como CHEFE. É muito importante o relacionamento entre o coordenador e toda sua equipe de trabalho.

  15. Na véspera do encontro, estar presente no local determinado, com parte da equipe, para arrumação e limpeza de sua área de trabalho.

  16. Ao término do encontro, deixar seu local de trabalho limpo e arrumado.

  17. Orientar sua equipe para que se for imprescindível levar para o local do encontro, aparelhos de telefone celular ou BIP, mantê-los desligados ou no modo “silencioso”.

  18. Responsabilizar-se juntamente com o Ministro de Eucaristia, caso não o seja, de toda a parte litúrgica do encontro, inclusive Missa de Entrega e Missa de Depoimentos e Integração.

  19. Vale lembrar que O Santíssimo não pode ficar sozinho na capela (sempre deverá ter alguém em oração).

  20. Pegar com o Casal Coordenador Geral o material impresso - Anexo 7 - (para leitura e reflexão individual) próprio para Vigília do Santíssimo e colocá-lo sobre as cadeiras da sala de vigília. Esse material deverá ser recolhido da capela minutos antes da entrada dos jovens participantes na vigília.

  21. Solicitar do Casal Coordenador Geral a relação dos jovens convidados para a vigília voluntária.

  22. Providenciar livro para registro de participantes da Vigília Ao Santíssimo.

  23. Cuidar por meio do Ministro de Eucaristia de sua equipe, caso não o seja, do translado do Santíssimo , abertura e encerramento da Vigília caso o Diretor Espiritual não possa fazê-lo.

  24. Designar membros de sua equipe para ficar, em regime de revezamento, na entrada da capela, colhendo nome e equipe das pessoas que participarão da Vigília.

  25. Preparar-se para a explanação que deverá ser dada sobre o que é O Santíssimo e a importância da vigília na vida do cristão, logo que os jovens que estarão fazendo o encontro adentrarem na vigília.

  26. Designar duas pessoas de sua equipe que tenham boa leitura e dicção para lerem a mensagem “Você me Ama” - Anexo 10 - com música de fundo logo após a explanação.

  27. Providenciar Bíblia, mesa, toalha branca, dois castiçais, velas, um vaso de flor, corporal, tapete, uva, pão, trigo, cortina branca, biombo, aparelho de som, músicas instrumentais lentas, e demais paramentos próprios para uso na vigília.

  28. Ao final de cada atividade litúrgica, recolher os impressos usados e guarda-los para que possam ser usados no próximo encontro.

  29. Cuidar para que sempre tenha na vigília um fundo musical instrumental lento, propiciando um ambiente de reflexão.

  30. Vale lembrar que a vigília só será encerrada após a saída dos jovens participantes da capela.