»» Encontro de Jovens com Cristo |
ESTATUTO DO E.J.C.
Manual de Trabalho
Autoria: Paróquia São Francisco de Assis (Suzano-SP)
Transmissão: Cléria e Ivan Queiroz

MANUAL DE TRABALHO
Equipe de Secretaria
São atribuições do Casal Coordenador de Secretaria:
- Convidar seus auxiliares, de acordo com a relação recebida do Casal Coordenador Geral.
- Na primeira reunião pedir as pessoas convidadas que se apresentem dizendo: Nome e comunidade que pertencem.
- Fazer mensagens para os (as) jovens participantes.
- Orientar sua equipe para que esteja no local no dia do encontro às 06:30 horas, para a oração inicial e abertura da vigília.
- Orientar sua equipe para que participem da Missa de Entrega, Missa de Encerramento e a Missa de Depoimentos e Integração.
- Caso alguém de sua equipe não tenha condução para comparecer as reuniões, combinar uma maneira de transporte solidário.
- Levar em conta que em sua equipe também trabalham jovens, e por serem estudantes, nem sempre poderão comparecer às reuniões se essas forem marcadas no meio da semana.
- Cuidar do cumprimento da escala de vigília.
- Coordenar as reflexões da sua equipe, durante as reuniões preparatórias e durante o encontro.
- Fazer o relatório de seu trabalho, preenchendo também a parte referente a seus auxiliares.
- Qualquer crítica ao encontro, constar em seu relatório ou fazê-la na reunião de avaliação.
- Participar da reunião de avaliação do encontro (em local e data a ser definido pela Equipe de Dirigentes e Casal Coordenador Geral).
- Manter o respeito, sem contudo, impor-se como CHEFE. É muito importante o relacionamento entre o coordenador e toda sua equipe de trabalho.
- Na véspera do encontro, estar presente no local determinado, com parte da equipe, para arrumação e limpeza de sua área de trabalho.
- Ao término do encontro, deixar seu local de trabalho limpo e arrumado.
- Orientar sua equipe para que se for imprescindível levar para o local do encontro, aparelhos de telefone celular ou BIP, mantê-los desligados ou no modo “silencioso”.
- Confeccionar cartazes e placas para identificação das salas e outros ambientes, e ainda com os dizeres "Silêncio", “Estamos em Oração”, etc.
- Confeccionar o convite para a reunião e missa no dia do encontro, que será entregue pela Equipe de Externa aos pais dos jovens participantes.
- Preencher com os nomes dos jovens participantes, com letra grande e legível os envelopes.
- Confeccionar livreto de cantos em quantidade suficiente para os (as) jovens e equipe de sala, conforme relação fornecida pela Equipe de Dirigentes através do Casal Coordenador Geral.
- Confeccionar o quadrante do encontro, observando rigorosamente as instruções de seu conteúdo e que serão assim distribuídos:
- Jovens participantes
- Dirigente Espiritual
- Equipe de Sala
- Coordenador Geral
- Componentes da Equipe de Dirigentes
- Confeccionar os crachás de peito para os (as) jovens participantes e membros das equipes de trabalho; (conter nº - EJC - Símbolo da Paróquia - Cor)
- Confeccionar os crachás de mesa para os (as) jovens participantes, equipe de sala, Diretor Espiritual e Casal Coordenador Geral.
- Os crachás para os jovens participantes e coordenadores de cantinhos terão as seguintes cores:
- Vermelho
- Amarelo
- Azul
- Verde
- Laranja
- Elaborar em 04 vias, uma lista dos (as) participantes com nome completo e de crachá para ficar a disposição das equipes de recepção, cozinha, cantinho da amizade e Casal Coordenador Geral.
- Confeccionar os cartazes com os nomes das palestras e entregá-los à Equipe de Ordem para que sejam expostos em local previamente determinado.
- Verificar com sua equipe a possibilidade de doação de parte do material necessário para os trabalhos. O que faltar, fazer relação e entregá-la ao Casal Coordenador Geral para aquisição ou doação por outras equipes.
- Na Missa de Entrega, entregar ao Casal Coordenador Geral os crachás das equipes de trabalho e dos jovens participantes.
- Definir junto à equipe a realização dos trabalhos sempre no mesmo local, onde todos possam estar presentes, evitando grandes deslocamentos.
- Tão logo tenha recebido esta pasta e montado sua equipe, iniciar o trabalho de Secretaria. Para tanto, pegar o material necessário com o Casal Coordenador Geral.
- Não permitir que pessoas estranhas entrem no local onde está sendo realizado o trabalho de secretaria e lá permaneçam.
- Observar que as pessoas convidadas para a vigília voluntária não constarão do quadrante.
- Após o término de suas atividades de Secretaria, entregar todo o material utilizado (no Domingo) e a sobra de material, entregar na reunião de avaliação geral ao Casal Coordenador Geral.
- Composição do Quadrante:
- Capa do Quadrante (Com dizeres: Nº - EJC - ENCONTRO DE JOVENS COM CRISTO-NOME E SÍMBOLO DA PARÓQUIA-DATA).
- Mensagem (Anexo 8).
- Relação dos jovens participantes com endereço, divididos por cantinho.
- Relação de Diretor Espiritual e Equipe de Dirigentes.
- Relação das equipes de trabalho com nome e endereço na seguinte ordem: (Coord. Geral/Compras/Apresentador/Sineteiro/Recepção e Mini-mercado/Animação/Cantinhos/Liturgia e Vigília/Secretaria/Cozinha e Café/Ordem/ Externa).
- Contra-capa.
- Para realizar seu trabalho, a secretaria deverá retirar com o Casal Coordenador Geral os seguintes materiais:
Papel sulfite (A4 210 x 297mm) | Papel Contact | Cartolina |
Fita Crepe | Lápis de Cor | Lápis preto |
Apontador | Borracha | Alfinetes p/ crachás |
Porta Crachás | Guilhotina | Grampeador |
Álcool p/ limpeza | Grampos | Canetas |
Microcomputador / outro equipamento | Giz | Pincel atômico |
. | Tesoura | . |
- Modelos Anexos.
