»» Encontro de Jovens com Cristo

ESTATUTO DO E.J.C.
Manual de Trabalho

Autoria: Paróquia São Francisco de Assis (Suzano-SP)
Transmissão: Cléria e Ivan Queiroz

MANUAL DE TRABALHO
Casal Apresentador

São atribuições do Casal Apresentador:

  1. Estar sempre em contato com a (o) Sineteiro (a) para haver melhor entrosamento quanto ao horário.

  2. Controlar o horário dentro da sala de Palestras (o desenrolar do encontro também depende da obediência aos horários).

  3. Criar uma história relacionada com a Ressurreição de Cristo e o nosso EJC atual, fazendo uma comparação entre os dois tempos.

  4. Participar da Missa de Entrega, Missa de Encerramento e a Missa de Depoimentos e Integração.

  5. Fazer mensagens para os (as) jovens participantes.

  6. Comparecer as reuniões previstas no calendário.

  7. Participar da vigília e fazer as reflexões previstas na sua pasta juntamente com o Sineteiro e Equipe de Animação, aproveitando o tempo em que os jovens estão no Cantinho da Amizade.

  8. Providenciar a arrumação da sala de palestra, cuidando para que tenha boa ventilação, claridade, tornando-a num ambiente o mais agradável possível.

  9. Qualquer crítica ao encontro, constar em seu relatório ou fazê-la na reunião de avaliação.

  10. Participar da reunião de avaliação após o encontro, (local e data a definir).

  11. Se for imprescindível levar para o local do encontro, aparelhos de telefone celular ou BIP, mantê-los desligados ou no modo “silencioso”.

  12. Providenciar: Toalha branca para mesa, vaso com flores, uma vela sempre acesa, um crucifixo, uma jarra com água, dois copos de vidro e uma Bíblia aberta sobre a mesa, um quebra-cabeça que será montado peça a peça e que formará no final a imagem do “Cristo Vivo”.

  13. Retirar ou desligar relógio de parede, caso exista um na sala de palestras.

  14. Apresentar o encontro conforme o roteiro que segue:

  15. Às 06:30 horas do dia do encontro, estar presente no local para oração inicial e abertura da Vigília junto com todas as equipes de trabalho.

  16. Às 07:00 horas reunir-se no pátio com o Coordenador do Cantinho e seus auxiliares e a equipe de Animação, para fazerem juntos a recepção dos (as) jovens participantes.

  17. Às 07:30 horas colocar os (as) jovens em fila, e indo à frente dessa fila, entrar na Sala de Palestra cantando.

  18. Às 07:40 horas quando todos estiverem acomodados, explicar aos (as) jovens que em tudo que fazemos, devemos pedir a proteção do Senhor Deus nosso Pai. Pedir aos (as) jovens que fiquem de pé e rezem a Oração do Espírito Santo.

  19. Terminado a oração do Espírito Santo, comunicar aos jovens que hoje será um dia especial “um dia de retiro” onde não precisarão se preocupar com horário. Portanto, se alguém ainda estiver com telefone celular, relógio ou BIP, favor entregar, pois existe alguém que está em contato direto com a sua família, caso haja necessidade de comunicar-se com ela.

  20. Avisar que estarão entre amigos e que durante o dia serão divididos em grupos que serão identificados pela cor do crachá. Comunicar ainda que nos deslocamentos deverão formar fila (a Equipe de Animação acompanhará).

  21. Montando o esquema para o deslocamento, colocar-se à frente de todos e seguir em direção ao refeitório, quando nessa oportunidade cantarão.

  22. Às 08:00 horas, quando todos estiverem reunidos no refeitório para o café matinal, pedir que se levantem e cantem a música (Oração Para Antes das Refeições).

  23. Às 08:20 horas, assim que o (a) sineteiro (a) dar o toque de término do café, convidar a todos para ficarem de pé e fazer a Oração para Depois das Refeições. Logo após, do mesmo modo que foram para o refeitório, deverão retornar para a Sala de Palestras.

  24. Às 08:25 horas, após todos estarem acomodados, fazer as seguintes colocações para os (as) jovens:
    1. Contar uma história do EJC, baseando-se no texto bíblico (Livro do Gênesis, cap. 1, 1-31) e compará-la com o EJC de hoje, que também ajudará os jovens a enfrentar melhor o mundo de hoje.
    2. Explicar o significado da palavra EJC (Encontro de Jovens com Cristo).
    3. Pedir aos (as) jovens que, quando um amigo de bate-papo estiver falando, não façam barulho e nem conversem com o (a) amigo (a) de lado.
    4. Explicar que na medida que um amigo de palestra terminar, ele (Casal Apresentador), colocará no quadro uma peça de quebra cabeça e que no final do dia estará montado.
    5. Explicar que, na sala têm remédios e água e que se alguém desejar é só levantar o braço. O mesmo procedimento deve ser tomado se desejar ir ao banheiro. Uma pessoa do grupo deverá atender o (a) jovem.
    6. Informar aos (as) jovens que do lado de fora da sala tem mini-mercado, onde tem balas, chocolates, etc., e que nos intervalos poderão comprar o que desejar.
    7. Dar dicas sobre amizade e família, observando que em lugar apropriado tem um cartaz sobre o tema, chamando em seguida um amigo para o bate-papo, sem, contudo dizer o seu nome.

  25. Às 09:15 horas colocar o sinal amarelo para o término de palestra em lugar onde o palestrante possa ver (5 minutos antes do término). Esgotando esse tempo, se necessário colocar o sinal vermelho, correspondente: “tempo esgotado”.

  26. Às 09:20 horas, após a saída do palestrante, avisar os (as) jovens que agora eles (as) sairão da sala, em fila, e se dirigirão para os cantinhos onde será realizada uma reunião, dentro de seus grupos, de acordo com a cor que está no crachá. À frente dessa fila, sairão os Coordenadores de cantinho.

  27. Às 10:25 horas, encerrada as reuniões dos cantinhos, convidar os (as) jovens para retornarem à Sala de Palestras, onde já está colocado um cartaz indicando a outra palestra (Nossa Senhora) e quando todos estiverem acomodados, chamar a Equipe de Animação para animar o ambiente.

  28. Às 10:30 horas, colocar mais uma peça do quebra cabeça, fazendo com os (as) jovens uma brincadeira. Alertar sobre o cartaz de Nossa Senhora e chamar o amigo que irá explicar sobre o cartaz. Não dizer o nome do palestrante.

  29. Às 11:15 horas, colocar o aviso amarelo para o término da palestra, onde o palestrante possa ver (05 minutos antes do término). Esgotado este tempo, se necessário, colocar o sinal vermelho, correspondente: “tempo esgotado”.

  30. Às 11:20 horas, após a saída do palestrante, avisar aos (as) jovens que agora eles (as) voltarão para os cantinhos do mesmo modo que da primeira vez, para outra reunião.

  31. Às 12:20 horas, encerradas as reuniões dos cantinhos, convidar os (as) jovens para retornarem à Sala de Palestras. Nesta oportunidade, a Equipe de Animação e de sala deverão animar o ambiente cantando músicas do livreto de cantos.

  32. Às 12:22 horas, convidar os participantes para o almoço e, colocando-se a frente de todos na fila, iniciar o deslocamento para o refeitório, cantando uma música da folha de canto.

  33. No refeitório, quando todos estiverem acomodados, pedir que se levantem e cantem a música (Oração para antes da Refeição).

  34. Às 13:10 horas, assim que o (a) Sineteiro (a) dar toque de término de almoço convidar a todos para ficarem em pé e fazer a Oração para depois das Refeições. Terminada a Oração, conduzir os participantes para o pátio onde haverá uma recreação.

  35. Às 13:12 horas, promover uma recreação com os (as) jovens pedindo a colaboração da Equipe de Sala.

  36. Às 13:25 horas, deslocar-se para a sala com todos e solicitar a Equipe de Animação e de sala que animem o ambiente cantando com os participantes, músicas do livreto de cantos.

  37. Às 13:30 horas, vai observar que já está no quadro um cartaz indicando a outra Palestra (Problemas atuais da Juventude). Colocar então outra peça do quebra-cabeça, fazendo uma pequena brincadeira com os participantes. Dar algumas dicas sobre o próximo tema, sem entrar em detalhes e convidar um amigo para mais um bate papo, explicando que esse bate-papo é muito importante para a vida dos (as) jovens.

  38. Às 14:25 horas, colocar o aviso amarelo para o término da palestra em lugar onde o palestrante possa ver (05 minutos antes do término). Esgotando esse tempo, se necessário, colocar o sinal vermelho, correspondente: “Tempo Esgotado”.

  39. Às 14:30 horas, após a saída do palestrante, avisar aos (as) participantes que mais uma vez eles (as) se reunirão nos cantinhos com os coordenadores.

  40. Às 15:30 horas, encerradas as reuniões dos cantinhos, convidar os (as) jovens para retornarem a Sala de Palestras, onde já terá um cartaz sobre a próxima Palestra (Igreja e Sacramento).
    Colocar mais uma peça do quebra-cabeça sempre brincando com os (as) jovens, vendo se alguém adivinha o que será que aparecerá no final. Dar algumas dicas sobre o próximo tema e convidar mais um amigo para um pequeno bate-papo, lembrando sempre aos (as) jovens para deixarem em baixo das cadeiras, o livreto de cantos, lápis,caderno e outro objeto qualquer, prestando bastante atenção nesta mensagem.

  41. Às 16:10 horas, colocar o aviso amarelo para o término da Palestra, em lugar onde o palestrante possa ver (05 minutos antes do término). Esgotado esse tempo, se necessário, colocar o sinal vermelho, correspondente: “Tempo Esgotado”.

  42. Às 16:15 horas, após a saída do palestrante, convidar a todos a rever um grande amigo. É aquele que nos ajuda, gosta de nós, nos ama, só quer o nosso bem e está sempre do nosso lado. Em seguida pedir a todos que se levantem e em silêncio o acompanhem até este amigo, sem dizer, no entanto de quem se trata. (Dirigir-se à frente dos grupos para a capela onde está o Santíssimo).

  43. Na capela, dizer aos jovens que eles podem ficar à vontade, bem descontraídos, sentados. Junto deles ficarão também os coordenadores de Cantinho e a Equipe de Animação. Aguardar que o casal da vigília explique o que é o Santíssimo, a importância de estarem ali em vigília e a leitura da mensagem. Após o término da mensagem, continuar em silêncio deixando que os jovens espontaneamente façam suas orações (pronunciadas ou não), conforme os sentimentos de cada um.

  44. Às 17:10 horas, sinalizar para que o sineteiro saia da capela e, lá fora tocar o sino anunciando a saída direto para o lanche.

  45. No refeitório, antes de servir o lanche, cantar os “Parabéns” para os aniversariantes do dia da semana ou do mês. Terminada esta homenagem, solicitar que a Equipe de Cozinha e Café sirva o lanche.

  46. Às 17:35 horas, o (a) Sineteiro (a) dará toque de término do lanche;
    Nesta oportunidade, cantando, conduzir os (as) jovens até o salão onde ocorrerá a apresentação das equipes de trabalho;
    Já no salão, após alguns comentários sobre as equipes de trabalho, convidar as mesmas para adentrarem juntos, jovens e casais, no salão para apresentação coletiva.

  47. Às 18:05 horas, após a saída das equipes de trabalho, retornar à sala de palestra, onde serão entregues os envelopes;
    Na sala, lembrá-los que devido ao tempo, as mesmas deverão ser lidas em casa.

  48. Às 18:35 horas, convidarão os (as) jovens para formarem uma fila separada por grupos e tendo à frente o Casal Coordenador do Grupo;
    Deslocar para o salão onde será celebrada a Missa de encerramento e no trajeto ocorrerá o corredor de velas;
    Já no salão, colocar-se à frente de todos. A Equipe de Animação estará próxima ao altar.

  49. Às 18:45 horas, comunicar aos jovens que uma equipe ficou sem se apresentar. Falar da importância dessa equipe enquanto sinaliza para a entrada dos pais no salão.

  50. Às 19:00 horas, inicia-se a Missa de Encerramento.