»» Apologética

A ÉPOCA DOS SINAIS
Uma Abordagem Bíblica sobre o Fenômeno Pentecostal
Autor: Scott Hahn

ÉPOCA EXTRAORDINÁRIA

A situação da Igreja apostólica era um pouco diferente. Os poderes de Jerusalém e de Roma tinham conspirado para crucificar o Filho de Deus. O povo da Antiga Aliança estava confuso. E a destruição de Jerusalém pelos romanos era iminente. O cêrco de Jerusalém, em 70 d.C., deixaria a capital espiritual dos judeus em escombros.

Deus enviou Seu Espírito em poder para preparar um povo para a vida em meio a confusão. Ele enviou um novo Pentecostes para a primeira geração de fiéis, e S. Paulo foi um entre muitos cristãos que recebeu os dons derramados sobre a Igreja.

Não é de admirar que S. Paulo considerasse as línguas "um sinal para os que não crêem" (também conhecidos por "incrédulos"), pois o dom não deixa-o com sentimentos mornos e estremecidos mas com uma lembrança assustadora das maldições do Deuterônomio 28 e da destruição humilhante de Israel pelos assírios.

As bençãos de um Pentecostes, veja, não são inconsistentes com os tempos de rebelião, confusão e julgamento; na verdade, dons sobrenaturais e extraordinários com frequência antecedem tempos de julgamento extraordinário da aliança.