»» Apologética

A ÉPOCA DOS SINAIS
Uma Abordagem Bíblica sobre o Fenômeno Pentecostal
Autor: Scott Hahn

SELADO COM UMA MALDIÇÃO

Significantemente, uma porção do oráculo de Isaías é impossível de ser traduzido - e é o versículo que imediatamente precede aquele que S. Paulo citou. Apesar de muitas tentativas de interpretar o original em hebraico de Isaías 28,10 para o inglês, os especialistas em lingua hebraica geralmente concordam que as palavras de Isaías neste caso provavelmente não foram nem mesmo compreensíveis para o profeta antigo. Nem, aparentemente, tinham esta intenção.

É assim que esta passagem é apresentada na minha Biblia Ignatius: "Preceito sobre preceito, preceito sobre preceito, linha sobre linha, linha sobre linha, aqui um pouco, ali um pouco" (Is 28,10) ("precept upon precept, precept upon precept, line upon line, line upon line, here a little, there a little").

Mesmo assim, estas palavras não aparecem em hebraico.

Em Hebraico, as palavras são: "saw lasaw saw lasaw, qaw laqaw qaw laqaw, ze'er sham ze'er sham". Muitos comentaristas sustentam isto como sendo poesia lengalenga, murmúrios infantis. Não é hebraico significativo. Mas precisa ser explicado se queremos entender o que S. Paulo diz a respeito das línguas.

"É com lábios gaguejantes e em uma língua estranha que ele falará a este povo". O Senhor está preparando o povo da época de Isaías para um julgamento intenso. Eles estão para ser enviados ao exílio, invadidos, cortados em pedaços - tudo porque eles não ouviram os profetas, eles não observaram a lei e a aliança.

Esta é a cólera de Deus. Sua lei é nossa plenitude. As maldições da aliança são como disciplina paternal quando rejeitamos Seu amor. Ele respeita a nossa escolha, até mesmo permitindo que criemos um inferno para nós mesmos. Se rejeitarmos Sua Palavra, então terminaremos no caos e na confusão - e por fim no exílio.

A ruína chegou no Reino do Norte de Israel no período de uma geração, sob as mãos dos assírios em 722 a.C.