»» Apologética

A ÉPOCA DOS SINAIS
Uma Abordagem Bíblica sobre o Fenômeno Pentecostal
Autor: Scott Hahn

MANEIRA ESPIRITUALIZADA

O século XIX foi uma época de declínio da fé mundialmente. O modernismo e o criticismo bíblico estavam em alta, obscurecendo a pessoa divina de Jesus e fazendo com que as verdades de fé parecessem ainda mais elusivas para os crentes, especialmente em denominações protestantes principais. A secularização tinha tomado conta de muitas instituições tradicionalmente cristãs no ocidente. Diz-se que o Papa Leão XIII recebeu uma visão da influência de satanás por trás disso tudo, e da grande luta que viria no século XX.

Na vida do Papa Leão XIII, em 1897, chegou a carta de uma freira italiana, Beata Elena Guerra, a fundadora das Oblatas do Espírito Santo. Ela queria que o Santo Padre iniciasse o próximo século com o cântico Veni, Creator Spiritus ("Vinde, Espírito Criador") e pedisse aos bispos do mundo para fazer uma novena para o Espírito Santo pela renovação da Igreja. O Papa acataria os desejos dela, até o ponto de escrever uma encíclica sobre o Espírito Santo naquele mesmo ano.

Então algo surpreende aconteceu. O pentecostalismo surgiu, aparentemente do nada, e começou a espalhar rapidamente. Mas aconteceu em todos os lugares "errados". Em Kansas, em 31 de dezembro de 1900, um ex-pastor metodista chamado Charles Parham liderou um grupo em oração pelo dom das línguas, que se manifestou depois da meia-noite.

Quase na mesma hora, do outro lado do Atlântico, o Papa estava satisfazendo o desejo da Beata Elena cantando o Veni, Creator Spiritus.

Resumidamente, o movimento pentecostal se espalhou entre os protestantes nos Estados Unidos, Russia, Coréia e Índia.