»» Apologética

A ÉPOCA DOS SINAIS
Uma Abordagem Bíblica sobre o Fenômeno Pentecostal
Autor: Scott Hahn

INTRODUÇÃO

Muitas pessoas acreditam que estamos vivendo um novo derramamento do Espírito Santo. Em 1960, o Papa João XXIII, quando perguntado por que ele tinha reunido o Concílio Vaticano II, respondeu que ele estava rezando para um "novo Pentecostes".

Ninguém sabe até que ponto, literalmente falando. Mas alguns católicos acreditam que Deus interpretou seu vigário ao pé da letra, e derramou Seu Espírito em novas formas surpreendentes. Primeiro, havia a doutrina do próprio concílio - vital, oportuna e profunda em suas implicações pastorais. Depois, nas décadas que se seguiram, vimos sinais impressionantes da obra do Espírito: homens e mulheres comuns com poderes de ensinar e curar, que também aparentemente manifestavam dons carismáticos que não eram vistos desde o primeiro século (e.g., falar em línguas).

Algumas pessoas responderam a isto dizendo que tais fenômenos eram totalmente válidos - e até mesmo deviam ser normativos para os católicos - enquanto outros rejeitavam tudo como sendo fraudulentos. Se não rejeitarmos tudo como pura fraude, ficamos com a pergunta: "O que isto significa?".

Mas, antes que possamos entender os sinais de nossa época, precisamos aprofundar nosso entendimento do próprio Pentecostes sob a luz das Escrituras.