A g n u s D e i

BOLETIM EJC - Nº 7

Informativo do Canal #EJC (Encontro de Jovens com Cristo)
Numero 07/98 - 27 de julho de 1998

Organizadores:
André (Andarilho), Cledson, Igor (Trebad0), Manuela (MoNaLiZa-JP) e Marcos (Maverick-JP)

Participação especial:
Jesus@Deus.ES

Publicação semanal. Assinatura gratuita; basta remeter nome, e-mail, aniversário, movimento e cidade para andrelin@zaz.com.br

Nesta Edição:

  1. Editorial
  2. Curtas
  3. Texto para Reflexão: Fé II
  4. Site da Semana
  5. Espaço do Leitor: Ainda sobre Fé

EDITORIAL

Na semana passada, dezenas de pessoas humildes foram expulsas de suas casas em São Bernardo do Campo-SP porque, sem saber, haviam comprado suas habitações numa área de preservação ambiental. Tudo feito em nome da ecologia.

Mas será que a ecologia é sempre defendida de forma tão intensa? Em João Pessoa-PB, o mangue (zona essencial para a manutenção do equilíbrio biológico) fôra parcialmente soterrado para a construção de um Shopping Center, como também de uma casa de shows, e os processos judiciais contra esses atos foram arquivados. Sem falar nas diversas aberrações contra a natureza realizadas em todo o país.

Também é muito grave o drama vivido pelas populações indígenas do país que encontram-se a cada dia mais "iradas" por não terem seus direitos respeitados, como também, o drama de todas as minorias do país que não vêem seus direitos serem efetivados.

De que adianta termos rios limpos, animais saudáveis e ar puro se o ser humano não possui condições mínimas necessárias para sobreviver?

A situação é tão grave que, se nada for feito, nos próximos dias será lançada a campanha (refrão de uma música): "troque seu cachorro por uma criança pobre", porque tem muita gente humilde querendo ter vida de Pastor Alemão.

Topo


CURTAS

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Pastoral de Tito e Silva, está entregando todas as tardes de sábado um "sopão" para as crianças da Comunidade Tito e Silva (Miramar). Se você gosta de lidar com crianças e de ajudar pessoas carentes, essa Pastoral está formando um grupo de pessoas para organizar dinâmicas e atividades de lazer para essas crianças durante esse 'sopão'. Quem se interessar, comunique-se com André (Andarilho).

O EJC da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima (João Pessoa-PB) realizará no domingo (dia 02) mais uma "Grande Reunião" na Igreja de Santo Antônio, em Tambaú, às 16:00 horas. Não percam!!!

Se você tiver algum comentário a fazer sobre o Informativo ou o canal #EJC, é só escrever!

Topo


TEXTO PARA REFLEXÃO

a. Comentário

A fé é um dom de Deus. Ela é um dos presentes que Deus nos dá a partir do momento que nos abrimos a ele e que cresce a cada dia, se a cultivarmos.

De nada adianta ter uma fé "teórica" pois ela torna-se morta. A verdadeira fé encontra-se acompanhada das outras duas virtudes teologais(Coríntios 13): a esperança e a caridade (obras), as quais crescem simultaneamente.

"Acreditar sem ver" é muito difícil, pois até mesmo os próprios apóstolos passaram por crises de fé (Lucas 22, 57-62) mas, ao persistirem, alcançaram uma fé inabalável.

Portanto, busquemos a fé, dizendo a cada momento: "Senhor, eu creio, mas aumentai a minha fé".

E tendo em vista a repercussão do tema "fé" e a falta de tempo para discuti-lo na última reunião, novamente abordaremos esse importante tema nesta quinta.

A gente se vê no #EJC!

Muita paz e fé,

Andre Augusto (Andarilho)


b. Texto

JESUS FALA AO MEU CORAÇÃO
(fonte: Recadeiro - Jornalzindo do EJC Santa Júlia - nº 5 - jan./98)

"Levanta-te e anda" (Mateus 9,5).

Quando Jesus disse ao paralítico: "Levanta-te e anda", convidou-o a sair da acomodação e exercitar uma fé que gera em nós os movimentos da vitória. A fé nunca é estática, a vida de fé é sempre uma vida em movimento. Os acomodados só crêem em sua própria incredulidade e limitações, por isso vivem prostadas, inutilizando o amor que Jesus nos oferece.

Deus gera em nós, pelo seu Espírito, uma força sem igual que eu chamo de fé: e esta força tem poder para abrir fronteiras, derrubar obstáculos, curar a inércia e nos conduzir a olhar a vida não sob a ótica da miopia, mas cheios de esperança, para que as lágrimas sejam substituídas por sorriso, a dor pela alegria, o luto pela vida e, sobretudo, para que possamos entender que a fé em um Deus onipotente não nos deixará prostados jamais e que, diante de circunstâncias tão adversas, Ele nos toma pela mão, nos mostra novos horizontes, nos enche de forças e esperança e diz: "Levanta-te e anda".


Reflita conosco sobre este tema nesta quinta (30/07), às 22:00 no #EJC!

Topo


SITE DA SEMANA

O "Site da Semana" é o da Aliança dos Dois Corações - http://www.cordis.com.br/index.htm.

Um dos maiores sites católicos do Brasil: movimentos, artigos, músicas, devoções, doutrina, orações, bate-papo e uma ótima seleção de links.

Contém ainda um serviço que avisa ao internauta das atualizações feitas na página.

Topo


ESPAÇO DO LEITOR

Ainda sobre Fé

Coincidentemente, a revista Superinteressante deste mês publicou o pensamento de diversas personalidades sobre fé que, embora divergentes, mostram o que todos pensam sobre ela:

"A fé, mesmo quando é profunda, nunca é completa" (Jean-Paul Sartre (1905-1980), filósofo francês).

"A vida é dúvida. E a fé sem a dúvida não é nada a não ser a morte" (Miguel de Unamuno (1864-1936), filósofo espanhol).

"A fé pode ser definida brevemente como uma crença ilógica na ocorrência do improvável." (Henry Louis Mencken (1880-1956), escritor americano).

"Eu continuo ateu, graças a Deus" (Luis Buñuel(1900-1983), cineasta espanhol)

"A ciência sem a religião é manca. E a religião sem a ciência é cega" (Albert Einstein (1879-1955), físico alemão)

"Já que eu existo, por que Deus não pode existir?" (Lobão (João Luís Woenderbarg), cantor e compositor brasileiro)

Topo

"Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma" (Tg 2,17)
#EJC - O canal de quem está conectado a Jesus!

Retornar