»» E.J.C. - Aprendiz
Ano III - nº 66 - 23.05.2000

Organizadores:
André (Andarilho), Cledson, Marcos (Maverick-JP), Angela (Pretty-woman), Manuela (MoNaLiZa-JP), Luiz Júnior (Luiziinho) e Raquel (Keka_ETERnaMENTE).

Participação Especial:
Jesus@Deus.ES

Publicação quinzenal. Assinatura gratuita; basta remeter nome, e-mail, aniversário, movimento e cidade para andrelin@zaz.com.br. Obs.: coloque a palavra "ASSINATURA" no assunto (subject).

» NESTA EDIÇÃO

  1. Editoral
  2. Curtas
  3. Aniversariantes da Semana
  4. Tema para Reflexão: O Espírito Santo em nossas vidas
  5. Site Cristão
  6. Dica do Amigo
  7. Espaço do Leitor

» 1. EDITORIAL

Tomemos um computador como exemplo. Ele, sem energia elétrica, de nada vale. Não passa de mera peça decorativa (e olhe que nem todos servem para isso). Mesmo assim, ele não deixa de existir, fica vegetando, servindo para finalidade diversa da qual ele foi criado.

Assim é o homem. Ele tem em seu coração a necessidade de estar em sintonia com Deus. Quando afastado de Deus, ele perde sua fonte de vida e deixa de viver em plenitude.

É o Espírito Santo aquele que nos reabastece, que "age e faz" no meio de nós, constituindo-se como uma fonte inesgotável de fonte de vida.

Neste final do mês de maio, celebramos o Pentecostes*, a festa da vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos e todo o povo de Deus, e é por isso que convidamos todos nossos leitores a identificá-lo em nossas vidas e a ter uma experiência com ele.

*Leia 1Cor.

Topo

» 2. CURTAS

Topo

» 3. ANIVERSARIANTES DA SEMANA

Topo

» 4. TEMA PARA REFLEXÃO: O ESPÍRITO SANTO EM NOSSAS VIDAS

O Espírito Santo

INTRODUÇÃO

O Espírito Santo é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade, que procede do Pai e do Filho e, portanto, tem a mesma natureza que Eles.

O Espírito Santo manifestou-se ao mundo quando pairou sobre ele para comunicar-lhe a fecundidade e a vida; quando falou pelos profetas; quando mostrou-se visível em forma de pomba no batismo de Jesus; na transfiguração sobre aparência de nuvem; no dia de Pentecostes, nas línguas de fogo que desceram sobre os apóstolos. Em nós opera a santificação através dos sacramentos.

O termo "Espírito" traduz o termo hebraico "Ruah", o qual, no seu sentido primeiro, significa sopro, ar, brisa leve. Jesus utiliza justamente esta imagem para sugerir a Nicodemos a novidade transcendente daquele que é pessoalmente o sopro de Deus, o Espírito Divino (Jo 3, 5-3).

AS DENOMINAÇÕES DO ESPÍRITO SANTO

Ao anunciar e prometer a vinda do Espírito Santo, Jesus o denomina "Paráclito" que é traduzido habitualmente por consolador e advogado que nos defende junto ao Pai (Jo 14,16; 15,26; 16,7). O próprio Jesus o chama também de Espírito de Verdade (Jo 16,13).

Além de seu nome próprio (Espírito Santo), que é o mais empregado, encontramos também as seguintes denominações: Espírito da promessa (Gl 3,14; Ef 1,13), Espírito de Adoção (Rm 8,15; Gl 4,6), Espírito de Cristo (Rm 8,11), Espírito do Senhor (2 Cor 3,17), Espírito de Deus (Rm 8,9; 1Cor 6,11) e Espírito de Glória (1 Pd 4,14).

OS SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO

São símbolos do Espírito Santo:

AS VIRTUDES

  1. As Virtudes Morais

    Deus nos permite, através do livre arbítrio, optar por aquilo que desejamos para a nossa alma. Se a abrirmos à ação do Espírito Santo poderemos sentir a transformação que em nós Ele quer operar.

    Precisamos porém colaborar com a sua ação e livremente não impedir que Ele se manifeste em nós. Precisamos estar atentos e desenvolvermos algumas coisas:

    • Virtude - é uma disposição habitual e firme para fazer o bem. Permite a pessoa não só praticar atos bons, mas dar o melhor de si. Com todas as suas forças sensíveis e espirituais, a pessoa virtuosa tende ao bem, persegue-o e acolhe-o na prática. O objetivo da vida virtuosa é tornar-se semelhante a Deus. Sob a ação do Espírito Santo devemos trabalhar intensamente para desenvolver em nós as Virtudes Cardeais (Morais) que são a origem de todas as outras virtudes.

    • Prudência - é a virtude que dispõe a razão prática a discernir, em quaisquer circunstâncias, nosso verdadeiro bem e escolher os meios adequados de realizá-lo.

    • Justiça - é a virtude moral que consiste na vontade constante e firme de dar a Deus e ao próximo o que lhes é devido. O justo busca sempre o bem comum e a ninguém beneficia em detrimento de outro.

    • Fortaleza - é a virtude moral que nos dá segurança nas dificuldades, firmeza e constância na procura do bem. Ela firma a resolução de resistir as tentações e superar os obstáculos na busca do bem.

    • Temperança - é a virtude moral que modera a atração pelos prazeres e procura o equilíbrio no uso dos bens criados. Assegura o domínio da vontade sobre os "instintos" e mantém os desejos dentro dos limites da honestidade.

  2. As Virtudes Teologais

    As virtudes teologais são infundidas por Deus na alma dos fiéis para serem capazes de agir como seus filhos e merecerem a vida eterna. São o penhor da presença e da ação do Espírito Santo nas faculdades do ser humano. As três virtudes teologais são:

    • Fé - é a virtude pela qual cremos em Deus e em tudo o que Ele nos disse e revelou, e que a Santa Igreja nos propõe crer, porque Ele é a própria verdade (Rm 1,17; Gl 5,6; Tg 2,26; Mt 10,32-33).

    • Esperança - é a virtude pela qual desejamos como nossa felicidade o Reino dos Céus e a Vida Eterna, pondo nossa confiança nas promessas de Cristo e apoiando-nos não em nossas próprias forças, mas no socorro da graça do Espírito Santo (Hb 10,23; Tt 3,6-7; Rm 4,18; 1Ts 5,8; Rm 12,12).

    • Caridade - é a virtude através da qual amamos a Deus sobre todas as coisas, por si mesmo, e ao próximo como a nós mesmos, por amor a Deus (Jo 13,1; 15,9; 15,12; Rm 5,10; Mt 5,44).

OS DONS E OS FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO

A vida moral dos cristãos é sustentada pelos dons do Espírito Santo. Estes são disposições permanentes que tornam o homem dócil para seguir os impulsos do mesmo Espírito. Devem ser usados para a glória de Deus e para o bem dos homens, deixando em nós a consciência de que nada somos e nada podemos, mas Deus é quem realiza tudo para o bem de todos.

Os sete dons do Espírito Santo são: Sabedoria, Inteligência, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus (Is 11,2-4).

São doze os frutos que o Espírito Santo modela em nós como primícias da glória eterna: a caridade, alegria, paz, paciência, longanimidade, bondade, benignidade, mansidão, fidelidade, modéstia, continência e castidade (Gl 5,22-23).

A ação do Espírito Santo em nós, produz todos esses efeitos acima de acordo com a nossa abertura.

Na prática da vida cristã, esses dons se manifestam de acordo com a vontade de Deus para o bem da Igreja. Sempre que isso ocorre podemos perceber nessas pessoas, que são instrumentos de Deus, diversos carismas (dons carismáticos).


Na Bíblia: Passagens sobre o Espírito Santo:

  • (EF 4,30) "E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção."

  • (SL 51,11) "Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo."

  • (MC 13,11) "Quando, pois, vos conduzirem e vos entregarem, não estejais solícitos de antemão pelo que haveis de dizer, nem premediteis; mas, o que vos for dado naquela hora, isso falai, porque não sois vós os que falais, mas o Espírito Santo."

  • (AT 4,31) "E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus."

  • (2COR 13,13) "A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém."

    Topo

    » 5. SITE CRISTÃO

    Padre Marcelo Rossi - http://ww12.terra.com.br/padremarcelo/

    PADRE MARCELO ROSSI - Uma boa dica é visitar o recente site oficial do Pe. Marcelo Rossi, que tem chats diários às 21:30h, missas ao vivo pela rede todos os domingos às 15h, e reza do terço bizantino todos os dias às 10h. Todos estes eventos com a presença (virtual) do Pe. Marcelo. Vale a pena conferir.

    Topo

    » 6. DICA DO AMIGO

    Livro: Roteiros Homiléticos da CNBB

    Para quem trabalha em equipes de liturgia, tem que preparar celebrações da palavra, ou simplesmente gosta de estar em sintonia com as celebrações dominicais,uma dica é comprar os roteiros homiléticos produzidos pela CNBB e publicados por Paulinas, Paulus e Loyola. Os roteiros são livros publicados periodicamente de acordo com o tempo litúrgico. Este ano já foram publicados 3 edições:

    1. Tempo Comum (1ª Parte);
    2. Tempo Quaresmal;
    3. Tempo Pascal.

    Cada livro contém a indicação de leituras, cores, roteiro homiléticos, sentido, e dicas de liturgia de cada celebração dominical do tempo litúrgico tratado pelo livro. A última publicação, do Tempo Pascal, coloca a Santíssima Trindade em evidência, sob o tema: "Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". Vale a pena, é muito interessante e proveitoso.

    Topo

    » 7. ESPAÇO DO LEITOR

    (Este espaço é para os leitores enviarem perguntas, testemunhos, intercâmbio, comentários sobre os Informativos; enfim, este espaço é seu. Participe!)


    CRISTO E EU

    Eu, peregrino. Ele, o caminho.
    Eu, a pergunta. Ele, a resposta.
    Eu, a sede. Ele, a fonte.
    Eu, tão fraco. Ele, a força.
    Eu, as trevas. Ele, a luz.
    Eu, o pecado. Ele, o perdão.
    Eu, a luta. Ele, a vitória.
    Eu, o inverno. Ele, o sol.
    Eu, doente. Ele, o milagre.
    Eu, o grão de trigo. Ele, o pão.
    Eu, comungando. Ele, a eucaristia.
    Eu, a procura. Ele, o endereço.
    Meu passado e meu presente: em suas mãos.
    Meu futuro: todo Dele.
    Eu, no tempo... E Cristo a Ressurreição.

    Topo

    "Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus" (1Cor 2,12).


    Participe da lista de discussão do #EJC para discutir os temas do Informativo. Para inscrever-se na lista, siga os passos abaixo:

    1. Envie uma mensagem para Majordomo@pegasus.com.br, colocando no corpo da mensagem: subscribe ejc.
    2. Você receberá uma mensagem de confirmação. Dê um "reply" apenas com a linha enviada na mensagem de confirmação.
    3. Você estará inscrito na lista.


    #EJC - O Canal de quem está conectado a Jesus, é acessado diariamente. Visite-o!


    Você também pode participar do Informativo do #EJC enviando notícias da sua comunidade, 'dicas' e textos. Participe!!!!


    Visite o #EJC no site do Agnus Dei, onde, além de outras coisas, pode-se encontrar todos os Informativos.

    Topo