»» E.J.C. - Aprendiz
Ano III - nº 63 - 11.04.2000

Organizadores:
André (Andarilho), Cledson, Marcos (Maverick-JP), Angela (Pretty-woman), Manuela (MoNaLiZa-JP), Luiz Júnior (Luiziinho) e Raquel (Keka_ETERnaMENTE).

Participação Especial:
Jesus@Deus.ES

Publicação quinzenal. Assinatura gratuita; basta remeter nome, e-mail, aniversário, movimento e cidade para andrelin@zaz.com.br. Obs.: coloque a palavra "ASSINATURA" no assunto (subject).

» NESTA EDIÇÃO

  1. Editoral
  2. Curtas
  3. Aniversariantes da Semana
  4. Tema para Reflexão: A Páscoa
  5. Site Cristão
  6. Dica do Amigo
  7. Espaço do Leitor

» 1. EDITORIAL

Um dos principais objetivos do "Aprendiz" é conscientizar nossos assinantes sobre o verdadeiro sentido do que se passa ao nosso redor.

Nesta edição, buscamos suscitar em nossos leitores a busca pelo verdadeiro significado da Páscoa, para que possamos vivenciá-la com autenticidade esta que é uma das mais importantes (aliás, a mais importante) festa do Cristianismo.

Topo

» 2. CURTAS

Topo

» 3. ANIVERSARIANTES DA SEMANA

Topo

» 4. TEMA PARA REFLEXÃO: A PÁSCOA

Origem e Aspectos da Páscoa

A PÁSCOA JUDAICA - A festa da Páscoa é anterior a Cristo, e até mesmo anterior ao povo Hebreu... Então, de onde ela vem?

A palavra Páscoa significa passagem. Os povos pagãos já comemoravam a festa da passagem, durante a mudança de estação para o início da época das colheitas; era a passagem para um período de maior abundância, onde a vida se tornava mais fácil e mais agradável.

Durante este período já comiam o pão ázimo, espécie de pão sem fermento (somente farinha e água), que se tornaria um dos símbolos da Páscoa judaica. O pão era salgado e preparado nas costas dos camponeses que trabalhavam de sol a sol.

Durante esta época do ano, aconteceu a libertação do povo Hebreu do cativeiro do Egito e Moisés, orientado por Deus, transformou o significado da festa. A Páscoa se torna para o povo Hebreu a passagem da escravidão para a liberdade. São incorporados outros símbolos, além do pão ázimo, que é mantido, e onde destaca-se a figura do cordeiro imolado, cujo o sangue nos umbrais das casas marca aqueles que serão salvos.

A PÁSCOA CRISTÃ - Deus em sua infinita bondade, vendo a escravidão do homem ao pecado, envia-nos o seu próprio Filho. A vida de Cristo, seus ensinamentos, sua missão, serão objetos de capítulos posteriores. Neste momento, nos deteremos apenas na sua função redentora.

A PÁSCOA DA REDENÇÃO - Durante o período da Páscoa Hebraica, Cristo é preso, martirizado, crucificado e morto. Ao terceiro dia ressuscita e transforma todo o significado da Páscoa Hebraica.

A Páscoa Cristã é a passagem da morte para a vida, da escravidão do pecado para a liberdade da vida eterna, como bem diz São Paulo: "Com efeito, visto que a morte veio por um homem, também por um homem vem a Ressurreição dos mortos. Pois, assim como todos morrem em Adão, em Cristo todos receberão a vida" (1Cor 15,21-22).

Alguns símbolos se transformam e ganham outro significado. Na quinta-feira, portanto, um dia antes da sua paixão, Cristo institui a Eucaristia, transformando o Pão e o Vinho no seu próprio Corpo e Sangue. Além disso, o próprio Cristo se transforma no novo cordeiro que é imolado para o perdão dos pecados e que nos dá a ressurreição para a vida eterna.

A SEMANA SANTA - A Igreja celebra a Páscoa todos os dias durante a missa, onde novamente Cristo se dá para todos nós na forma de pão e vinho, mas reserva para o mesmo período do ano em que ela de fato ocorreu, a celebração especial da Semana Santa. Não é uma simples comemoração ou uma lembrança; é uma celebração onde tudo se renova, tudo acontece de novo, e para qual o cristão deve se preparar.

Por isso, o período que antecede a Páscoa é a quaresma que, iniciada na quarta-feira de cinzas, nos chama à conversão para celebrarmos de forma digna o momento mais sublime da história da salvação.

O TEMPO PASCAL - Este tempo é marcado a partir do domingo de Páscoa, data mais importante da liturgia católica. Este domingo é o primeiro domingo de lua cheia do mês de Nissan, correspondendo ao calendário luni-solar, utilizado pelos hebreus na época da ressurreição de Cristo.

O tempo pascal se estende até a festa de Pentecostes (festa da vinda do Espírito Santo) que se comemora cinqüenta dias após a ressurreição de Cristo.

Nos quarenta dias que antecedem a festa maior de nossa fé, os fiéis são convidados a se prepararem através da oração, reflexão e penitência. Este período a Igreja denomina QUARESMA, na verdade um prolongamento do tempo pascal.

  • Fonte: Curso de Crisma
  • Reflita conosco sobre este tema na lista [EJC] (veja as instruções no rodapé) e nas próximas quintas, das 21:30 às 22:30 no #EJC do mIRC.

Topo

» 5. SITE CRISTÃO

Unidade Católica - http://www.sacramusic.com.br/unidadecatolica/

Este site é temporário, porém tem um objetivo definido: ajudar os sites da Sacramusic e da Paróquia Santa Cruz, os únicos sites católicos indicados ao TOP10 do iBEST a ficarem no TOP3 (relaçãos dos 3 sites mais votados). Essa posição garantiria a ambos os sites um maior reconhecimento na rede e uma consequente maior capacidade de transmitir a mensagem católica pela Net.

Quem quiser, pode conferir o pedido feito pelos autores e depois decidir votar ou não.

Topo

» 6. DICA DO AMIGO

O verdadeiro amigo é aquele que quer que vivamos por muitos e muitos anos. Eis algumas dicas para preservarmos nossas vidas e evitarmos aborrecimentos:

KIT SEGURANÇA

O QUE TER (CARREGAR) NA CARTEIRA:

BANCO 24 HORAS

  • Nunca ir ao banco 24 horas - Se inevitável, procurar os de shoppings centers e locais movimentados, de dia e policiados
  • Nos bancos, não aceitar ajuda de estranhos; cuidado ao exibir dinheiro etc.
  • Se estiver a pé - Nunca parar para falar com estranhos, seja pedido de informação, seja qualquer outra coisa. O ladrão sempre vem de frente, encosta para perguntar e puxa a arma (no caso de assalto). Batedor de carteira é diferente; assim, evitar carregar bolsas e carteiras.

Topo

» 7. ESPAÇO DO LEITOR

(Este espaço é para os leitores enviarem perguntas, testemunhos, intercâmbio, comentários sobre os Informativos; enfim, este espaço é seu. Participe!)

Topo

"Se Cristo não ressuscitou, vazia é a nossa pregação, vazia também é a vossa fé" (1Cor 15,14).


Participe da lista de discussão do #EJC para discutir os temas do Informativo. Para inscrever-se na lista, siga os passos abaixo:

  1. Envie uma mensagem para Majordomo@pegasus.com.br, colocando no corpo da mensagem: subscribe ejc.
  2. Você receberá uma mensagem de confirmação. Dê um "reply" apenas com a linha enviada na mensagem de confirmação.
  3. Você estará inscrito na lista.


#EJC - O Canal de quem está conectado a Jesus, é acessado diariamente. Visite-o!


Você também pode participar do Informativo do #EJC enviando notícias da sua comunidade, 'dicas' e textos. Participe!!!!


Visite o #EJC no site do Agnus Dei, onde, além de outras coisas, pode-se encontrar todos os Informativos.

Topo