A g n u s D e i

A P R E N D I Z - Nº 61

Informativo do Canal #EJC (Encontro de Jovens com Cristo)
Ano III - Número 61 - 13 de Março de 2000

Organizadores:
André (Andarilho), Cledson, Marcos (Maverick-JP), Angela (Pretty-Woman), Manuela (MoNaLiZa-JP), Luiz Junior (Luiziinho) e Raquel (Keka-ETERnaMENTE)

Participação especial:
Jesus@Deus.ES

Publicação quinzenal. Assinatura gratuita; basta remeter nome, e-mail, aniversário, movimento e cidade para andrelin@zaz.com.br

Nesta Edição:

  1. Editorial
  2. Curtas
  3. Aniversariantes da Quinzena
  4. Tema para Reflexão: Campanha da Fraternidade 2000
  5. Site Cristão
  6. Dica do Amigo
  7. Espaço do Leitor

EDITORIAL

Neste ano a Igreja inovou, lançando a campanha da fraternidade de uma forma diferente. Ecumenicamente, sete igrejas cristãs mobilizar-se-ão no intuito de discutirem um tema bastante importante: a exclusão social e a dignidade humana.

Todos nós somos convidados a seguir o consagrado roteiro utilizado nas Campanhas da Fraternidade: ver (observarmos o problema ao nosso redor), julgar (encontrarmos as causas) e agir (agirmos no sentido de revertermos a situação).

Vamos, juntos, unirmo-nos aos irmãos cristãos no sentido de apaziguar os problemas que são alvo da Campanha da Fraternidade 2000.

Topo

CURTAS

  • A Paróquia de São Lucas em Ouro Preto, Olinda-PE, no próximo dia 26 de março o Jubileu da Juventude. Será uma grande festa que reunirá jovens de todas as comunidades e também de outras paróquias.

Topo

ANIVERSARIANTES DA QUINZENA

  • 18/03 - Manuela (Monaliza-JP), participante do EJC da Paróquia de N. Sra. de Fátima (João Pessoa-PB) e coordenadora da Bandinha.

  • 23/03 - Michele (Mimi), que participa do EAC da Paróquia de N. Sra. de Fátima (João Pessoa-PB).

  • 24/03 - Sandra Renata Canale Duracenko, participante do Movimento Pastoral da Juventude da Paróquia São José da Regional Piracicaba 1 e do Grupo Jovem AME (Grupo Jovem AMigos Em Cristo), em Piracicaba-SP.

  • 24/03 - Márcio José melo Barroso, que participa da Pastoral da Catequese, da Pastoral da Juventude (JUNAC-Jovens Unidos no Amor de Cristo) e da Pastoral da Comunicação da Paróquia São Luiz Gonzaga - Porto Velho-RO.

  • 26/03 - Miguel, participante do ECC e EJC da Paróquia de N. Sra. de Fátima, de João Pessoa-PB.

  • 28/03 - Bruno Pimenta (Poirot_21), participante do EJC e do Grupo Capela. Ele é de João Pessoa-PB.

Topo

TEMA PARA REFLEXÃO

Campanha da Fraternidade 2000

Texto: Sete Igrejas Julgam o Brasil

A Campanha da Fraternidade 2000 terá início na Quarta-Feira de Cinzas, 8 de março, sob o tema "Novo milênio sem exclusões" e o lema "Dignidade humana e paz". Pela primeira vez, será uma promoção ecumênica. Ao lado da Igreja católica, que a criou em 1964, neste ano participam as Igrejas Anglicana, Metodista, Luterana, Cristã Reformada, Presbiteriana Unida e Ortodoxa Siriana. As setes Igrejas fazem parte do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil), fundado em 1982.

No texto-base, distribuído às paróquias e comunidades, fotografam-se os "porões da vida" com sérias denúncias: "Em pleno final do século XX, há trabalhadores escravizados no Brasil" (p. 37). Em 1998, em Perolândia-GO, 39 homens trabalhavam na carvoaria da fazenda Campo Limpo em regime de escravidão. Nas fazendas Colorado, em Sapucaia, e Santa Helena, em Água Azul do Norte, ambas no Pará, 60 peões viviam como escravos. No Pará e no Amapá, "70 grandes fazendas, adotando trabalho escravo, foram flagradas, em 17 anos, pelos órgãos federais responsáveis pela fiscalização" (p. 39).

Em seu primeiro ano de mandato, o presidente FHC prometeu acabar com o trabalho escravo no Brasil. A Campanha da Fraternidade demonstra que ele, por enquanto, fracassou nesse propósito. Não bastasse isso, agora seu governo quer mudar o artigo 7º da Constituição, privando os trabalhadores de direitos sociais, como o 13º salário, Fundo de Garantia, férias remuneradas etc.

Quanto ao trabalho infantil, as sete Igrejas denunciam que "havia no Brasil, em 1996, uma mão-de-obra invisível, um silencioso exército de 7,5 milhões de crianças e adolescentes trabalhando como adultos" (p. 43). São os meninos cortadores de cana em Pernambuco, carvoeiros no Mato Grosso do Sul, sapateiros no Rio Grande do Sul e em São Paulo. Cinqüenta mil crianças e adolescentes chafurdam nos lixões em busca da sobrevivência.

À luz dos 500 anos de colonização do Brasil, as Igrejas denunciam o genocídio indígena. Na Amazônia, onde habitam 60% dos povos indígenas do Brasil, "atuam verdadeiros cartéis da exploração ilegal de madeira, caça e minérios em terras indígenas" (p.67). A biopirataria age através de falsos missionários, que patenteiam no exterior conhecimentos e recursos tradicionais da medicina indígena. Os Guarani-Kaiowá foram expulsos de suas terras, pelo latifúndio, em dezembro de 1998. Em 13 anos, ocorreram 319 casos de suicídio entre os Guarani do Mato Grosso do Sul, devido à falta de terra e más condições de trabalho.

O documento da Campanha da Fraternidade trata, ainda, da discriminação do negro e da mulher, e censura o governo por abrir "de forma irresponsável o mercado interno aos produtos estrangeiros, forçando a produção nacional a adotar os critérios técnicos de produção das multinacionais. Como o processo é apoiado em capitais internacionais, a política de juros e de câmbio é definida para atraí-los" (p.96). Em nosso país, "os 20% mais ricos controlam mais de 64% da renda, enquanto os 20% mais pobres sobrevivem com 2,5% da renda" (ONU/98).

A Campanha não se restringe ao diagnóstico. Propõe engajamentos: "Criar grupos e movimentos dispostos a assumir a causa do menor abandonado e explorado; colaborar com os sindicatos; participar dos Conselhos Paritários; favorecer cooperativas; apoiar a luta pela terra, a reforma agrária; organizar trabalhos comunitários; lutar por políticas democráticas de comunicação; colocar os meios de comunicação das Igrejas a serviço das causas populares; apoiar e participar de movimentos sociais" (pp. 61-62).

A situação social do Brasil é tão dramática, e agravada pelo fracasso do governo FHC, que até o PFL fala em lutar contra a pobreza. O FMI, coerente com a sua política genocida, mas revestido da prepotência que a subserviência de nosso governo lhe imprime, expressou sua discordância, através de Lorenzo Pérez, seu representante no Brasil. Aliás, não se conhece um só país do mundo, gerenciado pelo FMI, onde os ricos tenham ficado um pouco menos ricos e os pobres menos pobres.

Façamos do olhar lúcido e profético das sete Igrejas cristãs o nosso guia na escolha dos candidatos às eleições municipais deste ano. Votemos por um Brasil sem exclusões.

  • Autor: Frei Betto


Reflita conosco sobre este tema na lista [EJC] (veja as instruções no rodapé) e nas próximas quintas-feiras, das 21:30 às 22:30 no #EJC
(irc.brasnet.org, do mIRC)

Topo

SITE CRISTÃO

Associação do Senhor Jesus - http://www.asj.org.br

Site da Associação do Senhor Jesus, onde todos poderão conhecer melhor esta obra de evangelização que atualmente evangeliza através dos meios de comunicação, principalmente com a TV Século XXI.

Topo

DICA DO AMIGO

Livro: Campanha da Fraternidade 2000

Indico o livro-base da Campanha da Fraternidade 2000. Ele encontra-se disponível nas principais livrarias do país e é repleto de subsídios que nos levam a ver a situação do país, julgá-la e agir diante dos fatos apontados.

Topo

ESPAÇO DO LEITOR

(Este espaço é para os leitores enviarem perguntas, testemunhos, intercâmbio, comentários sobre os Informativos. Enfim, este espaço é seu. Participe!)


Oração da CF-2000 Ecumênica

Ó Deus, que nos criaste à tua imagem,
diante de Ti trazemos
as vítimas deste nosso País,
vítimas de um sistema que exclui
pobres, índios, negros,
mulheres e crianças.

Senhor, eis-nos aqui,
pedindo perdão
por todas essas exclusões das quais também somos culpados.

Senhor, eis-nos aqui,
pedindo a tua graça
para resgatarmos
a dignidade humana ferida e contruirmos um novo milênio
de fraternidade e de paz.

Por Jesus Cristo,
Nosso Senhor ressuscitado,
que por seu Calvário
venceu todos os calvários.

Amém!

Topo

"A paixão é passageira, dura apenas uma fase; o amor cultivado no dia-a-dia é verdadeiro, eterno e é sacramento" (fr. Jorge Luiz Maoski).


Participe da lista de discussão do #EJC para discutir os temas do Informativo. Para inscrever-se na lista, siga os passos abaixo:

  1. Envie uma mensagem para Majordomo@pegasus.com.br, colocando no corpo da mensagem: subscribe ejc
  2. Você receberá uma mensagem de confirmação. Dê um reply apenas com a linha enviada na mensagem de confirmação.
  3. Você estará inscrito na lista.


#EJC - O canal de quem está conectado a Jesus, é acessado diariamente. Visite-o!

Você também pode participar do Informativo do #EJC enviando notícias da sua comunidade, 'dicas' e textos. Participe!!!


Visite o #EJC no site do Agnus Dei:
http://www.agnusdei.cjb.net
onde, além de outras coisas, pode-se encontrar todos os Informativos.