A g n u s D e i

BOLETIM EJC - Nº 6

Informativo do Canal #EJC (Encontro de Jovens com Cristo)
Numero 06/98 - 20 de julho de 1998

Organizadores:
André (Andarilho), Cledson, Igor (Trebad0), Manuela (MoNaLiZa-JP) e Marcos (Maverick-JP)

Colaborou nesta edição:
Edson (Nostragamus)

Participação especial:
Jesus@Deus.ES

Publicação semanal. Assinatura gratuita; basta remeter nome, e-mail, aniversário, movimento e cidade para andrelin@zaz.com.br

Nesta Edição:

  1. Editorial
  2. Curtas
  3. Texto para Reflexão: Fé
  4. Site da Semana
  5. Espaço do Leitor: Ainda sobre Oração

EDITORIAL

Nos últimos dias fomos bombardeados pela notícia de que dezenas de medicamentos falsos estariam sendo vendidos em todas as farmácias do país, o que resultou, entre outras coisas, na gravidez indesejada de centenas de mulheres e até na morte de algumas pessoas.

Esse episódio também nos leva a refletir sobre o valor que atribuimos à fachada dos diversos 'remédios' que ingerimos para curar e aliviar as dificuldades que surgem em nossas vidas, sem sabermos o seu verdadeiro conteúdo.

Através de embalagens vistosas e ilusões, esses falsos remédios vivem nos seduzindo a experimentá-los. Alguns, mais leves, funcionam como analgésicos, dando-nos a sensação de alívio, mas que depois fazem retornar a dor. Outros, mais fortes, nos levam à morte como se a vida fosse... literalmente, uma droga.

Porém, ainda nos resta um remédio que muitas vezes é esquecido devido à grande facilidade de ser encontrado no mercado e por ter uma embalagem simples. Esse remédio deve ser tomado diariamente e de acordo com as necessidades de cada um, embora não tenha contra-indicação.

Esse remédio é Jesus.

Topo


CURTAS

O aniversariante da semana é Tácio Dê Boaventura Santos, participante da EDA - Equipe Diocesana de Assessores e da PJC de Itabuna (BA) que estará aniversariando nesta terça (21/07). Parabénssssssssssssssssss !!!!!!

A "Home Page da Semana", que antes fazia parte da seção "Curtas", agora terá uma seção especial "assinada" pelo nosso amigo Cledson (EJC - João Pessoa) que indicará os diversos sites católicos espalhados pela grande rede.

Se você tiver algum comentário a fazer sobre o Informativo ou o canal #EJC, é só escrever!

Topo


TEXTO PARA REFLEXÃO

a. Comentário

A fé é a mola impulsora de toda a vida do povo de Deus. Como exemplo da existência da fé no decorrer da existência do povo eleito, podemos citar os exemplos de Abraão, modelo de fé proposto pela Sagrada Escritura, e Maria, a mais perfeita realização da fé.

Abraão, "o pai de todos os crentes", obedeceu à ordem de Deus, partindo para uma terra que devia receber como herança, sem ao menos saber onde esta terra se encontrava (Hb 11,8). Pela fé, viveu como estrangeiro na terra prometida. Pela fé, Sara recebeu a graça de conceber o filho da promessa. Pela fé, finalmente, Abraão ofereceu seu filho único em sacrifício. Graças a esta "fé poderosa" (Rm 4,20), Abraão tornou-se "o pai de todos os que haveriam de crer" (Rm 4,11.18).

Maria, por sua vez, realiza de maneira mais perfeita a obediência da fé. Na fé, Maria acolheu o anúncio e a promessa trazida pelo anjo, acreditando que "nada é impossível para Deus" (Lc 1,37), e dando o seu consentimento: "Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc. 1, 38).

Atualmente, cada vez mais nos deparamos com a falta de fé. Por que isto tem ocorrido? O que é preciso para 'ter fé' e para conservá-la? O que é fé? Como podemos ver, o tema "fé" é bastante rico e necessário de ser discutido porque, além de tudo, "a fé move montanhas". E, buscando explorar esse tema, é que tenho fé que nos encontraremos nesta quinta, às 22 horas, no #EJC.

Divino Espírito Santo, iluminai a nossa inteligência e aumentai a nossa fé.

Abraços,

Andre Augusto (Andarilho)


b. Texto

ACREDITAR SEM VER
(por Chiara Lubich; fonte: revista Cidade Nova - abr./96)

"Felizes os que não viram e acreditaram".

Estas palavras se encontram no final do Evangelho de São João. Como você deve lembrar-se, Jesus as dirigiu a Tomé, o apóstolo que estava ausente quando o Mestre ressuscitado apareceu pela primeira vez aos discípulos. Eles tinham dito a Tomé: "Vimos o Senhor" (Jo 20,25). Mas ele, tendo dificuldades para acreditar, respondera: "Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos...não acreditarei" (Jo 20,25).

Tomé é o protótipo de todos aqueles que, como ele, não receberam o anúncio da ressurreição diretamente de Jesus, mas através do testemunho dos apóstolos. Ele representa, na prática, todas as gerações nascidas depois do tempo de Jesus, que não puderam ver para depois acreditar. É a cada um de nós, que acreditamos no Evangelho, que Jesus dirige esta bem-aventurança:

"Felizes os que não viram e acreditaram".

Em um outro momento, Tomé teve a possibilidade de ver Jesus, pois também ele tinha sido chamado a ser seu apóstolo, sua testemunha ocular. Ver Jesus ressuscitado foi tão determinante, que a sua fé cresceu a ponto de não mais precisar de 'provas'. Brotaram-lhe, então, da alma, aquelas esplêndidas palavras que mostram quão profundamente ele entendeu quem era Jesus: "Meu Senhor e meu Deus" (Jo 20,28).

"Felizes os que não viram e acreditaram".

O que Jesus quer lhe ensinar com essas palavras?

Ele quer deixar impresso em você, e em todas as pessoas que não conviveram com ele, a convicção de que possuímos a mesma graça dos apóstolos. Jesus quer lhe dizer que você não está numa posição de desvantagem diante daqueles que o viram, porque tem a fé. Esta é, por assim dizer, o novo modo de "ver" Jesus. Com a fé, você pode se aproximar dele, pode conhecê-lo profundamente, encontrá-lo no íntimo do coração. Com a fé, você pode descobri-lo entre dois ou mais irmãos unidos no seu nome (cf. Mt 18,20), ou na Igreja, onde ele continua presente.

Esta fé se baseia no testemunho, transmitido através dos séculos, de todos aqueles que puderam ver o Senhor com os próprios olhos. Mas, embora muitos séculos tenham se passado, você não se distanciou de Jesus. Ele, antes de voltar ao Pai, ao rezar pelos discípulos que deixava no mundo, lembrou-se também de você: "Não peço somente por estes, mas por todos aqueles que, pela sua palavra, acreditarão em mim" (Jo 17,20).

"Felizes os que não viram e acreditaram".

Estas palavras de Jesus significam ainda, para você, um apelo a reacender a fé, a não esperar apoios ou sinais que nos ajudem a progredir na vida espiritual, a não duvidar da presença de Cristo na própria vida e na história, mesmo que ele possa parecer distante.

Com estas palavras, Jesus quer que você se abandone com fé e confiança nos braços de Deus. Quer que você acredite no seu amor, mesmo em meio a situações difíceis ou circunstâncias que parecem impossíveis.

"Felizes os que não viram e acreditaram".

Estas palavras de Jesus são um convite para que você não se feche na sua lógica humana, tão limitada, nem se deixe bloquear pelo racionalismo. São um convite a aceitar aquilo que ultrapassa a sua compreensão, a abrir-se às grandes verdades da fé, como o mistério de Deus, de Cristo e da ressurreição.


Reflita conosco sobre este tema nesta quinta (23/07), às 22:00 no #EJC!

Topo


SITE DA SEMANA

O "Site da Semana" e' Mundo Católico" - http://www.zaitek.com.br/~salvador/catolic.html.

É o verdadeiro diretório católico da Net brasileira. Além de sua considerável coleção de links (divididos por categoria - Liturgia, Juventude, Franciscanos, etc), Mundo Católico oferece serviços como:

  • Evangelho do Dia: inscreva-se em uma lista e passe a receber por e-mail, diariamente, as leituras bíblicas sugeridas pela Igreja, que sao lidas na Missa.

  • Cursos: há ótimos textos sobre Liturgia, além da oportunidade de participar de uma lista de discussão sobre Biblia, para tirar suas dúvidas e aprender mais.

Outros serviços interessantes poderiam ser citados aqui: Santo do Dia, Intermail...

Sugestão: clique em "Novidades" sempre que entrar nesse site.

Boa Navegaçao!

Topo


ESPAÇO DO LEITOR

Ainda sobre Oração

Texto

CONDIÇÕES DA ORAÇÃO
(por Antonio Xisto Arruda; enviado por Edson (Nostragamus) - Segue-me)

  1. Rezemos por nós mesmos;

  2. Rezemos muito pela conversão dos pecadores;

  3. Peçamos as graças necessárias à salvação (os bens temporais não são necessários à salvação);

  4. Quem pede a Deus, humilde e confiadamente, coisas necessárias para esta vida, ora é ouvido por misericórdia e ora não é atendido por misericórdia; pois, "do que o doente tem necessidade, melhor sabe o médico do que o doente" (S. Agostinho);
  5. Quando Deus nos atende é sempre para nosso maior bem;

  6. Que rezemos com devoção e perseverança. "Com devoção, quer dizer, com humildade e confiança; com perseverança, que dizer, sem deixar de rezar até a morte" (S. Tomás);

  7. Considerar que Deus ouve a oração dos humildes e repele a dos orgulhosos;

  8. Lembrar que, por mais carregada que esteja uma alma de pecados, Deus não pode desprezar um coração que se humilha;

  9. Pedir com fé e sem hesitação alguma;

  10. Considerar que jamais se perdeu quem confiou em Deus;

  11. Ter em mente que nenhum pecador arrependido pediu ao Senhor benefícios, sem receber o que desejava;

  12. Considerar, finalmente, que a graça da oração é concedida a todos; Ele quer a salvação de todos e Ele ama os que nele confiam.

Topo

"A fé é uma posse antecipada do que se espera, um meio de demonstrar as realidades que não se vêem" (Hb 11,1)
#EJC - O canal de quem está conectado a Jesus!

Retornar