A g n u s D e i

BOLETIM EJC - Nº 55

Informativo do Canal #EJC (Encontro de Jovens com Cristo)
Ano II - Número 55 - 21 de dezembro de 1999

Organizadores:
André (Andarilho), Cledson, Marcos (Maverick-JP), Manuela (MoNaLiZa-JP) Luiz Junior (Luiziinho) e Raquel (Keka-ETERnaMENTE)

Participação especial:
Jesus@Deus.ES

Publicação quinzenal. Assinatura gratuita; basta remeter nome, e-mail, aniversário, movimento e cidade para andrelin@zaz.com.br

Nesta Edição:

  1. Editorial
  2. Curtas
  3. Aniversariantes da Quinzena
  4. Tema para Reflexão: O Sentido do Natal
  5. Site Cristão
  6. Dica do Amigo
  7. Espaço do Leitor

EDITORIAL

Chegou o Natal. É tempo de pararmos para vivenciarmos e comemorarmos o nascimento do Menino Jesus: Deus, que se fez homem para habitar no meio de nós.

Talvez pareça grotesco lembrarmos o que realmente significa o Natal mas, ao mesmo tempo, isso faz-se necessário devido ao consumismo que tem sido exaltadado nessa época.

Estamos muito felizes por passarmos, pelo menos virtualmente, mais um Natal e Ano Novo juntos e desejamos que a conexão com Cristo de cada um dos nossos leitores aumente velozmente no ano 2000.

É o que deseja todos que fazem o Informativo do #EJC.

Topo

CURTAS

  • Agradecimento - Agradecemos a todos os leitores que enviaram sugestões para o nome do Informativo. Todas as opiniões estão sendo juntadas e serão remetidas para os organizadores do Informativo, que escolherão a denominação mais apropriada. Em breve daremos notícias!!!!

  • Cooperativa de Trabalho Alternativo - Algumas pessoas que participam das Pastorais Sociais da Arquidiocese da Paraíba, com o objetivo de combater o desemprego (tema da Campanha da Fraternidade [CF] deste ano), criaram a cooperativa de trabalho alternativo Lavadeiras Paraíso da Roupa Limpa, localizada na Rua Elói de Medeiros Costa, 2813, no bairro dos Bancários (entre Marcolino Madeiras e o Centro de Zoonozes). A cooperativa deve começar a funcionar no início do próximo mês. Mais informações com Irmã Rogéria: 235-1447 (Fonte: Diocese da Paraíba).

  • Romaria da Esperança - Dom Marcelo Carvalheira, Arcebispo da Paraíba, convida o Povo de Deus a participar da grande Romaria da Esperança.
    Dia: 01 janeiro do ano 2000
    Concentração: as paróquias e comunidades se organizam para chegar às 23h, na Lagoa do Parque Solon de Lucena, em João Pessoa, momento em que será realizada a Missa e o lançamento da Campanha Alfabetização 2000 – realize o senho de ser cidadão.
    Caminhada: depois da Missa, terá início a romaria até a Praia de Tambaú (Busto de Tamandaré).
    Show: na chegada, em Tambaú, Pe. João Carlos e banda realizarão um grande show celebrativo.

  • Acampamento Maanain 2000 - Já estão abertas as inscrições para o Acampamento Maanaim - Rio de Janeiro. Os dois acampamentos do ano de 2000 serão realizados no final de Janeiro de 2000 e, como sempre, as vagas são limitadas e se esgotam rapidamente. Como já é feito há um ano, o site do Acampamento Maanaim (http://www.maanaim.rj.net) está aceitando inscrições feitas pela própria Internet. A inscrição porém se limita a um acampamento (zona sul). O acampamento da zona norte não possui fichas de inscrição on-line e maiores informações podem ser dadas através desse e-mail.
    Para se inscrever no Acampamento Maanaim - Rio de Janeiro (zona Sul, você deverá preencher a ficha que se encontra na seção "Inscrição On-Line". Poderá se inscrever qualquer pessoa de qualquer lugar do Brasil e de outros países, desde que sejam maiores de 16 anos. Esperamos pelo chamado de Deus na vida de cada um. Maiores dúvidas nos mande um e-mail e responderemos!
    Equipe MaanaNet: Felipe Perlingeiro, Harry Onida, Luis Felipe, Ronaldo Nacarati e Sandro Valle
    E-Mail do Acampamento Maanaim: maanaim@hotmail.com
    Divulgue nosso novo site: http://www.maanaim.rj.net

Topo

ANIVERSARIANTES DA QUINZENA

  • 24/12 - Eulália, que participa do ECC e é Coordenadora do Segue-me. Ela é de Brasília-DF.

  • 24/12 - Gardenya, participante do EJC da Paróquia de N. S. de Fátima, de João Pessoa-PB.

  • 26/12 - Alexander Brasil, que é membro da Pastoral da Crisma (animador), da Pastoral da Comunicação (Jornal "Boa Nova"). Ele é de João Pessoa-PB.

  • 30/12 - Ynglis (Ynga), participante do EJC da Paróquia de N. S. de Fátima, de João Pessoa-PB.

  • 02/01- Caio Miranda da Rocha, participante do Grupo Martelinho, de Brasília-DF.

  • 04/01 - Rosana (Rokise), que é de Juiz de Fora-MG.

Topo

TEMA PARA REFLEXÃO

O Sentido do Natal

Texto: O resgate do Natal

Celebrar o nascimento de Jesus é, na tradição cristã, uma festa tardia. Tornou-se freqüente entre os séculos 7 e 8. A Igreja apropriou-se de uma festa pagã, o solstício de inverno no Hemisfério Norte, celebrada em 25 de dezembro, assim como já se havia apropriado do título imperial de sumo pontífice, para aplicá-lo ao papa ou, hoje, no Brasil, liturgiza o tchã.

Não se sabe ao certo a data histórica do nascimento de Jesus. Os cristãos transformaram a festa pagã do Sol em celebração daquele que, segundo o Evangelho de João, veio como "luz do mundo". O início do fim do inverno e o retorno do Sol à proximidade do Hemisfério Norte eram comemorados com procissões, casas decoradas com árvores e ramos, comilanças e troca de presentes entre amigos.

Natal deriva da expressão latina "natalies dies" (dia do nascimento), traduzido para Nouel na língua de oc e por Noé ou Noel na língua de oil, no sul da França. O velho Papai Noel antecedeu, portanto, o Menino Jesus no presépio - criado por São Francisco de Assis, no século 13. Como o dinheiro soa mais alto que a graça divina, ainda hoje a imagem do velho barbudo predomina na sociedade consumista, marginalizando o filho de Maria e José.

De fato, dois Natais perpassam e inquietam o nosso espírito: o da lojas e o do lar. A publicidade cerca-nos por todos os lados, entope-nos de sedutores apelos, impelindo-nos a gastar o que não podemos e a comer e beber o que não devemos. Assim, o aniversário de Deus feito homem se transforma numa pantagruélica orgia de mercadorias inúteis e comidas inadequadas ao verão tropical (castanhas, nozes, avelãs, chocolates, etc.).

Natal rima com oração. Melhor seria participar da missa ou do culto, armar o presépio a um canto da sala e orar em família, reler o episódio de Belém nos Evangelhos e fazer o que Jesus veio ensinar: o bem ao próximo. Sobretudo àqueles com os quais Ele mais se identificou ao afirmar: "Tive fome, sede, estive enfermo, nu, doente, preso, era estrangeiro (Mateus 25, 31-46)."

Centrada no Menino Jesus, a festa deveria centrar-se também nas crianças. Hoje, elas são precocemente corrompidas pelo consumismo. Passei minha infância sem lidar com o fator dinheiro. Com meus amigos, fabricávamos os nossos brinquedos e improvisávamos brincadeiras. Havia espaço para a nossa fantasia. A palavra grife não existia e nunca me perguntei qual era a marca do tênis ou da roupa que eu trajava.

Hoje, a publicidade cria consumidores infantis, graças à erotização precoce. Ao conseguir que uma criança preste demasiada atenção ao próprio corpo, expulsa-a do paraíso da inocência para o reino da concupiscência. E, como consumidora, ela apresenta duas vantagens: não possui critério do valor e tem o poder de chatear tanto os adultos que eles acabam comprando...

A TV, por sua vez, inibe a fantasia infantil. A caixa de sonhos eletrônicos, monológica e amoral, introduz crianças no sexo explícito e na violência ilimitada. Depois, é brincar de videogame e aprender a matar bonequinhos...

O desejo dilata-se psicologicamente, além da capacidade biológica da menina e do menino. Instaura-se uma espécie de esquizofrenia.

Assim, não é de estranhar que, na adolescência, o sonho atrofiado busque liberação química nas drogas, a sexualidade irresponsável dissemine a aids e a gravidez precoce, o aprendiz de assassino se arme de metralhadora para matar espectadores de um filme.

O Natal oferece uma boa oportunidade para educar as crianças nos valores evangélicos, no espírito religioso, na doação de seus brinquedos, roupas e objetos supérfluos aos mais carentes, na visita confortadora a creches, asilos e hospitais.

No ano passado, levei meu sobrinho à ala infantil do Hospital do Câncer. Impressionou-o ver crianças como ele retidas ao leito, a cabeça raspada, o sofrimento expresso nos olhos. Rezou com elas, brincou, distribuiu seus brinquedos e, afinal, entendeu por que Deus nasceu menino num cocho, lá no pasto ocupado por um casal, sem-terra e sem-teto, chamado Maria e José.

Desde então, é Natal na vida de Rafael, pois ele nasceu para o amor ao próximo.

  • Frei Betto (op), dominicano, é escritor.


Reflita conosco sobre este tema nas próximas quintas-feiras, das 21:30 às 22:30 no #EJC
(irc.brasnet.org, do mIRC)

Topo

SITE CRISTÃO

Bluemountain - http://www.bluemountain.com/index.html

É um dos melhores (ou até o melhor!) site de cartões da Internet. Lá você encontrará cartões animados e até musicais sobre os mais diversos momentos especiais de nossas vidas. Vale conferir a seção de Natal e de cartões católicos/cristãos.

Topo

DICA DO AMIGO

Dinâmica: "O Feitiço virou contra o Feiticeiro"

É bom aproveitar os momentos em que todo mundo está reunido para comemorar o Natal, para convidar todos à reflexão.

Conheço uma dinâmica legal para esse momento que chama-se "o feitiço virou contra o feiticeiro":

    Escolhem-se 5 pessoas. Outras cinco escolheram uma 'prenda' que cada um dos primeiros deverão pagar.

    Acontece que, na hora H, a pessoa que escolheu a prenda é quem vai pagá-la. A mensagem da dinâmica é que devemos desejar às pessoas somente aquilo que queremos para nós.

Boa sorte!

Topo

ESPAÇO DO LEITOR

Bom, primeiramente eu queria dizer que sou um leitor do EJC e que acho super interessante as matérias que são expostas, e a maneira como vocês a expoem.

Mas eu estou escrevendo porque tenho uma dúvida urgente sobre uma coisa que existe para aqueles que não creem: espíritos.

Ontem (07/12/99), minha avó sofreu uma amnésia estranha, na qual ela perdeu a noção do que acontecera com ela quando se dirigia de uma cidade para outra. A história segue da seguinte maneira:

Ela voltava da cidade da mãe dela (minha bisavó) e parou num sítio da família. Quando ela estava pronta pra continuar a viagem, entrando no carro, ela disse que havia um homem sentado no banco de trás do carro. Ela falou que a única coisa que recorda é que ela mandou o sujeito se deslocar para o banco da frente; e que do nada, quando ela olhou, ele já estava lá.

Bem, após isso, ela falou que havia passado o resto da viagem supostamente acompanhada por esse "homem". Quando ela chegou em sua casa, ela foi ao banheiro e perguntou ao meu avô aonde estava o homem que havia acompanhado-a. Meu avô falou que ninguém estava no carro com ela, que ela havia chegado sozinha. Depois disso, ela teve uma crise de choro, foi quando meu avô chamou outros membros da família para tentar entender o que havia acontecido...

Bem, em relação ao caso, minha avó tem problemas com a pressão, que serviu de análise medica e razão pela qual a fez ver o tal homem. Só que há um porém: esse homem, segundo a minha avó, era um conhecido que já havia morrido.

P.S.=> Por favor eu gostaria que você pensasse um pouco sobre esse caso e que talvez pudesse me dar uma solução, já que vocês do EJC são mais aproximados de padres e pessoas que possam entender um pouco melhor do assunto.

Ah, e outra coisa, minha avó não apresenta nenhum problema com relação a alucinações e etc...

Muito obrigado. Um abraço a todos vocês...


(Este espaço é para os leitores enviarem testemunhos, intercâmbio, perguntas, comentários sobre os Informativos, enfim, este espaço é seu. Participe!)

Topo

"Homem e mulher os criou; e os abençoou, e os chamou pelo nome de homem, no dia em que foram criados." (Gen 5,2).


Participe da lista de discussão do #EJC para discutir os temas do Informativo. Para inscrever-se na lista, siga os passos abaixo:
1. Envie uma mensagem para Majordomo@pegasus.com.br, colocando no corpo da mensagem: subscribe ejc
2. Você receberá uma mensagem de confirmação. Dê um reply apenas com a linha enviada na mensagem de confirmação.
3. Você estará inscrito na lista.


#EJC - O canal de quem está conectado a Jesus, é acessado diariamente. Visite-o!

Você também pode participar do Informativo do #EJC enviando notícias da sua comunidade, 'dicas' e textos. Participe!!!


Visite o #EJC no site do Agnus Dei:
http://www.agnusdei.cjb.net
onde, além de outras coisas, pode-se encontrar todos os Informativos.