A g n u s D e i

BOLETIM EJC - Nº 52

Informativo do Canal #EJC (Encontro de Jovens com Cristo)
Ano II - Número 52 - 08 de novembro de 1999

Organizadores:
André (Andarilho), Cledson, Marcos (Maverick-JP), Manuela (MoNaLiZa-JP) Luiz Junior (Luiziinho) e Raquel (Keka-ETERnaMENTE)

Participação especial:
Jesus@Deus.ES

Publicação quinzenal. Assinatura gratuita; basta remeter nome, e-mail, aniversário, movimento e cidade para andrelin@zaz.com.br

Nesta Edição:

  1. Editorial
  2. Curtas
  3. Aniversariantes da Quinzena
  4. Tema para Reflexão: Importância da Missa
  5. Site Cristão
  6. Dica do Amigo
  7. Espaço do Leitor

EDITORIAL

Uma das frases bíblicas mais apreciadas pelos jovens é: "Eis, que faço novas todas as coisas" (Apoc. 21, 5). Talvez isso aconteça devido à enorme esperança e sede de um futuro melhor existente no coração de cada um.

Mesmo diante das decepções, sempre é preciso ter em mente que Ele pode fazer tudo novo. Podemos ter exemplos desse poder renovador em toda nossa vida e até mesmo na nossa Igreja, que está sempre nova apesar de seus longos anos de vida.

Neste Informativo queremos suscitar no coração de cada um dos nossos leitores a vontade de se abrir a Deus, deixar-se ser tomado pelo Espírito Santo e construir o novo onde quer que esteja.

Topo

CURTAS

  • Encontrão ADIADO!!! - O EJC da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima realizará um grande Encontrão no dia 21 de novembro (domingo - NOVA DATA). Será um dia muito especial repleto de brincadeiras, reflexão e confraternização. As inscrições estão abertas e podem ser feitas com:
    • Renata: 246.7646;
    • Rossana: 224.0335;
    • Waleska: 243.0323;
    • André: 224.5539;
    • João: 226.5891;
    • Genilson: 224.9545.
      Ou com os coordenadores do seu círculo

  • Natal - Os Corais e Grupos Musicais que quiserem apresentar músicas religiosas e natalinas, no próximo dia 25 de dezembro, a partir das 5 horas da tarde, na Praia de Tambaú (João Pessoa-PB), devem entrar em contato com o Pe. Antônio Maria (241-3048, ramal 25, e 982-4588).

Topo

ANIVERSARIANTES DA QUINZENA

  • 14/11 - Roque, participante do Grupo de Jovens Martelinho e da RCC em Brasilia-DF.

    14/11 - Brunno Lins, fez o XIII EJC da Paróquia de N. Sra. de Fátima de João Pessoa-PB.

    16/11 - Renata Barboza, participante do Focolare em Porto Alegre-RS.

    17/11 - Wasleka Marques Maciel, de Belém-PA, participa da Casa da Juventude Comunidade Católica - CAJU (Grupo de arte).

    20/11 - Ana Karla (Perfect), membro do EJC da Paróquia de N. Sra. de Fátima de João Pessoa-PB.

    23/11 - Dani, do círculo verde do XIII EJC da Paróquia de N. Sra. de Fátima de João Pessoa-PB.

    24/11 - Raquel Bezerra Estrela Rodrigues (Keka_ETERnaMENTE), do EAC de João Pessoa-PB.

    26/11 - Maria Lucia Sala, que é agente de pastoral na Paróquia São Benedito e Nossa Senhora de Fátima, na Cidade Leonor, Jabaquara-SP.

Topo

TEMA PARA REFLEXÃO

A Importância da Missa

Texto: Veja porque Você deve Participar da Santa Missa

"No meio do caminho havia uma pedra. Aparentemente uma simples pedra. Os que passavam tropeçavam nela, e ela ia rolando para frente e para trás. Um dia alguém parou, pegou aquela pedra e limpou-a. Então viu que era uma pedra preciosa".

A Missa é semelhante a essa pedra. Os nossos olhos estão cobertos da poeira da ignorância ou do preconceito que nos impede de vermos a Missa tal qual ela é: na pureza de sua origem divina e na beleza de seu mistério.

A Missa vivida segundo o pensamento de Deus, tem em si a força de transformar a nossa vida. Ela deixaria de ser um desgastado "preceito" para se tornar a "pérola rara" de que fala o Evangelho.

Ninguém ama o que não conhece. Para conhecer, amar e gostar da Missa é preciso estudar, aprofundar o conhecimento do seu conteúdo, de suas partes e sua história.

Nossa Senhora recomenda que devemos escolher entre as várias formas de oração, a Santa Missa, pois ela é a oração mais completa e nela seu Filho Jesus está conosco.

É preciso lembrar que cada vez que participamos da Santa Missa e recebemos o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, algo extraordinário acontece e nós nos transformamos em sacrários vivos... é o maior dos milagres que vem a nós. Não podemos permitir que esse grande momento de graça seja uma rotina ou sofra a nossa indiferença ou falta de fé.

A Missa contém todo o mistério da Salvação, renova a Ceia do Senhor e o Seu Sacrifício Redentor. A presença de Jesus se manifesta de maneira plena na Missa: pela Eucaristia que é o Seu Corpo e Sangue, pelo Sacerdote que é o seu representante oficial, pela Palavra que é anunciada e pela assembléia que é o seu Corpo Místico.

Após a Consagração, as palavras de Jesus: "Fazei isto para celebrar a minha memória"; é seu desejo para que se perpetue na terra o seu Mistério de Salvação. Na sua Carne e no seu Sangue, estamos diante do Mistério da Fé. As aparências continuam sendo de pão e vinho, mas pela fé adoramos o Cristo realmente presente, com seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade.

As palavras do sacerdote não são suas, mas de Cristo: "Isto é o meu Corpo... Isto é o meu Sangue...".

A Hóstia Consagrada é a mesma em sua divina realidade: O Cristo Vivo, Deus e Homem verdadeiro.

Mas a reação de cada um que está na Missa pode ser diferente, segundo a Fé ou a indiferença. Por isso, para uns a hóstia é o Corpo do Senhor, enquanto outros continuam vendo apenas um pedaço de pão comum, porque só enxergam com os olhos da carne que não vão além do objeto material. Por isso, a Missa fica sem sentido e sem valor para muita gente que vai à igreja. Nesse caso, a Missa além de não significar nada de sobrenatural, ainda lhe pesa como um monótono e até maçante preceito imposto pela Religião.

A Missa, porém, é muito mais que o cumprimento obrigatório de um preceito. É um encontro especial com Deus e com o irmão na fé.

Vamos à igreja para louvar e bendizer a Deus que é nosso Pai.

A Eucaristia engloba toda a nossa crença. Nela se consuma tudo que Jesus ensinou. A Eucaristia é comemoração, presença e promessa de vida futura como penhor da Ressurreição.

Na Missa, Cristo continua se oferecendo ao Pai pela Salvação do mundo. Na Cruz Ele se ofereceu sozinho. Na Missa, Ele se oferece ao Pai através da Igreja. Nossa atitude na Missa deve ser de muita humildade e eterna gratidão, pois Eucaristia quer dizer dádiva, dom, ação de graças.

Precisamos criar gosto pela Missa, gostar de ir à casa de Deus, sentir a alegria de orar. Vamos pelo menos fazer o esforço para nos libertarmos de nossa miséria e podermos render graças ao Pai, na pessoa de Jesus Cristo, que nos aceita no convívio de seu amor.

Precisamos valorizar a Santa Missa como Sacrifício que se renova de modo incruento, mas verdadeiro, o Sacrifício oferecido por Jesus no Calvário.

Portanto, a Santa Missa é o Sacrifício cotidiano de oblação pura que é oferecido ao Senhor em toda parte, do nascer ao por do sol.

    Bibliografia:
  1. Bíblia Sagrada
  2. "A Missa parte por parte"
  3. "Aos sacerdotes, filhos prediletos de Nossa Senhora"
  4. Jornal "Eco de Medjugorje"
  • Texto: Lílian Aparecida Meira Machado (exclusividade do site Agnus Dei).

Reflita conosco sobre este tema nas próximas quintas-feiras, das 21:30 às 22:30 no #EJC
(irc.brasnet.org, do mIRC)

Topo

SITE CRISTÃO

O Santo Sudário - http://www.santosudario.nom.br

Você certamente já ouviu falar do tecido de linho que teria envolvido o corpo de Jesus Cristo. A polêmica que gira em torno deste tema inspirou o autor deste site a oferecer estudos e detalhes sobre o "santo pano". Sagrado para os católicos e polêmicos para os cientistas, o Santo Sudário está guardado na cidade de Turim, na Itália, mas os internautas que visitarem podem ver fotos e receber informações sobre crenças e lendas proféticas.

Topo

DICA DO AMIGO

Livro: "A Missa na História" (Albert Rouet; ed. Paulinas)

De que maneira alguns homens situados em sua época, com suas culturas e mentalidades, viveram a missa, de que modo a celebraram? A essa pergunta Albert Rouet, responsável pelo centro Jean-Bart (Paris) responde, focalizando especialmente a sua pesquisa em momentos decisivos da história, desde a instituição da Eucaristia até os dias de hoje, passando pelas primeiras sínteses dos tempos apostólicos e o Concílio de Trento.

Esse estudo permite orientar e confirmar as práticas atuais. Nada é tão inovador quanto esse olhar sobre a tradição.

  • Dica de Raimundo Nonato Rodrigues (III ECC de Aparecida-PB). Envie também sua dica para André.

    Topo

    ESPAÇO DO LEITOR

    Penso que a elaboração desta página é um dever e responsabilidade de todos os "assinantes". Proponho contar um breve testemunho de missão, tendo em vista estarmos em Outubro, "Mês das Missões".

    Nos dias 4, 5 e 6 de junho passados, eu e o GRUPO MISSIONÁRIO SENHORA DA PAZ, dos EJC's das paróquias de Sta. Júlia e Menino Jesus de Praga, realizamos um Encontro para Jovens (não exatamente um EJC) na cidade de Catingueira-PB.

    Nesse encontro, todas as pessoas desenvolvem as tarefas de todas as equipes (a chamada Equipe Bombril). No caso, minha principal responsabilidade era estar à frente dos ensaios da Banda e dos sócio-dramas. Além disso, deveria dar uma palestra no domingo sobre "O SIM À UM CHAMADO DE DEUS".

    Minutos antes de embarcarmos, senti que minha garganta não estava legal. Procurei não forçá-la, mas foi em vão. Fiquei completamente rouco, de uma hora pra outra. A explicação mais plausível para isso é que nessa noite estava fazendo muito frio, embora o clima estivesse seco. As outras pessoas da equipe começaram a se preocupar, não que eu fosse mais importante que ninguém, mas as músicas e sócio-dramas eram minha função, e, para isso, era preciso que eu melhorasse da rouquidão. Portanto, passei a viagem toda sem dar "um pio".

    Chegamos ao nosso destino. Após o almoço, fui dormir, pra descansar mais a voz. Para a minha grande surpresa, piorei: fiquei afônico. Entrei em pânico, chorei, lamentei e por um momento pensei que deveria ter ficado em João Pessoa... estava me sentindo inútil.

    Pra não esticar mais a história, passei a sexta e o sábado inteiros com a voz fraca, mas mesmo assim estava cantando e encenando como se nada tivesse acontecido. Achava que essa era a forma de dar meu SIM AO CHAMADO DE DEUS. Cada vez que eu participava das orações com o grupo, brigava com Deus, dizendo coisas do tipo: "POR QUE VOCÊ ME CHAMA A ESSE SERVIÇO, E ME TIRA JUSTAMENTE A FERRAMENTA NECESSÁRIA? O QUE VOCÊ QUER QUE EU FAÇA SEM VOZ AQUI? POR QUE NÃO ME DEIXOU LOGO DOENTE DE VEZ EM JOÃO PESSOA, PRA EU FICAR LOGO EM CASA?". Claro que dizia isso mentalmente, primeiro porque não tinha voz pra dizer em voz alta, e segundo porque não queria que meus irmãos/amigos sentissem o peso da minha revolta. Apenas partilhei com um grande amigo, Jeferson, que prometeu que iria pedir muito a Deus por mim.

    No domingo, chegou a vez do que deveria ser minha palestra que acabei transformando em testemunho. Sabe o que aconteceu durante a palestra? Todos os meus amigos saíram do plenário. Não havia ninguém para marcar o meu tempo, não havia ninguém para atender às necessidades dos jovens encontristas... nem mesmo os apresentadores estavam lá comigo. Achei que tinha sido muito grosseio e pesado com eles, mas não me arrependia do que eu estava dizendo. Quando os apresentadores chegaram, dizendo que meu tempo havia terminado, eu entreguei o microfone a eles, e eles chamaram a Banda... Ora, eu era coordenador da Banda e fiquei meio sem saber que música escolher para aquele momento... Mas a Banda entrou cantando uma música que eu compus alguns meses antes, que exprime todo o sentimento de amizade que existe entre nós. Naquele momento que eu pensei estar sozinho, eles estavam na Vigília, e depois foram ensaiar a música para entrar cantando.

    Abracei-me com a Coordenadora Geral e chorei, chorei muito, a ponto de encharcar a blusa dela com lágrimas. Ela e mais alguns também choravam, assim como parte dos encontristas... foi uma inesquecível demonstração de carinho.


    (Este espaço é para os leitores enviarem testemunhos, intercâmbio, perguntas, comentários sobre os Informativos, enfim, este espaço é seu. Participe!)

    Topo

    "Confia no tempo: ele é o mais sábio de todos os conselheiros" (Plutarco)


    Participe da lista de discussão do #EJC para discutir os temas do Informativo. Para inscrever-se na lista, siga os passos abaixo:
    1. Envie uma mensagem para Majordomo@pegasus.com.br, colocando no corpo da mensagem: subscribe ejc
    2. Você receberá uma mensagem de confirmação. Dê um reply apenas com a linha enviada na mensagem de confirmação.
    3. Você estará inscrito na lista.


    #EJC - O canal de quem está conectado a Jesus, é acessado diariamente. Visite-o!

    Você também pode participar do Informativo do #EJC enviando notícias da sua comunidade, 'dicas' e textos. Participe!!!


    Visite o #EJC no site do Agnus Dei:
    http://www.agnusdei.cjb.net
    onde, além de outras coisas, pode-se encontrar todos os Informativos.