A g n u s D e i

BOLETIM EJC - Nº 20 [49]

Informativo do Canal #EJC (Encontro de Jovens com Cristo)
Ano II - Número 49 - 26 de setembro de 1999

Organizadores:
André (Andarilho), Cledson, Marcos (Maverick-JP), Manuela (MoNaLiZa-JP) e Luiz Junior (Luiziinho)

Colaborou nesta edição:
Raquel (Keka_ETERnaMENTE)

Participação especial:
Jesus@Deus.ES

Publicação quinzenal. Assinatura gratuita; basta remeter nome, e-mail, aniversário, movimento e cidade para andrelin@zaz.com.br

Nesta Edição:

  1. Editorial
  2. Curtas
  3. Aniversariantes da Quinzena
  4. Tema para Reflexão: Superando as Perdas
  5. Site Cristão
  6. Dica do Amigo
  7. Espaço do Leitor

EDITORIAL

Quando somos atingidos pela dor, muitas vezes tendemos a escondê-la como se esse sentimento fosse algo extraordinário, guardando-o em nossos corações como algo intocável que acaba transformando-se numa ferida mal cicatrizada.

Porém, o melhor caminho é compartilharmos nossa dor, ajudando-nos a superá-la e ainda fortalecer os nossos irmãos que possam estar passando pela mesma dificuldade, transformando tristeza em esperança.

Neste Informativo convidamos a sermos instrumentos da transformação. Mudança da Morte para a Vida. Vida plena em Jesus.

Topo

CURTAS

  • Um grande abraço para os componentes do círculo verde do XIII EJC da Paróquia de N. Sra. de Fátima (João Pessoa-PB) que lêem nossos Informativos em suas reuniões. Que Deus ilumine a caminhada de todos vocês.

  • Gincana - Com grande sucesso ocorreu a Gincana do Zonal Cidade Nova de João Pessoa-PB no dia 26 de setembro. As paróquias de Menino Jesus de Praga (Bancários), N. Sra. Auxiliadora (Bessa), N. Sra. de Fátima (Miramar), N. Sra. de Guadalupe (Altiplano) e Intermares participaram com bastante empolgação em todas as provas. A vitória ficou com as Paróquias de N. Sra. de Fátima e N. Sra. de Guadalupe, que fizeram questão de permanecerem empatadas em primeiro lugar, fazendo uma grande festa e demonstrando que quem realmente venceu foi toda a juventude do Zonal Cidade Nova que, mais uma vez, mostrou que "juntos, somos mais fortes".

  • CF 2001 - "Drogas!" Essa vai ser a temática da Campanha da Fraternidade (CF) 2001. Encaminhamentos já foram tomados para a definição: do tema, do lema, do esquema do texto-base e da equipe de redação. O subsecretário da CF apresentou as propostas, para discussão e aprovação, na reunião da Presidência e CEP da CNBB, no último dia 23, em Brasília. Os resultados ainda não foram divulgados.

Topo

ANIVERSARIANTES DA QUINZENA

  • 24/09 - Viviane Chaves Pereira, participante do Ministério de Música e Pastoral da Juventude em Fortaleza-CE.

  • 25/09 - Davi Carlos, membro do EJC de Fátima, João Pessoa-PB.

  • 27/09 - Isabella (Belinha_JP), participante da RCC, grupo Rainha da Paz de João Pessoa-PB.

  • 29/09 - Roger-JP (Rogério), que é do EAC de Fátima, João Pessoa-PB.

  • 29/09 - Lilihan Kezia, participante do EJC de Fátima, João Pessoa-PB.

  • 01/10 - Juliana Silva Cassoli, de Vitória-ES, que participa do EJC da Paróquia São José (Maruípe).

  • 02/10 - José Elias dos Santos Filho, de João Pessoa-PB, membro da Catequese.

  • 07/10 - Erika Bezerra, participante do EJC de Fátima, João Pessoa-PB.

  • 08/10 - Fernando Ferraz, participante do EJC de Fátima, João Pessoa-PB.

Topo

TEMA PARA REFLEXÃO

Superando as Perdas

a. Comentário:

No Espaço do Leitor do Informativo número 43, Raquel (Keka_ETERnaMENTE) compartilhou conosco a perda de sua avó. Posteriormente, vários assinantes do Informativo mandaram-lhe mensagens de consolo e otimismo. Tendo em vista que a perda de alguém é algo presente em nossas vidas, sentimos a necessidade de elaborar um Informativo sobre esse tema.

b. Texto: A Pedagogia das Perdas

As perdas, mesmo até as que envolvem pessoas tão queridas, também fazem parte do nosso crescimento. A morte é parte inevitável da existência. Como podemos aprender através das perdas? Gostaria de compartilhar com você, pelo menos, três grandes oportunidades de sonhos que as perdas nos proporcionam.

Primeiro: aprendemos com elas sobre a enfermidade da vida. Nossa existência humana é muito frágil, efêmera. A Bíblia nos diz por meio de Tiago que a "vida é um vapor". Quando perco um amigo, pergunto: quem será o próximo? Pergunto: Serei eu? Se a vida é muito efêmera, devemos aproveitá-la muito bem. O tempo de conviver com os amigos, valorizar as pessoas, ampliar as amizades é exatamente o agora. Deixar para o amanhã poderá ser tarde demais!

Em segundo lugar, com as perdas, aprendemos sobre o valor real das pessoas. Muitas vezes, nossa vida é circundada por coisas, objetos, imóveis, enfim, vivemos presos ao material, não valorizamos aqueles que nos cercam, os quais passam a ter valor secundário em nossa vida e em nossa escala de valores. É importante nunca esquecer que as coisas foram feitas para serem usadas, e nunca para ocupar, em nosso coração, o valor superior. As pessoas é que são importantes.

Por último, diante das perdas, nós aprendemos sobre as supresas da vida. O dia de amanhã será sempre um mistério onde tudo pode acontecer! Às vezes, acordamos sorrindo e anoitecemos em prantos. Não raro somos surpreendidos com notícias como: houve um assalto, um acidente, um enfarto, uma separação, etc., até envolvendo pessoas que são muito caras e especiais. Como eu não tenho controle sobre o amanhã, devo viver hoje intensamente o tempo que Deus me tem permitido viver, amando as pessoas, perdoando e abençoando os inimigos, ajudando os necessitados, dando atenção especial para a família, curtindo o cônjuge, visitando hospitais, brincando com os filhos enfim, tornando a existência mais bonita, nosso tempo menos fútil e nossos valores mais espirituais.

Numa vida tão curta, tão coisificada e tão cheia de supresas, só me resta uma saída: O Amor. E só me resta uma força: A Fé. E só me resta uma atitude, para abrir meu coração e fazer da minha vida uma ponte por onde muitas pessoas possam conhecer novos caminhos, novas motivações. E, enfim, só me resta um tempo: O agora. Não posso esperar pelo dia de amanhã, preciso agora visitar alguém, ligar para um amigo e dizer: "não vá embora, pois você faz parte da minha vida".

Viver bem é também aprender com as experiências amargas, é saber ganhar mesmo em meio a perdas, pois elas são necessárias ao nosso crescimento.

A única perda irrecuperável é a perda de tempo. Por isso, o tempo é AGORA.


Reflita conosco sobre este tema nas próximas quintas-feiras, das 21:30 às 22:30 no #EJC
(irc.brasnet.org, do mIRC)

Topo

SITE CRISTÃO

Quatro Estações - http://www.4estacoes.com/

É um site criado por psicólogos destinado àqueles que desejam partilhar experiências e encontrar subsídios para superar perdas.

Topo

DICA DO AMIGO

Filme: "Meu Pai: Uma Lição de Vica" (EUA, 1985)

Um casal de idosos vivia numa cidade do interior dos Estados Unidos. O marido por sua vez era absolutamente dependente de sua mulher, até que um dia esta sofreu um ataque cardíaco e foi hospitalizada. A partir desta experiência este senhor re-significa sua vida e seus hábitos, o que provoca mudanças em toda a organização familiar.

Topo

ESPAÇO DO LEITOR

(Nada melhor do que recordar o que originou este Informativo:)

Não pude avisá-los antes mas... minha vozinha nessa segunda-feira (dia 21) faleceu às 10 horas da manhã...

Era a última notícia que eu gostaria de dar a meus amigos...

Saí do colégio e, de repente, vieram uns amigos do meu pai dizendo que meus pais pediram pra ele fazer esse favor... daí... já desconfiei... o que teria acontecido.

Só sei que fiquei calada... na minha, esperando chegar logo na casa de vovó onde estariam todos e tal... Eu não falava nenhuma palavra...

Quando cheguei na casa de minha avó... meu irmão menor reforçou a notícia...

E, quando eu vi minha tia chorando... ela chega pra mim e diz que vovó havia deixado uma mensagem pra mim...

De fato ela fez isso... mas... foi pra todos os netos... Foi o seguinte...

Um dia das mães aí... meu primo mais velho... deu uma rosa a ela... e, ela guardou em uma caixa... lacrou... e escreveu na parte de fora... "Só abra quando Deus..." no caso... seria, completando... "...me levar..."

Daí dizia: "Acabei de receber essa flor do meu primeiro neto... que eu tanto adoro... eu o amo... e todos os meus demais netos... Deus os abençõe..."

Eu não me aguentei...

Estou me sentindo agora... como que uma força minha foi embora... Tipo... ela sempre rezava por mim... e tal...

Tem também as pequenas coisas... todas as vezes que passava por lá... conversava com ela... as brincadeiras... e beijo na testa que sempre dava ao me despedir... e tal... Tudo isso faz falta...

Só me pergunto uma coisa... Será que ela me perdoa.. por justamente esse ano eu não ter aparecido por lá?? Tipo... todo sábado.. a tarde... e tal...

A finalidade dessa carta... não é só informar o falecimento dela... mas... sim... pra vocês nunca deixarem nada pra depois... Falem o que vocês sentirem às pessoas que vocês amam... e tal... Não deixem nada pra depois... okay? Porque, depois... pode ser muito taaaarde...

Da amigona,
Raquel Bezerra Estrela Rodrigues


Força Sempre!!

"Tempo amigo... seja legal... conto contigo..." (Pato Fu).

"Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar que tudo era pra sempre sem saber que o pra sempre sempre acaba..." (Legiao - "Por Enquanto")


(Este espaço é para os leitores enviarem testemunhos, intercâmbio, perguntas, comentários sobre os Informativos, enfim, este espaço é seu. Participe!)

Topo

"Eu sou a ressurreição e a vida" (Jo 11,25)


Participe da lista de discussão do #EJC para discutir os temas do Informativo. Para inscrever-se na lista, siga os passos abaixo:
1. Envie uma mensagem para Majordomo@pegasus.com.br, colocando no corpo da mensagem: subscribe ejc
2. Você receberá uma mensagem de confirmação. Dê um reply apenas com a linha enviada na mensagem de confirmação.
3. Você estará inscrito na lista.


#EJC - O canal de quem está conectado a Jesus, é acessado diariamente. Visite-o!

Você também pode participar do Informativo do #EJC enviando notícias da sua comunidade, 'dicas' e textos. Participe!!!


Visite o #EJC no site do Agnus Dei:
http://www.agnusdei.cjb.net
onde, além de outras coisas, pode-se encontrar todos os Informativos.