A g n u s D e i

BOLETIM EJC - Nº 19 [48]

Informativo do Canal #EJC (Encontro de Jovens com Cristo)
Ano II - Número 48 - 12 de setembro de 1999

Organizadores:
André (Andarilho), Cledson, Marcos (Maverick-JP), Manuela (MoNaLiZa-JP) e Luiz Junior (Luiziinho)

Participação especial:
Jesus@Deus.ES

Publicação quinzenal. Assinatura gratuita; basta remeter nome, e-mail, aniversário, movimento e cidade para andrelin@zaz.com.br

Nesta Edição:

  1. Editorial
  2. Curtas
  3. Aniversariantes da Quinzena
  4. Tema para Reflexão: Setembro - Mês da Bíblia
  5. Site Cristão
  6. Dica do Amigo
  7. Espaço do Leitor

EDITORIAL

Neste mês de setembro, novamente somos chamados a nos aprofundar no conhecimento da Bíblia, a Palavra de Deus.

O estudo da Bíblia nos faz entender melhor a história do povo de Deus e a ação Dele no meio de nós, despertando em nossos corações um amor maior e respeito pela Palavra de Vida.

Portanto, procuremos neste mês e por toda nossas vidas mergulharmos no estudo da palavra de Deus.

Topo

CURTAS

  • Gincana - Uma grande gincana unindo todos os grupos jovens do Zonal Cidade Nova (Paróquia N. Sra. de Fátima, Menino Jesus de Praga, N. Sra. Auxiliadora, entre outras), acontecerá no dia 26 de setembro no ginásio do clube Cabo Branco. O evento será muito animado e a entrada será gratuita. Participe!

  • Ajuda - Colabore na campanha de arrecadação de material de evangelização para a Paróquia de Nossa Senhora Rainha da Paz e São Vicente de Paula em Vitória da Conquista-BA. Para ajudar, procure: Luiz Evandro de Souza Ribeiro, coordenador da Pastoral da Juventude [evandro@uesb.br], fones: (0xx77) 989-7118 e 424-8613.

  • CNBB propõe plebiscito sobre dívida externa - O presidente da Cáritas Brasileira, Dom Demétrio Valentini, propôs no último dia 7, durante o Grito dos Excluídos, em Aparecida-SP, a realização de um plebiscito para saber se o Brasil deve ou não pagar a dívida externa. Para Dom Demétrio, que é o Bispo de Jales-SP, o plebiscito deve ser realizado, em abril do ano que vem, em todo o Brasil, e deve ir além da simples pergunta sobre o pagamento ou não da dívida externa. "Queremos conhecer esta dívida, seus contratos e reais valores", acrescentou Dom Demétrio, para quem defende que é necessário "tirar tudo o que está debaixo dos panos e colocar sobre a mesa". Na avaliação de Valentini, o pagamento da dívida deve ser revisto principalmente porque compromete o crescimento do país: "Se faltam recursos para impulsionar o desenvolvimento isso ocorre porque nossas energias estão seguindo para pagar os compromissos da dívida".

  • CF 2001 - "Drogas!" Essa vai ser a temática da Campanha da Fraternidade (CF) 2001. Encaminhamentos já foram tomados para a definição: do tema, do lema, do esquema do texto-base e da equipe de redação. O subsecretário da CF apresentou as propostas, para discussão e aprovação, na reunião da Presidência e CEP da CNBB, no último dia 23, em Brasília. Os resultados ainda não foram divulgados.

Topo

ANIVERSARIANTES DA QUINZENA

  • 15/09 - André (Andarilho), participante do EJC em João Pessoa-PB.

  • 17/09 - Viviane Maria (Garota6), participante do EJC em João Pessoa-PB.

  • 18/09 - Karla Carvalho, de João Pessoa-PB.

  • 24/09 - Viviane Chaves Pereira, participante do Ministério de Música e Pastoral da Juventude em Fortaleza-CE.

Topo

TEMA PARA REFLEXÃO

Setembro - Mês da Bíblia

Texto: Bíblia

  • O que é a Bíblia?

    Ao contrário do que parece à primeira vista, a Bíblia não é um livro único e independente, mas uma coleção de 73 livros, uma mini-biblioteca que destaca a aliança e plano de salvação de Deus para com a humanidade. É interessante observar que alguns livros possuem poucas ou até mesmo uma única página escrita, mas mesmo assim são considerados como livros.

    A própria palavra Bíblia provém do grego biblos e significa livros, o que bem demonstra não ser a Bíblia um livro único. Assim, quando usamos hoje a palavra "Bíblia" nos referimos a esse conjunto de 73 livros.

    Às vezes, também a chamamos de Sagradas Escrituras ou tão somente Escrituras e tratam de diversos assuntos: orações, rituais, história, sabedoria, exortações e até mesmo poesia... tudo em grande harmonia - já que inspirada por Deus - relacionando o homem com o único e verdadeiro Deus, e vice-versa.

    A Bíblia é muito antiga: sua redação começou por volta do séc. XV a.C. e somente se encerrou no final do séc. I d.C.. Esse é, aliás, o motivo pelo qual muitas passagens são difíceis de serem compreendidas, obrigando-nos, às vezes, a recorrer a cursos bíblicos ou outros livros de apoio.

  • Quem escreveu a Bíblia?

    Ela foi totalmente inspirada por Deus. Para definirmos inspiração, preferimos seguir o conceito descrito por São Tomás de Aquino:

    "É a ação de Deus, movendo e dirigindo o autor na produção do livro, preservando-o de erros, de forma que é Deus o autor e o homem mero instrumento usado para escrever" (2Quodlibetales, VII,14,5).

    Vemos, assim, que os livros da Bíblia foram escritos por homens movidos pela ação direta de Deus, de forma a prevenir erros, fazendo que aceitemos Deus como autor principal e o homem como autor secundário. O homem é instrumento de Deus e é movido e dirigido por Ele.

    Porém, não devemos confundir inspiração com revelação: a revelação ocorre quando Deus mostra ou descobre ao homem verdades de fé; a inspiração, como vimos, é o ato de Deus mover o homem a escrever verdades de fé, assistindo e preservando seus escritos do erro.

    O fato de Deus de ter inspirado homens, não significa, contudo, que tenha anulado a inteligência e a liberdade do ser humano. Sobre isso, ensina-nos o Magistério da Igreja:

    "Na redação dos livros sagrados, Deus escolheu homens, dos quais se serviu fazendo-os usar suas próprias faculdades e capacidades a fim de que, agindo Ele próprio neles e por eles, escrevessem, como verdadeiros autores, tudo e só aquilo que Ele próprio quisesse" (Dei Verbum, 11).

    Mas por que Deus inspiraria seres humanos para elaborar a Bíblia??

    Ora, Deus é nosso Criador e nos criou por amor! Inspirando alguns santos homens a escrever tais livros, deu à religião uma base divina, absolutamente correta, já que, por serem inspirados, os livros da Bíblia são a própria Palavra de Deus, em toda a sua essência e força.

    Já que foram escritos por homens, de forma que podemos entender seu conteúdo, foram usadas linguagens humanas. Quase todas as Bíblias modernas trazem logo na primeira folha as três linguagens que foram usadas para compô-la: o hebraico, o aramaico e o grego. O hebraico foi usado para a redação de quase todo o Antigo Testamento; o aramaico (língua falada na Palestina na época de Jesus) foi usado para alguns pequenos trechos do Antigo Testamento e, segundo alguns estudiosos, para o original do Evangelho de Mateus; o grego comum (koiné), por fim, foi utilizado para escrever alguns poucos livros do Antigo Testamento e para todo o Novo Testamento.

    • Fonte: Agnus Dei - http://www.agnusdei.cjb.net


    Reflita conosco sobre este tema nas próximas quintas-feiras, das 21:30 às 22:30 no #EJC
    (irc.brasnet.org, do mIRC)

    Topo

    SITE CRISTÃO

    Papo Católico - http://www.papocatolico.com.br/

    Um site completíssimo que vale a pena ser visitado devido à grande variedade e riqueza de suas seções. Visite!

    Topo

    DICA DO AMIGO

    CD: "Louvor" (Fabinho; Roma Produções)

    Indico o CD "Louvor", de Fabinho (ROMA produções), porque ele fala sobre a vida de Deus no meio de nós.

    Dica de Neto, do #EJC (sem e-mail>. Envie também sua dica para andrelin@zaz.com.br

    • Dica de Neto (sem e-mail). Envie também sua dica para André.

    Topo

    ESPAÇO DO LEITOR

    Telefones Úteis

  • A procura de lucro, disque Marcos 10
  • A procura de uma grande oportunidade, disque Isaías 55
  • Na aflição, disque Joao 14
  • Na depressão, disque Salmo 27
  • Na amargura e criticismo, disque 1 Coríntios 13
  • Na preocupação, disque Mateus 6,19-34
  • Na solidão e no medo, disque Salmo 23
  • Necessidade de afirmação cristã, disque Romanos 8,1-30
  • No perigo, disque Salmo 91
  • No pecado, disque Salmo 51
  • Para produzir frutos, disque João 15
  • Para reavivar a fé, disque Hebreus 11
  • Para o segredo da felicidade de Paulo, disque Colossences 3,12-17
  • Para se dar bem com todos, disque Romanos 12
  • Quando Deus parece distante, disque Salmo 139
  • Quando falharem com você, disque Salmo 27
  • Saindo para o trabalho ou em viagem, disque Salmo 121
  • Se você está pra baixo, disque Romanos 8,31-39
  • Se você deseja paz e repouso, disque Mateus 11,25-30
  • Se o mundo parece maior que Deus, disque Salmo 90
  • Se seu bolso está vazio, disque Salmo 37
  • Se suas orações são pequenas e egoístas, disque Salmo 67
  • Se você perdeu a confiança nas pessoas, disque 1Coríntios 13
  • Se necessita coragem no trabalho, disque Salmo 126
  • Se necessita coragem para o serviço, disque Josué 1
  • Se as pessoas parecem rudes, disque João 15
  • Se você acha o mundo pequeno, e você enorme, disque Salmo 19

    Estes números podem ser discados diretamente. Não há necessidade de assistência da telefonista. Todas as linhas do céu operam 24 horas por dia! Alimente sua fé, e duvido que você vai morrer de fome!


    (Este espaço é para os leitores enviarem testemunhos, intercâmbio, perguntas, comentários sobre os Informativos, enfim, este espaço é seu. Participe!)

    Topo

    "Toda Bíblia é comunicação de um Deus de amor, de um Deus irmão."


    Participe da lista de discussão do #EJC para discutir os temas do Informativo. Para inscrever-se na lista, siga os passos abaixo:
    1. Envie uma mensagem para Majordomo@pegasus.com.br, colocando no corpo da mensagem: subscribe ejc
    2. Você receberá uma mensagem de confirmação. Dê um reply apenas com a linha enviada na mensagem de confirmação.
    3. Você estará inscrito na lista.


    #EJC - O canal de quem está conectado a Jesus, é acessado diariamente. Visite-o!

    Você também pode participar do Informativo do #EJC enviando notícias da sua comunidade, 'dicas' e textos. Participe!!!


    Visite o #EJC no site do Agnus Dei:
    http://www.agnusdei.cjb.net
    onde, além de outras coisas, pode-se encontrar todos os Informativos.