A g n u s D e i

BOLETIM EJC - Nº 17 [46]

Informativo do Canal #EJC (Encontro de Jovens com Cristo)
Ano II - Número 46 - 18 de agosto de 1999

Organizadores:
André (Andarilho), Cledson, Marcos (Maverick-JP), Manuela (MoNaLiZa-JP) e Luiz Junior (Luiziinho)

Participação especial:
Jesus@Deus.ES

Publicação quinzenal. Assinatura gratuita; basta remeter nome, e-mail, aniversário, movimento e cidade para andrelin@zaz.com.br

Nesta Edição:

  1. Editorial
  2. Curtas
  3. Aniversariantes da Quinzena
  4. Tema para Reflexão: Agosto - O Fim do Mundo
  5. Site Cristão
  6. Dica do Amigo
  7. Espaço do Leitor

EDITORIAL

A pergunta: "Quando será o fim do mundo?" volta em todos os tempos e não faltam livros com profecias sobre o tema e os sinais que acompanham a aproximação dos fins dos tempos.

No Evangelho não existe esse tipo de especulação sobre o fim do mundo. Para o cristão vale viver a espectativa da realização plena do reino de Deus na vida, paixão, morte, ressurreição e manifestação plena da glória de Deus!

Jesus adverte em relação a especulações humanas que desviam a atenção do povo da história da salvação da humanidade, e diz: "Tomai cuidado para que ninguém vos induza em erros... Falsos profetas se levantarão... haverá terremotos... Nações se levantarão contra nações.. vem sofrimentos" (Lc 13,5-13).

A meta da vida cristã não é se preparar para o fim do mundo. É clara demonstração que a mística do cristianismo nem de longe penetrou na alma da humanidade. Estamos com medo do fim do mundo e não nos preocupamos com a Evangelização.

Por mais que nos digamos cristãos, de fato não nos preocupamos em viver o Evangelho, testemunhar o Reino de Deus aos nossos irmãos, e realizar a tarefa de humanizar a vida de todos e combater o sistema discriminatório, que se torna capaz de eliminar milhares de vidas humanas, e até acabar com o mundo.

A humanidade possui 30 vezes mais bombas atômicas que o necessário para destruir o planeta.

O Evangelho nos mostra que, como cristãos, podemos combater as forças diabólicas do mal que ameaçam as forças divinas da vida, mediante a fé em Cristo. Ele andou realizando sinais do mundo novo, anunciou o reino de Deus, sofreu para isso; entregou a vida... mas no terceiro dia ressuscitou.

O seguimento fiel deste Jesus no Espírito vai nos trazer sofrimento e morte. Mas a vida alcançará a vitória. Deus não criou o universo, a terra e o homem para a destruição, mas para que houvesse a manifestação plena de sua glória em meio às ambigüidades do bem e do mal, presentes em tudo.

  • Editorial do pe. Luís Weel (Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima)
Topo

CURTAS

  • Grito - "Brasil: um filho teu não foge à luta" é o lema do Grito dos Excluídos que será realizado no dia 03 de setembro, às 14h, numa caminhada da Lagoa à Assembléia Legislativa com a participação dos fiéis das paróquias, pastorais, movimentos, serviços e associações da Arquidiocese e de entidades que lutam pelos direitos civis e humanos. Esse evento acontecerá em todo o Brasil. Em João Pessoa-PB, a concentração será em frente ao restaurante "Cassino da Lagoa".
    A grande caminhada do Grito dos Excluídos seguirá o trajeto seguinte: anel viário da Lagoa, viaduto, prefeitura, agência Varadouro do Banco do Brasil, Teatro Santa Roza, Correios, Banco Real, Rua General Osório, Pavilhão do Chá e praça dos Três Poderes.
    Neste ano, o Grito quer afirmar o seu caráter propositivo, apontando para a necessidade de se construir um novo projeto para o país, em que todos tenham trabalho e em que sejam resgatados os verdadeiros valores como a dignidade da pessoa humana, a ética, a justiça e a solidariedade. Um país em que a economia seja regida pela política e pela ética. Quer reafirmar os direitos civis, sociais e econômicos a que todos os cidadãos devem ter acesso. Aponta para a necessidade urgente de políticas públicas que atendam aos mínimos vitais e que garantam vida digna para toda a população do país.

  • O que é o Grito? - É uma grande manifestação popular para denunciar todas as situações de exclusão e apontar as possíveis saídas e alternativas. É um processo onde os mais diversos setores de excluídos e excluídas têm voz e presença e participam em todas as etapas. O Grito nasceu no Brasil há cinco anos, como resposta à crescente exclusão social provocada pela implementação de políticas de ajuste de cunho neoliberal. Objetivos:
    • Denunciar o modelo neoliberal excludente e perverso, que ameaça e destrói a vida e o meio ambiente.
    • Fortalecer a soberania dos povos e a defesa da vida.
    • Resgatar as Dívidas Sociais.
    • Lutar contra o pagamento da Dívida Externa.

  • Ajuda - Colabore na campanha de arrecadação de material de evangelização para a Paróquia de Nossa Senhora Rainha da Paz e São Vicente de Paula em Vitória da Conquista-BA. Para ajudar, procure: Luiz Evandro de Souza Ribeiro, coordenador da Pastoral da Juventude [evandro@uesb.br], fones: (0xx77) 989-7118 e 424-8613.

  • Rosário Mundial de 1999 - Já está outra vez em movimento a organização do Rosário Mundial que neste ano se celebrará a 30 de outubro. Trata-se de uma iniciativa em que pela quarta edição consecutiva unirá mais de cem países dos cinco Continentes na reza simultânea de uma das orações mais emocionantes para os cristãos. O acontecimento central acontecerá na Cidade do México, onde vive o grupo promotor da primeira edição, às 19h00. Nesse momento, começarão uns oito mil rosários simultâneos que reunirão grupos de pessoas por todo o planeta. Os lugares onde se dará isso são os mais variados: se trata de estádios esportivos, praças de touros, catedrais, escolas, cárceres, hospitais, fábricas e escritórios. Para maiores informações podem visitar a página que os organizadores abriram em http:// www.churchforum.org/rosário. O e-mail é rosário@churchorum.org.

    Pastoral - A Capela Santa Zita, das irmãs do Sagrado Coração de Jesus, em Tambauzinho (João Pessoa-PB), está com o seu ambulatório médico pronto, prestes a entrar em funcionamento. Pede-se aos médicos, dentistas, psicólogos, assistentes sociais ou pediatras, que dispõem de tempo, para exercer filantropia trabalhando no ambulatório Santa Zita, que fica localizado na Avenida Presidente Kennedy, em Tambauzinho.

Topo

ANIVERSARIANTES DA QUINZENA

  • 19/08 - Marcelo (Tchelo) Paulino, participante da RCC, da Escalada, do Segue-me. Ele é de Brasília-DF.

  • 24/08 - Igor (Trebad0), de João Pessoa-PB, participante do EJC.

  • 26/08 - Siderlei Devegili, participante da Catequese e do Grupo Reflexão, que é de Joinville-SC.

Topo

TEMA PARA REFLEXÃO

Agosto - O Fim do Mundo

Texto: Uma Sociedade Nova

Para desespero dos fatalistas, fica adiada mais uma vez a data do fim do mundo, sem data marcada para a concretização de novas previsões, a não ser que se comece a dizer que o dia fatídico será em junho de 2001, quando o eclipse total do sol será do nosso lado, aqui no Brasil e na América.

Bem, um fim do mundo político não seria tão mal. Ou quem sabe um fim do mundo econômico especulativo... O problema é que andam espalhando que o planalto central é um lugar protegido de todos os males. Será que foi por isso que Brasília foi construída lá, para que os políticos possam sair ilesos até do juízo final?

Essa história de fim dos tempos, do "Armagedon", demonstra o quanto a sociedade é imatura em resolver seus próprios males, tendo que recorrer a catástrofes que resolvam tudo, que purifiquem tudo. Antes de olhar para dentro de si e procurar dar um fim aos males que a corrompem, como a concentração de riqueza, a pobreza, a violência e a injustiça social, a sociedade espera por uma faxina cósmica, que vindo de fora, ponha tudo em pratos limpos.

A idéia que transparece é a de que é mais fácil acabar com tudo, para ver se sobra algo de bom para um recomeço. Poderíamos batizar essa linha de pensamento de "complexo de Noé". O que esquecemos é que Deus nos deixou no mundo com a missão de aperfeiçoá-lo, não para destrui-lo ou ficar fazendo previsões ou torcendo que alguma força superior o faça.

O que precisa ter fim no mundo são os problemas sociais, as desigualdades, as injustiças causadas pela própria sociedade. Se ela foi capaz de criar tanta desordem, sem a intervenção divina ou, digamos, extraterrestre, por que precisaria de um juízo final para voltar à ordem? Que tal deixarmos de dar asas a esse folclore do fim dos tempos, coisa que nem Jesus se deu ao trabalho de responder, e passarmos a pensar em maneiras de criar um mundo novo aqui mesmo, sem precisar acabar com nosso maravilhoso planeta?

  • Texto de: Jussiano (Assessor de Imprensa da Arquidiocese da Paraíba).


Reflita conosco sobre este tema nas próximas quintas-feiras, das 21:30 às 22:30 no #EJC
(irc.brasnet.org, do mIRC)

Topo

SITE CRISTÃO

Agnus Dei - http://www.agnusdei.cjb.net

É com grande alegria que indicamos o site Agnus Dei, já conhecido pelo amplo e precioso material evangelizador e por ser onde encontram-se as principais informações deste Informativo que agora você lê.

O site teve seu conteúdo e seus gráficos enriquecidos, o que o deixou melhor do que já era, destacando-se o dispositivo de busca que permite pesquisar em todo o material do site, inclusive em todos os Informativos do #EJC. Imperdível!

Topo

DICA DO AMIGO

Livro: "Os Milagres e a Ciência" (ed. Loyola; 786 pp.)

Magnífica obra do pe. Quevedo em que analisa as objeções de ateus & companhia (agnósticos, modernistas...) quanto ao fenômeno religioso, mais precisamente no que diz respeito aos milages. Mas o autor não se perde em discussões que tendem ao infinito. Pelo contrário: apresenta fatos, inúmeros deles, e que tem servido para converter tantos incrédulos. E para quem já é fiel, grande também é o proveito: saber que Deus marca com sinais a Sua Igreja.

  • Dica de Cledson. Envie também sua dica para André.

    Topo

    ESPAÇO DO LEITOR

    (Este espaço é para os leitores enviarem testemunhos, intercâmbio, perguntas, comentários sobre os Informativos, enfim, este espaço é seu. Participe!)

    Topo

    "Ser feliz é a nossa principal vocação."


    Participe da lista de discussão do #EJC para discutir os temas do Informativo. Para inscrever-se na lista, siga os passos abaixo:
    1. Envie uma mensagem para Majordomo@pegasus.com.br, colocando no corpo da mensagem: subscribe ejc
    2. Você receberá uma mensagem de confirmação. Dê um reply apenas com a linha enviada na mensagem de confirmação.
    3. Você estará inscrito na lista.


    #EJC - O canal de quem está conectado a Jesus, é acessado diariamente. Visite-o!

    Você também pode participar do Informativo do #EJC enviando notícias da sua comunidade, 'dicas' e textos. Participe!!!


    Visite o #EJC no site do Agnus Dei:
    http://www.agnusdei.cjb.net
    onde, além de outras coisas, pode-se encontrar todos os Informativos.