A g n u s D e i

BOLETIM EJC - Nº 10 [39]

Informativo do Canal #EJC (Encontro de Jovens com Cristo)
Ano II - Número 39/99 - 09 de maio de 1999

Organizadores:
André (Andarilho), Cledson, Marcos (Maverick-JP), Manuela (MoNaLiZa-JP) e Luiz Junior (Luizinho)

Colaborou nesta edição:
Caio Miranda da Rocha (Nekito)

Participação especial:
Jesus@Deus.ES

Publicação quinzenal. Assinatura gratuita; basta remeter nome, e-mail, aniversário, movimento e cidade para andrelin@zaz.com.br

Nesta Edição:

  1. Editorial
  2. Curtas
  3. Tema para Reflexão: Maria
  4. Site Cristão
  5. Dica do Amigo
  6. Espaço do Leitor

EDITORIAL

Beirando o Novo Milênio, nossa sociedade ainda apresenta características dos homens das cavernas. Guerras, violência, fome, indiferença, etc. Muitos sofrem e até morrem por causa de atitudes de, na maioria, "rebeldes sem causa" que têm ódio sem terem motivo.

Talvez toda essa rebeldia seja carência. Sim! Carência de Deus, carência de esperança, de Vida. Carência de amor e de carinho.... de mãe.

É nesse sentido que neste Informativo convidamos nossos leitores a descobrir e vivenciar a doce presença de Maria, mãe de Jesus e nossa mãe, em nossas vidas.

Topo

CURTAS

  • Aniversariantes da quinzena:
    • 11/05 - Eritson Marcio de Andrade, "Segundo" (FLHEAGS), participante do EJC de Auxiliadora - João Pessoa-PB;
    • 15/05 - Carol (C-A-R-O-L), do EJC de Fátima - João Pessoa-PB;
    • 16/05 - João (^Iron_Man), do EJC de Fátima - João Pessoa-PB;
    • 20/05 - Gratuliano José Filho (Grato/MOITA) participante do EJC de Santa Júlia - João Pessoa-PB;
    • 22/05 - Marcos (Maverick-JP), animador de Crisma - João Pessoa-PB.
    Parabéns para todos vocês!!!

  • Pentecostes - No mês de maio toda a Igreja celebra o Pentecostes. Em João Pessoa-PB, a Festa de Pentecostes vai ser realizada no próximo dia 23, às 9 horas da manhã, no Ginásio de Esportes "O Ronaldão", em João Pessoa. A missa, que deve contar com a participação dos fiéis de todas as paróquias da Arquidiocese, vai ser presidida pelo arcebispo Dom Marcelo Carvalheira. Participe da Festa de Pentecostes de sua cidade!!

  • Testemunho mundial - O site Agnus Dei está recolhendo testemunhos cristãos para colocar em sua página. Os interessados devem informar-se em http://www.geocities.com/Athens/Aegean/8990/index.htm.

  • Reuniões do #EJC - As reuniões da quinta-feira agora estão em novo horário: da 21:30 às 22:30. Neste horário, o canal fica destinado exclusivamente àqueles que desejam discutir os temas do Informativo.

  • Show - A cantora Socorro Lira vai se apresentar em um show beneficente no próximo dia 22, às 8 horas da noite, no Fantástico Clube de Mangabeira, aqui em João Pessoa-PB. A apresentação é em prol do transplante renal de Reginaldo e de Héliton Santana. A organização é da Juventude PJMP de Mangabeira.

Topo

TEMA PARA REFLEXÃO

Maria

Texto: Maria na Perspectiva de Deus: um Testemuno de Cristo

Faltam apenas alguns minutos para que Cristo, no alto na Cruz, entregue a sua alma ao Pai. Seu olhar inclina-se para baixo e busca primeiro os olhos de sua Mãe; depois, desvia-se para João, o discípulo amado. Os seus lábios esforçam-se por articular umas poucas palavras. Jesus está exausto, agonizante, mas quer falar. A sua voz enfraquecida esforça-se por dizer exatamente o que o Filho de Deus, naquele momento em que se consuma a Redenção dos homens, está querendo dizer.

Vendo Jesus a sua Mãe e junto dela o discípulo que ele amava, disse à sua Mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí a tua Mãe. E, desta hora em diante, o discípulo a levou para sua casa (Jo 19,26-27). É da maior importância perceber o que Cristo, nessa hora, realmente quis afirmar. O seu pensamento humano tinha toda a lucidez do pensamento divino; e, por sua vez, essas derradeiras palavras, pouco antes de morrer, possuíam a força de uma mensagem precisa, que devia ficar gravada sem equívocos, pois expressava uma "última vontade" de Deus feito homem. Qual foi, portanto, o sentido dessa dupla afirmação: "Eis a tua Mãe" e "eis o teu filho"?

Para o compreendermos com exatidão, pode ser conveniente que pensemos primeiro naquilo que Jesus não disse. Poderia, por exemplo, ter pedido a João: "Cuida da minha Mãe, toma conta dela". Mas não o disse, e seria pouco explicável que a sua intenção se polarizasse apenas nisso – o cuidado material da Mãe –, tendo em conta que Maria, conforme sabemos pelo Evangelho, tinha perto dela parentes próximos, que eventualmente a podiam atender, e nos consta que em parte já o estavam fazendo (cfr Mc 3,31).

Também não teria sido lógico que, com as palavras "Eis aí o teu filho", quisesse colocar o discípulo sob o amparo de uma nova mãe adotiva, Maria. É bem conhecido, pelo Evangelho, que o discípulo amado tinha a mãe viva, Salomé, que esta era uma das santas mulheres que fielmente seguiam Jesus (Mc 15,40-41), e que, além disso, zelava maternalmente, até exageradamente, pelos seus filhos Tiago e João, ao ponto de ter pedido a Cristo que lhes concedesse os primeiros lugares no seu Reino (cfr Mt 20,20 e seguintes).

Fica excluído, por isso, que na sua última hora Jesus tenha pretendido resolver apenas, ou principalmente, problemas relativos ao futuro da Mãe ou do discípulo. Resta então uma só hipótese, a que se depreende das palavras de Jesus, tal como João – que escreve no Evangelho as suas recordações vividas – as compreendeu.

João era, na agonia de Jesus, o único discípulo que se encontrava ao pé da Cruz. E é precisamente com essa palavra – "discípulo" – que se designa a si mesmo. Entende que a sua condição de discípulo de Jesus vale mais do que o seu nome e a sua ascendência. Naquele momento, com efeito, ele era acima de tudo "o discípulo", aquele que encarnava e, por assim dizer, representava todos os discípulos, mais ainda, todos os homens resgatados na Cruz pelo divino Mestre e chamados a segui-Lo.

Sendo assim, a intenção de Cristo torna-se transparente. Está proclamando uma nova e sobrenatural maternidade, atribuída por Deus a Maria sobre todos os chamados a ser discípulos do Redentor. É a clara expressão da Vontade de Deus, que confere a Maria – dentro dos planos da Salvação – uma maternidade de ordem espiritual sobre todos os homens e, especialmente, sobre aqueles que, por serem "discípulos", têm em Jesus, o Filho de Maria, o Primogênito entre muitos irmãos (Rom 8,29).

Toda a vinculação da alma cristã com Maria se resume, assim, nos laços de uma relação filial: "Eis a tua Mãe". Ora, a filiação – como a maternidade – é um vínculo real e também, inseparavelmente, um sentimento; e o sentimento, mais do que a razão, atinge o coração, aquelas fibras secretas e íntimas da afetividade que a razão só muito a custo consegue penetrar. Tendo a devoção a Maria – o amor filial a Maria – raízes fundas e próprias no coração dos cristãos, é natural que extravase com freqüência naqueles modos e "razões do coração" que – como dizia Pascal – "a razão não conhece".

E é também explicável que esse amor filial, ao desabrochar ao ritmo pouco esquematizado do afeto, se expresse em transbordamentos cordiais e detalhes espontâneos, que façam estremecer os moldes mentais um tanto geométricos do pensamento racionalista. Seria muito difícil chegar a ter autêntico acesso a uma mãe pela via do raciocínio filosófico ou da lógica estreita e bem comportada.

Sem dúvida é por isso – melhor, por não ter compreendido isso – que alguns se escandalizam com o que julgam "exageros" católicos da devoção a Maria. (...) Vez por outra, todos tivemos de tentar esclarecer alegações deste tipo. Na realidade, a única coisa que essas censuras pretendem afirmar é que a Igreja Católica, com a devoção a Maria – santuários, rezas, velas, procissões, imagens em todas as igrejas, nos lares, etc. – se teria afastado da pureza do Evangelho, introduzindo no cristianismo uma excrescência espúria, ou no mínimo um exagero supersticioso, que todavia, se não desvirtuaria, a autenticidade evangélica da fé cristã.

É possível que, ao surgirem essas questões, nos tenhamos esforçado por aduzir as nossas razões em favor da devoção a Maria. Se eram apenas razões pessoais, mal fundamentadas, pouco peso podiam ter. Na realidade, o que afinal importa não é o que nós, católicos ou não, possamos pensar ou dizer particularmente a respeito da Mãe de Jesus. O que é absolutamente decisivo é o que Deus pensa e diz de Maria. Estas páginas pretendem ser, sobretudo, uma escuta atenta e serena precisamente disso: que nos diz Deus sobre Maria? O que é que Ele afirma sobre o papel de Maria na salvação dos homens? Uma vez colocado assim o problema, é natural que se levante uma pergunta: como é que nós podemos sabê-lo? Se Deus não tivesse falado, certamente não o poderíamos. Acontece, porém, que Deus falou. Se há um ponto de absoluta coincidência entre todos os cristãos, católicos ou não, é que a Bíblia contém a palavra de Deus, e que essa palavra se tornou plena na Palavra – no Verbo – que se fez carne, isto é, em Jesus Cristo e no seu Evangelho. É nele, portanto, que deve ser buscada e achada a resposta, antes de mais nada. Qualquer esclarecimento válido deve mergulhar aí as suas raízes e deduzir daí as suas conclusões.

"EIS O TEU FILHO"

Logo após as palavras pronunciadas por Cristo na Cruz – "eis a tua Mãe", "eis o teu filho" –, conta o Evangelho que desta hora em diante, o discípulo a levou para sua casa (Jo 19,27). (...) O fato de o discípulo ter assumido ao pé da letra a "filiação" a Maria, "levando-a para sua casa", reflete bem a intenção de Cristo – que João compreendeu – de que a Igreja, a que São Paulo chama o Corpo de Cristo (Col 1,18), tivesse a sua existência inseparavelmente unida à Mãe de Jesus. Ela é a Mãe da Cabeça deste Corpo – de Cristo –, e é a Mãe dos membros deste Corpo, que somos nós. É a Mãe da Igreja, do "Cristo total", como gostava de dizer Santo Agostinho. Na mente de Deus, portanto, a Igreja é concebida também como uma família, como um lar que tem uma Mãe. No centro dessa família, pulsa o Coração da Virgem e nela irradia o aconchego da sua maternidade.

É muitíssimo significativo que a Igreja tenha nascido no dia de Pentecostes, quando os discípulos e as santas mulheres estavam reunidos – em união de corações e de preces – com Maria, a Mãe de Jesus (At 1,14). São Lucas, o evangelista que melhor captou o papel de Maria no começo da vida do Redentor, é o mesmo que nos Atos dos Apóstolos sublinha a presença central de Nossa Senhora nos começos da vida da Igreja, mostrando que a Igreja recebeu o Espírito Santo – a sua alma divina – estando aglutinada como uma família em volta da Virgem Santíssima.

  • Texto enviado por: Caio Miranda da Rocha [nekito.mingau.@zaz.com.br]
  • Fonte: Livro "Maria, a Mãe de Jesus", de Francisco Faus.


  • Para refletir:
    1. Que parte dos textos mais lhe tocou?


Reflita conosco sobre este tema nas próximas quintas-feiras, das 21:30 às 22:30 no #EJC
(irc.brasnet.org, do mIRC)

Topo

SITE CRISTÃO

Jornal Igreja Nova - http://www.elogica.com.br/users/igrejanova

Versão digital do jornal "Igreja Nova" que contém entrevistas, textos para reflexão, agenda, poemas, etc. Enfim, um site que vale a pena visitar.

Topo

DICA DO AMIGO

Livro: "Deus é amor - Um Monge Contemplativo" (ed. Vozes; 197 páginas)

Reúne uma série de textos, em especial orações de diveros Santos da Igreja. Um livro calmo, para ser "degustado" aos poucos. Aquela paz que devemos ter ao nos dirigirmos a Deus.

  • Dica de Cledson [crb@openline.com.br]. Envie também sua dica para andrelin@zaz.com.br.

    Topo

    ESPAÇO DO LEITOR

    (Este espaço é para os leitores enviarem testemunhos, intercâmbio, perguntas, comentários sobre os Informativos, enfim, este espaço é seu. Participe!)

    Topo

    "Maria viveu da fé. Maria viveu na fé. Deus não precisava de muitas palavras para Ela" (René Voillaume).


    Participe da lista de discussão do #EJC para discutir os temas do Informativo. Para inscrever-se na lista, siga os passos abaixo:
    1. Envie uma mensagem para Majordomo@pegasus.com.br, colocando no corpo da mensagem: subscribe ejc
    2. Você receberá uma mensagem de confirmação. Dê um reply apenas com a linha enviada na mensagem de confirmação.
    3. Você estará inscrito na lista.


    #EJC - O canal de quem está conectado a Jesus, é acessado diariamente. Visite-o!

    Você também pode participar do Informativo do #EJC enviando notícias da sua comunidade, 'dicas' e textos. Participe!!!


    Visite o #EJC no site do Agnus Dei:
    http://www.geocities.com/Athens/Aegean/8990/index.htm
    onde, além de outras coisas, pode-se encontrar todos os Informativos.

    Retornar