A g n u s D e i

BOLETIM EJC - Nº 07 [36]

Informativo do Canal #EJC (Encontro de Jovens com Cristo)
Ano II - Número 07/99 - 29 de março de 1999

Organizadores:
André (Andarilho), Cledson, Manuela (MoNaLiZa-JP), Marcos (Maverick-JP) e Luiz Junior (Luizinho)

Participação especial:
Jesus@Deus.ES

Publicação quinzenal. Assinatura gratuita; basta remeter nome, e-mail, aniversário, movimento e cidade para andrelin@zaz.com.br

Nesta Edição:

  1. Editorial
  2. Curtas
  3. Tema para Reflexão: A Páscoa
  4. Site Cristão
  5. Dica do Amigo
  6. Espaço do Leitor
  7. Especial: Campanha da Fraternidade 99

EDITORIAL

Após a conclusão da CPI da prostituição no Estado da Paraíba, o padre/deputado Luiz Couto publicou em sua home page http://www.openline.com.br/~lcouto todo o relatório da CPI que, inclusive, citava o nome de parlamentares envolvidos no esquema da prostituição.

Resultou na revolta desses parlamentares que surgiram com frágeis provas de que Luiz Couto e outros religiosos que representavam a Igreja na Assembléia Legislativa teriam abusado de menores nos Acampamentos Sem-terra que os mesmos apoiavam.

Diante desses fatos, a população ficou chocada e o Arcebispo da Paraíba, Dom Marcelo, disse que só pisaria na Assembléia Legislativa após a retratação dos parlamentares caluniadores.

Qual o preço que pagamos por buscar a Justiça?

Topo

CURTAS

  • Parabéns para os nossos amigos Bruno Pimenta (Bruno_20), do EJC e Grupo Capela de João Pessoa-PB, que aniversariará no dia 28/03; para Luiz Alberto Botega, de São Carlos-SP, participante da Pastoral da Crisma, dirigente de dois grupos de jovens e também ministro da Comunhão Eucarística e Missionário Leigo, que é o aniversariante do dia 02/04 e parabéns para José Jean Fernandes, de Caicó-RN, participante da Pastoral da Crisma, que aniversariará no dia 10.04. Um grande abraço!

  • Páscoa Jovem - No dia 25 de Abril haverá no Clube Cabo Branco (João Pessoa-PB), a partir das 8:00 horas, a "Páscoa Jovem", que reunirá a juventude dos grupos jovens desde o bairro dos Bancários até a Praia do Poço, incluindo os EJC's das Paróquias de Menino Jesus de Praga (Bancários), N. Sra. de Fátima (Miramar) e N. Sra. Auxiliadora (Bessa). Não perca!!!

Topo

TEMA PARA REFLEXÃO

A Páscoa

a. Comentário

Embora muitos pensem que seja o Natal, a Páscoa é a festa mais importante do Cristianismo.

Neste Informativo convidamos todos os leitores a descobrir a importância dessa festa e a vivenciá-la. Portanto, vamos usar o canal #EJC e a lista (siga as instruções abaixo para inscrever-se) para realizar essa descoberta porque, como diz São Paulo, "Se Cristo não ressuscitou, vazia é a nossa pregação, vazia também é a vossa fé" (ICor 15,14).

b. Texto: Origem e Aspectos da Páscoa

A Páscoa Judaica - A festa da Páscoa é anterior a Cristo, e até mesmo anterior ao povo Hebreu. Então, de onde ela vem?

A palavra Páscoa significa passagem. Os povos pagãos já comemoravam a festa da passagem, durante a mudança de estação para o início da época das colheitas, era a passagem para um período de maior abundância, onde a vida se tornava mais fácil e mais agradável.

Durante este período já comiam o pão ázimo, espécie de pão sem fermento (somente farinha e água), que se tornaria um dos símbolos da Páscoa judaica. O pão era salgado e preparado nas costas dos camponeses que trabalhavam de sol a sol.

Durante esta época do ano, aconteceu a libertação do povo Hebreu do cativeiro do Egito e Moisés, orientado por Deus, transformou o significado da festa. A Páscoa se torna para o povo Hebreu a passagem da escravidão para a liberdade. São incorporados outros símbolos, além do pão ázimo, que é mantido, e onde destaca-se a figura do cordeiro imolado, cujo o sangue nos umbrais das casas marcam aqueles que serão salvos.

A Páscoa Cristã - Deus em sua infinita bondade, vendo a escravidão do homem ao pecado, envia-nos o seu próprio filho. A vida de Cristo, seus ensinamentos, sua missão, serão objetos de capítulos posteriores. Neste momento, nos deteremos apenas na sua função redentora.

A Páscoa da Redenção - Durante o período da Páscoa Hebraica, Cristo é preso, martirizado, crucificado e morto. Ao terceiro dia ressuscita e transforma todo o significado da Páscoa Hebraica.

A Páscoa Cristã é a passagem da morte para a vida, da escravidão do pecado para a liberdade da vida eterna., como bem diz São Paulo: "Com efeito, visto que a morte veio por um homem, também por um homem vem a Ressurreição dos mortos. Pois, assim como todos morrem em Adão, em Cristo todos receberão a vida" (1Cor 15,21-22).

Alguns símbolos se transformam e ganham outro significado. Na quinta-feira, portanto, um dia antes da sua paixão, Cristo institui a Eucaristia, transformando o Pão e o Vinho no seu próprio Corpo e Sangue. Além disso, o próprio Cristo se transforma no novo cordeiro que é imolado para o perdão dos pecados e que nos dá a ressurreição para a vida eterna.

A Semana Santa - A Igreja celebra a Páscoa todos os dias durante a missa, onde novamente Cristo se dá para todos nós na forma de pão e vinho, mas reserva para o mesmo período do ano em que ela de fato ocorreu, a celebração especial da Semana Santa. Não é uma simples comemoração ou uma lembrança é uma celebração onde tudo se renova, tudo acontece de novo, e para qual o cristão deve se preparar.

Por isso, o período que antecede a Páscoa é a quaresma que, iniciada na quarta-feira de cinzas, nos chama a conversão para celebrarmos de forma digna o momento mais sublime da história da salvação.

O Tempo Pascal - Este tempo é marcado a partir do domingo de Páscoa, data mais importante da liturgia católica. Este domingo é o primeiro domingo de lua cheia do mês de nissan correspondendo ao calendário luni-solar, utilizado pelos hebreus na época da ressurreição de Cristo.

O tempo pascal se estende até a festa de Pentecostes (festa da vinda do Espírito Santo) que se comemora cinqüenta dias após a ressurreição de Cristo.

Nos quarenta dias que antecedem a festa maior de nossa fé, os fiéis são convidados a se prepararem através da oração, reflexão e penitência. Este período a Igreja denomina QUARESMA, na verdade um prolongamento do tempo pascal.

  • Fonte: Curso de Crisma (http://www.geocities.com/Heartland/Hills/5757/crisma.htm).


    Reflita conosco sobre este tema nas próximas quintas-feiras, das 22:00 às 23:30 no #EJC
    (irc.brasnet.org, do mIRC)

    Topo

    SITE CRISTÃO

    Curso de Crisma da Basílica N.Sra.de Lourdes - http://www.geocities.com/Heartland/Hills/5757/crisma.htm

    Aqui podemos encontrar um bom material para reuniões não só de Crisma, mas qualquer uma que busque evangelizar.

    Topo

    DICA DO AMIGO

    Software: Scoop Script v 5.7

    O scoop aproveita todo o poder do mIRC 5.5 (incluido no pacote) e tem ótimo sistema de ajuda, gerenciador de taglines, prenchimento automatico de nick. Possui uma proteção para os temidos BackOrifice e NetBus. É um script que vale a pena ser experimentado tanto por veteranos como por aqueles que estão engatinhando no mundo do IRC.

    »¡« Scøøp Script »!« v 5.7: pegue sua cópia em www.scoop.cjb.net.

  • Dica de Marcos [markped@netwaybbs.com.br]. Envie também sua dica para andrelin@zaz.com.br.

    Topo

    ESPAÇO DO LEITOR

    (Este espaço é para os leitores enviarem testemunhos, intercâmbio, perguntas, comentários sobre os Informativos, enfim, este espaço é seu. Participe!)

    Topo

    ESPECIAL: CAMPANHA DA FRATERNIDADE 99

    A Fraternidade e os Desempregados

    Mais Autonomia, Menos Dependência*
    (por d. Hélder Câmara)

    Lamento não estar presente para agradecer de viva voz esta homenagem, que tanto me sensibiliza, que o Senado me presta na passagem dos meus 90 anos.

    Em primeiro lugar, minha alegria decorre do fato de vir esta homenagem do Senado da República, cuja história se confunde com a própria história do nosso país.

    Em segundo lugar, por ter sido iniciativa do senador Lúcio Alcântara, muito digno representante do meu povo cearense. Permita-me, senhor senador, inclui-lo entre os muitos amigos que formam comigo o que chamo a família mecejanense.

    Desejo que essa homenagem, tão significativa, não seja prestada a mim, mas à Igreja do Brasil, à qual procuro servir desde que me tornei sacerdote. Se alguma coisa fiz durante minha longa existência foi procurar elevar, cada vez mais, essa Igreja servidora e pobre na luta pela justiça social, por uma sociedade mais humana, e mais cristã. Onde haja um número cada vez menor de privilegiados. Onde os pobres não sejam miseráveis, possam participar das decisões sociais, tenham, enfim, vez e voz.

    Permito-me, senhoras e senhores esenadores, aproveitando o lema da Campanha de Fraternidade deste ano, fazer um apelo aos representantes do povo nesta Casa: olhem pelos desempregados, ajam, adotem medidas, criem leis, exerçam pressão sobre o Poder Executivo para que nossos governantes tenham mais sensibilidade para o social e criem mecanismos que possam gerar empregos e absorver esses milhões de brasileiros alijados das fábricas, dos bancos, dos escritórios, enfim, de todos os ambientes de trabalho.

    Lembrem-se, senhoras e senhores senadores, que atrás de cada desempregado há pelo menos quatro pessoas. A estatística do desemprego, para ser verdadeira, deve fazer a simples conta: multiplicar por 4 o número de desempregados. Só assim se poderá avaliar corretamente o drama social que se vive hoje no Brasil.

    Meu apelo é para que haja mais prioridades sociais e menos prioridades econômicas. Mais autonomia e menos dependência. Nosso povo não tem saúde, não tem emprego, não tem habitação e não tem escola. Menos economia e mais humanidade. Nunca é demais lembrar que o homem é criado à imagem e semelhança de Deus, filho do Deus Criador de todas as coisas.

    Aproxima-se o novo milênio. Como desejo, do fundo do meu coração, que essa nova era corrija a globalização da economia e faça surgir a globalização do humano, a globalização da solidariedade, como tem nos pedido o papa João Paulo II. O futuro já não me pertence. Mas pertence a quem têm em mãos a responsabilidade de um mandato popular. O povo os olha com inquietação, perplexidade e esperança. Não o decepcione, senhoras e senhores senadores.


    * Texto de Dom Hélder Câmara, lido em 23 de março de 1999 no Senado Federal, na sessão em homenagem aos 90 anos do arcebispo-emérito de Olinda e Recife.

    Topo

    "Sacrificar-se a serviço da vida é uma graça." (Albert Einstein).

    "A Páscoa para nós, cristãos, significa a vitória da vida sobre a morte".


    Participe da lista de discussão do #EJC para discutir os temas do Informativo. Para inscrever-se na lista, siga os passos abaixo:
    1. Envie uma mensagem para Majordomo@pegasus.com.br, colocando no corpo da mensagem: subscribe ejc
    2. Você receberá uma mensagem de confirmação. Dê um reply apenas com a linha enviada na mensagem de confirmação.
    3. Você estará inscrito na lista.


    #EJC - O canal de quem está conectado a Jesus, é acessado diariamente. Visite-o!

    Você também pode participar do Informativo do #EJC enviando notícias da sua comunidade, 'dicas' e textos. Participe!!!


    Visite o #EJC no site do Agnus Dei:
    http://www.coastalway.com.br/agnusdei/index.htm
    onde, além de outras coisas, pode-se encontrar todos os Informativos.

    Retornar