A g n u s D e i

BOLETIM EJC - Nº 06 [35]

Informativo do Canal #EJC (Encontro de Jovens com Cristo)
Ano II - Número 06/99 - 14 de março de 1999

Organizadores:
André (Andarilho), Cledson, Manuela (MoNaLiZa-JP), Marcos (Maverick-JP) e Luiz Junior (Luizinho)

Participação especial:
Jesus@Deus.ES

Publicação quinzenal. Assinatura gratuita; basta remeter nome, e-mail, aniversário, movimento e cidade para andrelin@zaz.com.br

Nesta Edição:

  1. Editorial
  2. Curtas
  3. Tema para Reflexão: A Amizade
  4. Site Cristão
  5. Dica do Amigo
  6. Espaço do Leitor
  7. Especial: Campanha da Fraternidade 99

EDITORIAL

Neste mês de Março comemoramos 1 ano do canal #EJC. Após muito esforço, deduzimos que não sabíamos o dia específico da criação do canal, o que é mais uma prova de que o canal foi criado apenas para um bate-papo cristão, quando nem imaginávamos que ele poderia tomar as proporções que hoje possui.

Durante esse período, presenciamos a união entre cristãos de diversas localidades, a chegada de bons amigos e a saída de outros, discussões que provocaram controvérsias e até mesmo o intercâmbio de informações que muitos puderam realizar no canal e fora dele, como ocorreu no I IRContro realizado em Janeiro.

Por tudo isso, louvamos a Deus por tudo o que Ele tem nos proporcionado e pedimos que Ele ilumine sempre o #EJC - O canal de quem está conectado a Jesus.

Parabéns!

Topo

CURTAS

  • Parabéns para Manuela (Monaliza-JP), participante do EJC da Paróquia de N. Sra. de Fátima - João Pessoa-PB, que aniversariará no dia 18/03; para Michele (Mimi), do EAC da Paróquia de N. Sra. de Fátima - João Pessoa-PB, que comemorará seu aniversário no dia 23/03 e para Márcio José Melo Barroso, membro da Pastoral da Catequese, Pastoral da Juventude e Pastoral da Comunicação da Paróquia São Luiz Gonzaga - Porto Velho-RO, que completará mais um ano no dia 24/03. Que Deus lhes conceda muitos e muitos anos de vida!

  • Visitem http://www.geocities.com/Paris/Chateau/8277/ para ver uma simples home page em homenagem ao aniversário do #EJC. Não deixe de assinar o livro de visitas!

  • O EJC (Encontro de Jovens com Cristo) abrirá suas inscrições no dia 25 de Março, às 9:00 horas da manhã, na Igreja Matriz. Os interessados deverão morar na área geográfica, levar uma foto 3x4 e R$ 10,00 (despesas do evento). O Encontro será realizado de 14 a 16 de Maio. Não percam!!! (Aos que irão trabalhar neste Encontro, não percam as reuniões de preparação, que são muito importantes para o êxito do Encontro).

Topo

TEMA PARA REFLEXÃO

A Amizade

a. Comentário

Comemorando o primeiro aniversário do canal #EJC, nada melhor do que fazer uma retrospectiva e escolher um dos temas que mais repercutiu e que tem muito a ver com tudo o que vem acontecendo ao longo deste período.

b. Texto: A Amizade

O que vou dizer não é poesia.

A amizade existe e está, certamente entre as coisas mais bonitas do mundo.

O povo diz: "quem encontrou um amigo encontrou um tesouro". Fazer amigos é uma aventura maravilhosa. A aventura de descobrir corações, haverá coisa mais bonita?

Amigo é diferente de colega, o relacionamento é mais profundo; com os colegas tudo é "legal" mas cheio de formalidade, meio artificial. Amigo é para apoio, em qualquer hora, na hora em que você mais precisa, o amigo está ai. Assim é o amigo, é o antionça. Ele lhe quer bem, independentemente das qualidades e defeitos que você tem.

Há também amigos falsos: amigo coca-cola, para quando a gente vai ao bar; amigo pronto socorro, para as horas de aperto; amigo onça, na hora H falha; amigo iô-iô: eu dou se você me der alguma coisa; amigo tenaz, para uma "cola" na prova; amigo gasolina: aquele que tem carro; amigo caixa: paga as entradas, sorvetes; amigo "mati": me apresenta tua(teu) irmã(o); amigo urso: o pior de todos. Hoje há ainda as "amizades coloridas", cor que dura pouco.

Amigo mesmo é outra coisa.

Amigo é como rocha, está lá, firme, quer faça sol, quer faça chuva. Amigo é como um livro aberto; você sabe o que tem dentro. Amigo não é o que enxuga as lágrimas, é o que não deixa cair. Com um amigo verdadeiro você nunca fica na mão, está sempre a seu favor em qualquer hipótese, no triunfo e na derrota ele te dá segurança.

Amigo é uma festa para o coração.

Amizade é um artigo em falta no mercado da cidade grande, você mesmo, muitas vezes, não dá valor a amizade. Usa máscara quando sai para o serviço, não é o tipo bacana que você é. Deixa o melhor de si, seu verdadeiro eu, em casa. Não é o(a) amigo(a) que pode ser.

Querer amigos sem defeitos, não é ter amigos. Primeiro porque não há; Segundo, é egoísmo de sua parte não querer aperfeiçoar o amigo, querer já pronto. O perdão que você dá ao amigo, faz crescer você e ele.

A amizade vai permitir a você alargar os horizontes de sua vida, sair de si mesmo, de sua casa, do seu círculo fechado. Ir além, atingir até os passarinhos e as plantas, ser amigo da natureza. Ser o irmão universal; irmão sol, irmã lua, irmã água, irmão fogo; ligar-se a tudo o que é bem. "Ter um milhão de amigos, um coro de passarinhos", como no canto.

Amigo mesmo foi Jesus de Nazaré. Ele disse e provou que o amigo é capaz de morrer pelo amigo. Para os seus seguidores, Cristo é, antes de tudo, o amigo, o amigão que não falha. Há homens e mulheres que têm experiência desta realidade. Cristo fez de cada amigo um irmão. A fraternidade é mais profunda que a simples amizade. Dura mais. É perpétua.

Amigo de todos, Cristo teve amigos destacados em sua vida, na Palestina. O evangelho lembra Pedro, João, e os demais apóstolos a quem ele disse um dia: "Vós sois meus amigos!" Em Betânia vivia uma família que mais de uma vez, hospedou Jesus quando ia a Jerusalém. Eram três irmãos: Lázaro, Marta e Maria. Um dia, Ele chegou e, quando lhe comunicaram que o amigo Lázaro havia falecido, chorou de emoção.

Entre os amigos de Cristo havia um grande número de pecadores. Era por eles, sobretudo, que ele vivia preocupado. Como o médico se preocupava com os doentes, teve três anos de amizade com Judas. E sabia que ia ser traído, mas fez de tudo para salvá-lo e manteve a amizade. Ensinou com isto o que é ser amigo. Ficou e quis sempre promover os amigos. Depois de traído continuou a confiar em Pedro.

É bom ter amigos, mas amigo não é presente. A gente cria e mantém a amizade. E não esqueça: Amigo tem defeito, é gente. Aceitá-lo assim como ele é.

Amizade pode ser uma forma linda de amor, nesta época em que confundem o amor com erotismo.

Tenha amigos, muitos amigos, "um milhão de amigos". Seu grupo de amigos. A namorada não substitui os amigos. Não se feche. Muitos amigos formam uma comunidade. Cultive as amizades; visite, escreva, telefone. Seja sincero, compreensivo, perdoe. Plante, crie novas amizades. Enriquecerão você e os outros também. Se quiser ter amigos, seja amigo. Amigo é alguém que você cativou e por quem você é responsável, pela simpatia que você despertou em alguém.

Um recado para a vida: Não espere amigo pronto, tipo roupa feita; faça, construa amigos.

Seja amigo e terás amigos, e vocês formarão comunidade.


  • Na Bíblia: Eclo 6,1-17; Pr 17,17; Pr 13,20; Pr 19.


  • Texto enviado por Ciromar Hupp, de Belém-PA


    Reflita conosco sobre este tema nas próximas quintas-feiras, das 22:00 às 23:30 no #EJC.

    Topo

    SITE CRISTÃO

    Home Page de Pedro Poggetti Lopes Gonçalves - http://users.sti.com.br/mgon/

    Alguém que você pode ajudar. Visite o site e veja como!

    Topo

    DICA DO AMIGO

    Espetáculo: "A Paixão de Cristo" (Pernambuco)

    Todos os anos, durante esta época, acontece o 'Espetáculo da Paixão de Cristo', no interior de Pernambuco.

    Há uns quatro anos atrás fui lá e fiquei supreendido não só com a beleza do local, que muito se assemelha à Terra Santa, mas também pela grandeza do espetáculo que nos faz reviver a paixão, morte e ressurreição de Jesus.

    Sem dúvida, é algo imperdível e, se Deus quiser, voltarei lá este ano.

  • Dica de André [andrelin@zaz.com.br]. Envie também sua dica para andrelin@zaz.com.br.

    Topo

    ESPAÇO DO LEITOR

    (Este espaço é para os leitores enviarem testemunhos, intercâmbio, perguntas, comentários sobre os Informativos, enfim, este espaço é seu. Participe!)

    Topo

    ESPECIAL: CAMPANHA DA FRATERNIDADE 99

    A Fraternidade e os Desempregados

    O Desemprego e a Juventude
    (por Penildon Silva Filho* - Jornal A Tarde de 06.02.1999)

    A mais recente edição da PED-Pesquisa de Emprego e Desemprego de Salvador, promovida pela UFBa e Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia, patrocinada pelo governo estadual, dá conta que 25% da população economicamente ativa da Região Metropolitana de Salvador está desempregada, um recorde nacional. Quando se observam os índices do desemprego por faixa de idade, percebe-se que ele é maior na juventude: cerca de 30% dos jovens estão desempregados. Torna-se urgente ter uma política de inclusão social para o Brasil, e especialmente entre os jovens. O debate para vencer o desemprego, especialmente na juventude, faz parte de um esforço para ter um projeto alternativo para o Brasil, essencial num momento em que a sociedade se preocupa em ter saídas reais para a crise que começa a dar sinais de ser profunda.

    A cada ano, um milhão e meio de jovens ingressa no mercado de trabalho em busca de emprego. Até o ano passado, a economia não conseguia ter dinamismo de assimilá-los. Este ano a situação se agrava, com uma previsão inicial de queda do Produto Interno Bruto de 1%, e a expectativa de uma queda maior com a volta da inflação, aumento dos juros e dificuldades do setor produtivo. Crescem os índices de violência em decorrência da exclusão social, o mercado interno se contrai, o mercado informal se torna mais extenso, as empresas ficam asfixiadas pelos juros estratosféricos. Diminuem as perspectivas de futuro da juventude, que não consegue o primeiro emprego, ou só o consegue numa situação de precariedade trabalhista gritante.

    O problema do desemprego é mundial. Na Europa, o desemprego estrutural já atinge índices alarmantes. Mas as diferenças da Europa para o Brasil são muitas. A Europa tem uma história de inclusão social com diversos direitos trabalhistas e sociais (saúde, educação, previdência e suguridade social públicas e eficientes) garantidos por uma economia bem mais desenvolvida. Os países europeus já passaram por uma industrialização acentuada e um "Estado do Bem Estar Social", coisa que o Brasil não conhece. Por outro lado, a organização européia da sociedade civil em busca de garantias de cidadania é muito forte para que estes direitos se percam num processo de globalização sem controle.

    O Brasil não teve uma industrialização massificada que gerasse muitos empregos, como foi na Europa, e já mergulha no processo de desindustrialização e aumento do desemprego pela sua forma de inserção na globalização. Enquanto no Brasil ainda impera um discurso fatalista sobre a globalização, a maior parte dos países europeus já está experimentando um debate para combinar globalização com cidadania e direitos sociais.

    O governo federal acena com a criação de um ministério que tratará da juventude, sob a responsabilidade do Sr. Rafael Greca, que também cuida do esporte e do turismo, e aponta a proposta do "Primeiro Emprego", que estabelece isenções fiscais para os empresários assinem a carteira dos jovens. Entendemos que esta proposta não resultará em mudanças efetivas.

    Na verdade, o que ocorrerá é a substituição dos trabalhadores mais antigos pelos jovens, no interesse das empresas de sobreviver num país de juros altos.

    Entendemos que a solução deste problema passa por uma mudança estrutural da política econômica do país. O controle inflacionário de indexação da moeda ao dólar elevou nossa dívida interna a quase meio trilhão, comprometeu o orçamento da União com pagamentos de juros desta dívida, aumentou os juros em níveis que impedem nosso crescimento. O que se viu em janeiro foi a falência da âncora cambial para manter a estabilidade monetária. A única forma de resolvermos o problema do desemprego em geral e da juventude em particular é o progressivo afastamento desta política monetarista, a diminuição dos juros, o investimento na produção e na redistribuição de renda. Somente o crescimento da massa salarial do país e o aumento do mercado consumidor interno e da produção pode aos poucos tirar o Brasil deste buraco econômico.

    Na Europa, além de políticas que freiam uma abertura indiscriminada da globalização, como a diminuição da jornada de trabalho, já se instituiu em alguns países algumas alternativas específicas para a juventude: o alongamento dos cursos universitários, o serviço civil voluntário para jovens (em áreas de educação, saúde, políticas sociais), jornada de trabalho parcial de um turno. No Brasil, além do investimento na formação de um mercado consumidor interno como assinalamos acima, deve haver o estímulo às micro e pequenas empresas, que empregam a maioria dos trabalhadores, a diminuição das taxas sobre a produção e o aumento da tributação sobre o consumo.

    A indústria tende a diminuir seus postos de trabalho, devido à revolução tecnológica, logo precisamos ter políticas em setores econômicos diferentes. Iniciativas como o "Banco do Povo" de Porto Alegre e Brasília, que financiam pequenos empreendimentos, devem ser disseminadas. O setor de serviços, como o turismo, os empreedimentos culturais, a informática, o meio ambiente, também é um importante segmento que deve ter investimentos para geração de empregos.


    * Penildon Silva Filho, ex-coordenador do Diretório Central dos Estudantes da UFBa, 92-93 e ex-diretor da UNE, 93-96.
    Topo

    "A medida do amor é amar sem medidas." (Santo Agostinho).


    Participe da lista de discussão do #EJC para discutir os temas do Informativo. Para inscrever-se na lista, siga os passos abaixo:
    1. Envie uma mensagem para Majordomo@pegasus.com.br, colocando no corpo da mensagem: subscribe ejc
    2. Você receberá uma mensagem de confirmação. Dê um reply apenas com a linha enviada na mensagem de confirmação.
    3. Você estará inscrito na lista.


    #EJC - O canal de quem está conectado a Jesus, é acessado diariamente. Visite-o!

    Você também pode participar do Informativo do #EJC enviando notícias da sua comunidade, 'dicas' e textos. Participe!!!


    Visite o #EJC no site do Agnus Dei:
    http://www.coastalway.com.br/agnusdei/index.htm
    onde, além de outras coisas, pode-se encontrar todos os Informativos.

    Retornar