A g n u s D e i

BOLETIM EJC - Nº 05 [34]

Informativo do Canal #EJC (Encontro de Jovens com Cristo)
Ano II - Número 05/99 - 01 de março de 1999

Organizadores:
André (Andarilho), Cledson, Manuela (MoNaLiZa-JP), Marcos (Maverick-JP) e Luiz Junior (Luizinho)

Colaborou nesta edição:
Angela (pretty-woman)

Participação especial:
Jesus@Deus.ES

Publicação quinzenal. Assinatura gratuita; basta remeter nome, e-mail, aniversário, movimento e cidade para andrelin@zaz.com.br

Nesta Edição:

  1. Editorial
  2. Curtas
  3. Tema para Reflexão: A Quaresma
  4. Site Cristão
  5. Dica do Amigo
  6. Espaço do Leitor
  7. Especial: Campanha da Fraternidade 99

EDITORIAL

Semana passada a mídia voltou a referir-se ao estado de miséria em que encontram-se milhares de nordestinos, principalmente os do alto sertão que, mesmo com as campanhas realizadas em todo o país para ajudá-los, continuam na mesma situação de antes, sobrevivendo rasteiramente aos obstáculos diários.

Porém, esse povo lutador não deseja apenas viver da caridade dos seus irmãos mais abastados. Parafraseando o saudoso Luiz Gonzaga, pode-se dizer que a esmola para o homem nordestino o envergonha já que ele tem condições para sobreviver, desde que lhes seja dado o mínimo para a sua sobrevivência, que é o que não vem ocorrendo há décadas.

Neste tempo de Quaresma, somos chamados a ver, julgar e agir diante das situações que nos rodeiam e, através deste Informativo, queremos que vocês apliquem esses três verbos na situação acima relatada.

Topo

CURTAS

  • Esta primeira quinzena de Março está cheia de aniversariantes: Alia, participante da Equipe de Nossa Senhora e Pastoral Familiar da Paróquia São Sebastião (Rio de Janeiro-RJ), que completará mais um ano no dia 05/03; Luciana Torrezan Galigali, que participa do Segue-me de Brasília-DF (Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês), que comemorará seu aniversário no dia 07/03; Enaldo Filho (Jagunco), de Mossoró-RN e José Allysson, de João Pessoa-PB, que terão seu aniversário no dia 08/03 e, finalmente, parabéns para Antonio, participante das Equipes de Nossa Senhora em São Paulo-SP, que completará mais um ano no dia 13/03. Haja festa! Parabénsss!

  • Neste sábado haverá show do pe. Zezinho no Forrock (João Pessoa-PB), às 19:00. Não perca!

Topo

TEMA PARA REFLEXÃO

A Quaresma

Texto: Reflexões sobre a Quaresma

Na quarta-feira de Cinzas, teve início o período litúrgico denominado Quaresma, que dura até a Páscoa, preparando os cristãos para a Ressurreição do Senhor. Os mais antigos vestígios da Quaresma, datam do século II. Uma referência clara e formal apareceu no Oriente e no Ocidente, no princípio do século IV. Já então, a estrutura era de 40 dias, na qual se inserem a reconciliação dos pecadores e o batismo dos catecúmenos, a prática penitencial.

A reforma litúrgica do Concílio Vaticano II fez sobressaírem essas características do mais remoto costume. Assim, é dado ênfase, na liturgia, à Palavra de Deus, à oração, à penitência e às obras de caridade. Obedecemos a orientação de São Paulo, na Epístola aos Romanos (8,12): "Participamos dos sofrimentos de Cristo, para participarmos também de sua glória". De acordo com essa determinação, a Igreja prescreve, nessas semanas que antecedem a Semana Santa e o Tríduo Sacro (de quinta-feira Santa à vigília de Sábado da Ressurreição), obras penitenciais, especialmente o jejum e a abstinência de carne na quarta-feira de Cinzas e na sexta-feira Santa, além de atos apropriados ao espírito de cada sexta-feira, também em todo o ano.

Muito útil, meditar sobre esses quatro aspectos da Quaresma. A leitura mais assídua da Sagrada Escritura, refletindo sobre ela e relacionando-a com nossa vida cotidiana. Diante da enxurrada de exemplos negativos que se nos antepõem a cada dia e repetidas vezes, a Palavra de Deus, lida e ouvida religiosamente, exerce grande influência sobre nosso comportamento e na formação de nosso julgamento sobre o que ocorre em derredor. A oração mais assídua nos põe à disposição a força de Deus, que prometeu atender às súplicas de seus filhos. A recitação do terço, preferencialmente em grupos, opera maravilhas em favor da família. Numa atmosfera eivada de convites a uma vida em desacordo com os mandamentos do Senhor, a prece freqüente e fervorosa é um antídoto eficaz e nos assegura a sobrevivência. O jejum e outras formas de mortificar nossa tendência ao prazer fortificam a vontade e nos asseguram a fidelidade no cumprimento das normas do Evangelho. Saber dizer "não" ao que é permitido fortalece a resistência necessária quando o que nos é proposto fere as determinações divinas. A restrição voluntária nos garante e facilita igual atitude diante do proibido. A prática de ações caritativas nos faz caminhar segundo os conselhos divinos. Há uma imensa variedade de atos que nos enobrecem, desde a solidariedade com os materialmente necessitados até um simples gesto de acolhimento diante de alguém que sofre pelo isolamento, a tristeza e abandono. Um sorriso, especialmente em certas circunstâncias, vale mais que o dinheiro para o carente.

A Quaresma é, assim, uma ocasião de renovar e robustecer a vida cristã em um mundo dessacralizado e longe de Deus. Esse período do ano nos oferece uma oportunidade para crescer a espiritualidade.

O tempo quaresmal é uma espécie de retiro anual, purificando comportamentos, fortificando vontades, dispondo os fiéis para um renovado esforço no afervoramento da vida cristã. Assim, predispostos para as celebrações pascais, todos participarão das riquezas que nos são oferecidas cada ano, por ocasião da Páscoa do Senhor. Este, de maneira particular, pois é o último antes da abertura do grande Jubileu do ano 2000.

Essas considerações parecerão, para uns, inoportunas; para outros, inexeqüíveis, ou, ainda, merecerão apenas o silêncio como resposta. No entanto, a missão do pastor é anunciar Jesus Cristo, dizer que ele é nossa salvação. Ser santo em um mundo adverso é possível. E vale a pena tentar! A alegria que se obtém, mesmo em meio à tribulação, é um sinal de Deus na vida de seus filhos.

  • (Baseado no texto de Dom Eugenio Salles, cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro)


Reflita conosco sobre este tema nas próximas quintas-feiras, das 22:00 às 23:30 no #EJC.

Topo

SITE CRISTÃO

American Catholic Online - http://www.americancatholic.org

O site traz artigos sobre a fé católica, além de oferecer um serviço de busca. Outras seções interessantes: "Saint of the Day"; "Minute Meditations" (o internauta encontra uma oração diferente por dia) e ainda uma revista on-line. Em inglês.

Topo

DICA DO AMIGO

Filme: "Mens@gem para Você" (You've Got Mail)

Um novo filme estreou na telinha. É "Mens@gem Para Você" (título original: "You've Got Mail" que é a mensagem dada pela America OnLine, a maior provedora de Internet dos Estados Unidos, quando existem mensagens no correio eletrônico de seus usuários). O filme é uma comédia romântica estrelada por Meg Ryan e Tom Hanks, com duração de 122 minutos e direção de Nora Ephron. A comédia conta a estória de duas pessoas que na vida pública são inimigas, porém através da Internet elas se apaixonam. Eles embora tenham se conhecido em um chat, apenas se correspondem via e-mail sem trocar informações pessoais.

Eu assisti o filme há uma semana atrás em sua pré-estréia aqui em Recife-PE e recomendo-o, principalmente para quem gosta de Internet. Com certeza se identificarão de uma forma ou de outra com as situações vividas pelas personagens de Ryan e Hanks. Porém, quem não está familiarizado com o ambiente da net e gosta de comédias românticas, não deve ficar preocupado em não entender a linguagem do filme, pois mesmo quem nunca enviou ou recebeu um e-mail compreende facilmente a estória. Vale a pena conferir!!!

Mais informações em: http://ww7.zaz.com.br/cinema/ e na página oficial do filme: http://www.youvegotmail.com/.

  • Dica de Luiz Júnior (Luizinho) [luizssjr@zaz.com.br]. Envie também sua dica para andrelin@zaz.com.br.

    Topo

    ESPAÇO DO LEITOR

    (Este espaço é para os leitores enviarem testemunhos, intercâmbio, perguntas, comentários sobre os Informativos, enfim, este espaço é seu. Participe!)


    Irmãos,

    Venho através deste compartilhar com vocês mais uma obra de amor que o Senhor Deus fez em minha vida.

    Passei o carnaval em Caruaru, em um retiro da Canção Nova, e lá revivi o início da minha caminhada espiritual, permiti que o Senhor reinflamasse os Carismas que há em mim....

    Sabem aquela parábola do Bom Samaritano... pois é: Jesus operou em meu coração da mesma forma como ele agiu naquela [parábola], pois eu estava como aquele homem nas mãos dos bandidos ou seja com um coração árido, pois o próprio contato com o mundo vai nos tornando assim. Então o Samaritano, que é Jesus, compadeceu-se de mim, debruçou-se sobre a minha situação. E derramou vinho e azeite; o vinho do seu sangue e o azeite do seu espírito. Portanto, jovens, deixem o Samaritano também curar as vossas feridas pois não há remédio para nós, a não ser o sangue de Jesus e o Espírito do Senhor.

  • Angela G. Ribeiro [poplane@openline.com.br]

    Topo

    ESPECIAL: CAMPANHA DA FRATERNIDADE 99

    A Fraternidade e os Desempregados

    O desemprego é o tema central de nossa Campanha da Fraternidade de 1999, cujo lema é "Sem Trabalho... Por Quê?". Dando continuidade a nossa sessão especial, apresentamos esse texto que foi retirado do livro-texto da CF-99. Ao final são apresentadas algumas perguntas que podem ser usadas em reuniões, nas discussões de nosso canal, e na nossa lista de discussão por e-mail.


    1. Desemprego e trabalho

    O lema desta CF, "Sem trabalho... Por quê?", mexe com a vida de todos nós. Nascemos e somos educados para arranjar emprego e garantir a sobrevivência. Emprego, salário, estabilidade e aposentadoria - é esta a linha normal de vida desejada pela maioria dos trabalhadores. Profissão e ocupação fazem parte da identidade, do objetivo e do sentido da vida para a maioria das pessoas.

    Na fala de todo o dia, falamos de emprego e trabalho como se tivessem sentido igual. Quando falamos de trabalho, pensamos em emprego. Por exemplo, por que se diz que uma mulher tem um "trabalho" quando ensina numa escola maternal, e que ela "não tem trabalho" quando cuida dos seus próprios filhos? Mesmo que tenha um diploma de professora para crianças, o cuidado dos filhos, aos olhos da sociedade, nunca é visto como "trabalho". Por quê? Por que a primeira é paga e a segunda não?

    O "trabalho", em nossa sociedade, é entendido como uma atividade social, destinada a fazer parte do movimento de trocas em nossa sociedade. Este tipo de trabalho recebe o nome de emprego. Ele depende de um contrato com o empregador, do pagamento de um salário e entra no quadro da produção de bens e serviços mercantis. Este é o "trabalho" que está faltando para muita gente.

    Mas trabalho, no sentido mais profundo, não está terminando. Ele é "poiesis", isto é, criação de uma obra. É tudo o que é feito por meio de atividades artísticas, esportivas, filosóficas Tc.., e sua finalidade é a criação de sentido, a criação de si, de subjetividade, a criação de conhecimento... O trabalho do criador, do pesquisador é muito importante, como o é o da mãe de família e da parteira. Assim mesmo, costuma-se dizer que eles "não trabalham", "não têm um trabalho". A idéia dominante de trabalho está ligada ao emprego ou ao trabalho útil, que é pago por dinheiro. Neste sentido, o artista "trabalha" quando dá cursos ou aulas, ou quando atende a uma encomenda.


    1. Qual a diferença entre Trabalho e Emprego?
    2. Por que é tão difícil para os jovens conseguirem o primeiro emprego?
    3. Nossa atuação em comunidades, pastorais, Tc.. pode ser considerado Trabalho?
    4. Qual o nosso papel de jovens católicos diante do problema do desemprego?

    Topo

    "Cada criatura, ao nascer, traz ao mundo a mensagem de que Deus, todavia, não perde a esperança nos homens." (Tagore).


    Participe da lista de discussão do #EJC para discutir os temas do Informativo. Para inscrever-se na lista, siga os passos abaixo:
    1. Envie uma mensagem para Majordomo@pegasus.com.br, colocando no corpo da mensagem: subscribe ejc
    2. Você receberá uma mensagem de confirmação. Dê um reply apenas com a linha enviada na mensagem de confirmação.
    3. Você estará inscrito na lista.


    #EJC - O canal de quem está conectado a Jesus, é acessado diariamente. Visite-o!

    Você também pode participar do Informativo do #EJC enviando notícias da sua comunidade, 'dicas' e textos. Participe!!!


    Visite o #EJC no site do Agnus Dei:
    http://www.coastalway.com.br/agnusdei/index.htm
    onde, além de outras coisas, pode-se encontrar todos os Informativos.

    Retornar