A g n u s D e i

BOLETIM EJC - Nº 04 [33]

Informativo do Canal #EJC (Encontro de Jovens com Cristo)
Ano II - Número 04/99 - 12 de fevereiro de 1999

Organizadores:
André (Andarilho), Cledson, Igor (Trebad0), Manuela (MoNaLiZa-JP), Marcos (Maverick-JP) e Luiz Junior (Luizinho)

Participação especial:
Jesus@Deus.ES

Publicação quinzenal. Assinatura gratuita; basta remeter nome, e-mail, aniversário, movimento e cidade para andrelin@zaz.com.br

Nesta Edição:

  1. Editorial
  2. Curtas
  3. Tema para Reflexão: A Esperança é a Última que Morre
  4. Site Cristão
  5. Dica do Amigo
  6. Espaço do Leitor
  7. Especial: Campanha da Fraternidade 99

EDITORIAL

Embora muitos digam que no Brasil o ano só começa após o Carnaval, esta data não representa o início ou a volta ao trabalho para milhares de brasileiros que, em sua maioria, mal puderam celebrar os festejos carnavalescos devido ao desemprego.

Neste ano, principalmente durante os quarenta dias (Quaresma) que vão da Quarta-feira de Cinzas à Semana Santa, somos chamados a refletir sobre o desemprego, um dos principais problemas que afetam todos nós, para que possamos responder à indagação: "Sem Trabalho, Por quê?".

Topo

CURTAS

  • Parabéns para Dimitri (Bowe), participante do EAC de João Pessoa-PB, que completará mais um ano de vida no dia 19; para Ana Isabel R. Basso, de Porto Alegre-RS, participante da Renovação Cristã do Brasil, que aniversariará no dia 22; e para Rafael Menezes Perszel, do Rio de Janeiro-RJ, que é membro da Pastoral da Juventude e da Pastoral da Crisma, que terá seu aniversário no dia 28/02. Desejamos que Deus cubra todos vocês de bençãos não só no seu aniversário, mas para sempre.

  • João Paulo II diz que pena de morte é "cruel e desnecessária" - Durante a celebração eucarística, no dia 27 de janeiro passado, em Saint Louis, Estados Unidos, o Papa João Paulo II rejeitou o aborto, a eutanásia, o suicídio e a pena capital. "A sociedade moderna", disse João Paulo II, "conta com instrumentos para se proteger sem negar de maneira definita a possibilidade de se corrigir". E acrescentou: "Renovo o chamado feito no Natal para que se decida a abolição da pena de morte que é cruel e desnecessária". A declaração foi feita perante 100 mil pessoas que participavam da missa, num dos maiores estádios cobertos dos Estados Unidos. O Papa disse ainda que "a nova evangelização necessita de seguidores de Cristo que defendam a dignidade humana". E acrescentou: "Aproximando-se o terceiro milênio, apresenta-se outro desafio a esta comunidade de Saint Louis e a todo o país: o de acabar com toda forma de racismo, praga que seus Bispos definiram como um dos males mais persistentes e destruidores" (Fonte: Boletim CNBB BN 1503).

  • Condenado à morte tem pena comutada - O presidiário Darrel Mease, que deveria ser executado durante a visita do Papa, teve a data adiada para o dia 10 deste mês, para não constranger João Paulo II. O governador do estado do Missouri mudou a sentença de morte comutada por prisão perpétua. "Talvez seja o início de uma mudança nos Estados Unidos, com a visita do Papa", dizem os que se opõem à pena de morte (Fonte: Boletim CNBB BN 1503).

  • Curso de parapsicologia - Saiba a verdade sobre telepatia, aparições, exorcismo, reencarnação, feitiços, comunicação com os mortos, casas mal-assombradas, sonhos proféticos, poltergeist e outros temas, com demonstrações práticas.
    Preletor: Padre Oscar Quevedo, do CLAP (Centro Latino-Americano de Parapsicologia)
    Dias: 26, 27 e 28 de fevereiro
    Horário: dia 26, das 20:00 às 22h30 horas; dias 27 e 28, das 14:00 às 20:00 horas
    Local: Auditório do Colégio Nossa Senhora de Lourdes (Lourdinas), av. Epitácio Pessoa, 208
    Preço: R$ 25,00 (Vinte e Cinco Reais)
    Inscrições: 247.5850 (Secretaria da Paróquia N. Sra. de Fátima - Miramar); 241.3048 Palácio do Bispo - na Livraria ou com Dona Geralda); 222.0207/246-7838 (Livraria Rainha da Paz - Centro e Praia)

  • A Paróquia São Pedro e São Paulo, do Jardim Iracema, criou o Fórum do Desemprego, uma organização que se propõe a discutir e orientar sobre a problemática do desemprego, assim como debater sobre a política social para esta área. O objetivo é facilitar a formação humana e política do desempregado, e torná-lo protagonista de sua história. O fórum está tentando criar meios concretos de viabilização de empregos e contribuir para formação de uma consciência cidadã e, para chegar a isto, já tem um balcão de serviços, realiza encontros de formação,cursos profissiolizantes, debates e reflexões sobre a Campanha da Fraternidade. A igreja do Jardim Iracema, onde acontecem as reuniões, está situada à rua Alberto Ferreira, 230. (Fonte: ANOTE - Agencia de Notícias Esperança - Arquidiocese de Fortaleza - CE http://www.secrel.com.br/usuarios/ANOTE/)

Topo

TEMA PARA REFLEXÃO

A Esperança é a Última que Morre

Texto: Animal da Esperança

Miquelina, menina, esperou a boneca. Adolescente, desejou o amor. Esposa, esperou o filho. Agora é vovó, esperando o neto. Um dia findam infância, adolescência, velhice. Morrem filhos e netos. Acabam-se todos os bonecos, os de pano e os outros - de carne e osso. Um dia se escreverá: aqui jaz Miquelina. Não é mais carne, só é osso.

Salomão esperou a construção do Templo. Babilônios, seus jardins suspensos. Romanos, a destruição de Cartago. Bárbaros, a de Roma. Todos conseguiram. Hoje não há mais Salomão, jardins suspensos nem Cartago, babilônios nem romanos - que tudo somado é nada.

Gotas unidas são mares. Esperanças também se somam. Lembram crianças em cantigas de roda. Formam cirandas, atravessam séculos, em sonhos de noites milenares. É uma esperança só, de um povo só, de uma civilização inteira. Cada um, no seu plantão, da vigília universal.

Cada um se define pela esperança que cultuou, acesa, na noite longa de sua História. A judaica esperou o Messias. A romana, a dominação do mundo. Às margens do Nilo, entre pirâmides e faraós, era um Egito esperando o outro, um terreno, o outro eterno, promessa da esperança coletiva.

Mas o sonho maior dura a noite toda. Do homem, o maior vem desde sua primeira noite. Atravessa a história universal. Civilizações desabam, povos se extinguem. Mas nem tudo se perde do que, enfim, se perdeu. No sono de cada um, o sonho de milênios, coletivo, ancestral. Espera-se um reino de verdade e de vida, de justiça, de amor e de paz. Esperam-se, entre iguais, o bem, fraternidade, liberdade também.

Na Zoologia de Darwin, depois do macaco veio o animal que espera. Pelo homem, no mundo a esperança entrou. Por ele, a imaterialidade, a busca da Transcendência, imortalidade. Será ele um erro de fabricação se para sua sede não houver água. Todos os passos são perdidos se o último não chega a lugar algum. Vã, a História dos homens, se a morte é o fim de tudo. Vã, a busca de todos os dias se o achado durar um só dia. Não vale a pena achar para perder. Mas vale perder até achar. Perder a infância, a adolescência, nos passos de cada um. Perder séculos e civilizações, nos passos da humanidade. O homem completará o mundo. O mundo jamais completará o homem.

  • Escrito por F. Pereira Nóbrega


  • Na Bíblia:

    Lc 15,11-32; Is 9,1-2; Is 7,14; Is 42,1-4; Mt 12,21; Lc 24,13-35; Hb 10,26 e Cl 1,3-6.


Reflita conosco sobre este tema nas próximas quintas-feiras, das 22:00 às 23:30 (horário de verão na Paraíba) no #EJC.

Topo

SITE CRISTÃO

Frades Franciscanos da Colômbia - http://www.ofm.org/3/news/N49coles.html

O site, em espanhol, apresenta matéria sobre os frades franciscanos na Colômbia e sua luta para ajudar as famílias das centenas de pessoas mortas no trágico terremoto ocorrido no Colômbia.

Topo

DICA DO AMIGO

Livro: "São Francisco de Assis" (Ed. Ediouro, 121 pp)

Apresenta as admoestações daquele que é carinhosamente chamado o "segundo Cristo". Textos curtos, objetivos e belíssimos, bem ao estilo da simplicidade franciscana. Encante-se você também com aquele jovem que passou "a ter um olhar diferente".

  • Dica de André [andrelin@zaz.com.br]. Envie também sua dica para andrelin@zaz.com.br.

    Topo

    ESPAÇO DO LEITOR

    (Este espaço é para os leitores enviarem testemunhos, intercâmbio, perguntas, comentários sobre os Informativos, enfim, este espaço é seu. Participe!)


    Preciso, o mais urgente possivel, de dinâmicas de grupo. Quem quiser ajudar, escreva para meu endereço: nekito.mingau.@zaz.com.br.
    Desde já agradeço!
    Caio...

    Topo

    ESPECIAL: CAMPANHA DA FRATERNIDADE 99

    A Fraternidade e os Desempregados

    Este é o terceiro e último ano da fase preparatória para a celebração do terceiro milênio do nascimento de Cristo. É o tempo dedicado a Deus Pai e à virtude teologal da caridade, na sua dupla face de amor a Deus e aos irmãos e ao sacramento da Penitência. Deverá levaR-nos, por isso, a uma autêntica conversão, caracterizada pela libertação do pecado e pela escolha da prática do bem.

    A CF-99 focaliza a situação dos desempregados e das desempregadas, e nos chama a examinar seus problemas nas perspectivas do ver, do julgar e do agir. É assim que procuraremos viver nossa opção preferencial pelos pobres e marginalizados, reforçando a promoção dos Direitos Econômicos, segundo a proposta do Projeto Rumo ao Novo Milênio no Brasil.

    Em documentos anteriores da CF encontramos, de forma direta ou indireta, numerosos princípios e orientações válidas para a de 1999. A palavra trabalho aparece explicitamente nos lemas da CF de 1978 "Trabalho e Justiça para todos", e na de 1991 "Solidários na dignidade do trabalho". Este ano a ênfase está colocada na interrogação: "Sem trabalho ... por quê?". O tema Fraternidade e Desemprego nos chama a atenção para um dos principais problemas sociais deste final de século e de milênio e nos desafia a procurar urgentes soluções.

    A evangelização exige "testemunho, serviço, diálogo e anúncio". Durante o ano de 1999 e particularmente no período da Quaresma, devemos perguntar-nos como contribuir, à luz da Doutrina Social da Igreja, para a promoção de uma sociedade mais justa, solidária e fraterna, na qual todos possam ter trabalho adequado e chegar individual e coletivamente à plena realização dos ideais cristãos.

    Para enfrentar o angustiante problema do desemprego que atinge tantas famílias em nosso país e em várias outras partes do mundo, a CF-99 deseja levar-nos a refletir sobre o que podemos e devemos fazer para que homens e mulheres tenham trabalho garantido. Desejamos fazer isso dentro do espírito da Quaresma, buscando ouvir a Palavra iluminadora das Sagradas Escrituras, orando a Deus-Pai-Trabalhador e agindo na defesa e promoção dos direitos dos desempregados e das desempregadas.

    Invocando copiosas bênçãos do Pai Eterno, participemos, com renovado ardor e decisão, deste grande desafio da Fraternidade: trabalho condigno para todos.

    • Dom Raymundo Damasceno Assis
      (Secretário-Geral da CNBB)

    • Pe. Francisco de Assis Wloch
      (Secretário-Executivo da DF)


    Em http://www.zaitek.com.br/~salvador/catolic.html você encontra um bom resumo do texto-base da CF-99. Vale a pena conferir!

    Topo

    "Como você gasta seu tempo é mais importante do que como você gasta seu dinheiro. Problemas na utilização de dinheiro podem ser corrigidos, mas o tempo nunca volta." (David B. Norris).


    Participe da lista de discussão do #EJC para discutir os temas do Informativo. Para inscrever-se na lista, siga os passos abaixo:
    1. Envie uma mensagem para Majordomo@pegasus.com.br, colocando no corpo da mensagem: subscribe ejc
    2. Você receberá uma mensagem de confirmação. Dê um reply apenas com a linha enviada na mensagem de confirmação.
    3. Você estará inscrito na lista.


    #EJC - O canal de quem está conectado a Jesus, é acessado diariamente. Visite-o!

    Você também pode participar do Informativo do #EJC enviando notícias da sua comunidade, 'dicas' e textos. Participe!!!


    Visite o #EJC no site do Agnus Dei:
    http://www.coastalway.com.br/agnusdei/index.htm
    onde, além de outras coisas, pode-se encontrar todos os Informativos.

    Retornar