Organizadores:
André (Andarilho), Cledson, Igor (Trebad0), Manuela (MoNaLiZa-JP) e Marcos (Maverick-JP)
Participação especial:
Jesus@Deus.ES
Publicação semanal. Assinatura gratuita; basta remeter nome, e-mail, aniversário, movimento e cidade para andrelin@zaz.com.br
Ano novo, vida nova. É nesse sentido que apresentamos a primeira edição do Informativo do #EJC cheio de mudanças realizadas em função da pesquisa que fizemos com os leitores e que proporcionarão um melhor aproveitamento do Informativo. Elas consistem na mudança da periodicidade do Informativo, que ao invés de semanal, passará a ser quinzenal (enviado aos domingos) e na criação da lista de discussão do #EJC que será mais um rico meio de discutirmos os temas abordados.
Para inscrever-se na lista, siga os passos abaixo:
Esperamos sua participação e compreensão.
É com bastante alegria que damos parabéns pelo aniversário do nosso amigo Tibério (Fulton/Tiber), membro da RCC e do EJC de João Pessoa-PB, que completará mais um ano no dia 08, e para Carlos Martins, de Santos-SP, Ministro da Eucaristia e webmaster da home page 'Agnus Dei', que aniversariará no dia 13. Que Deus vos conceda muitos anos de vida.
Congresso - De 14 a 17 de janeiro será realizado o Congresso Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular, onde jovens de todo o Brasil se reunirão em João Pessoa-PB. Para o sucesso do evento, precisam-se de voluntários que possam hospedar o maior número de jovens em suas casas. Informações: 984-6850 (Fidélis).
Convidamos todos vocês para o Acampamento Maanaim no Rio de Janeiro que já está recebendo inscrições. O Acampamento será realizado em duas datas:
O site Agnus Dei - http://www.coastalway.com.br/agnusdei/index.htm - atualizou o repositório de Informativos, tornando-se a única home page que disponibiliza a visualização de todos os Informativos. Visite este site e confira.
Em todo o Brasil, dia 13 de janeiro de 1999, será realizada a 1ª greve internacional da internet, contra os altos valores cobrados pelos provedores nacionais em relação ao preço mundial que estah em torno de U$ 10,00 por tempo ilimitado. Não entre na Internet no dia 13/01/99 (Campanha Nacional).
a. Comentário
A vinda de Jesus, embora fosse tão esperada, dividiu os homens um duas grandes facções: aquela que ficou ao lado do perverso Herodes, representante dos poderosos e doutores da Lei (que rejeitaram o Salvador, temendo o Novo), e a outra, que seguiu o exemplo dos Reis Magos, homens simples que souberam acolher e adorar o recém-nascido Senhor do universo, levando-lhe presentes.
Optamos por seguir a estrela, que para nós significa Cristo, a Luz que veio iluminar todos os homens, ou preferimos permanecer na escuridão do pecado?
A opção pelo Novo é manifestada por cada um de nós através de nossos atos onde quer que nos encontremos e estivermos abertos a acolher e semear ações que gerem vida.
b. Texto: A Fábula dos Coelhos Assados
Num lugar muito distante daqui, havia um povo muito diferente de nós, humanos, que se alimentava de coelhos crus, os quais existiam em abundância no bosque que cercava a vila habitada por este povo. Certo dia, aconteceu um incêndio no bosque e uma grande quantidade de coelhos morreu assada. Um dos caçadores que foi ao bosque depois do incêndio, descobriu os coelhos assados. Aproximando-se dos pobres animais, resolveu tocar em um deles, mas como o incêndio fosse ainda demasiadamente recente e os animais estivessem muito quentes, este se queimou e levando o dedo automaticamente à boca, descobriu para sua surpresa que os coelhos assados tinham um sabor muito mais agradável do que o dos coelhos crus. A partir deste dia, todos queriam comer carne de coelho assado e por isso todos passaram a queimar partes da floresta pra poder obter tão saboroso alimento.
Mas para organizar tudo, o governo interviu de forma a evitar a queima desordenada da floresta pois os recursos eram escassos e deveriam ser ao máximo aproveitados. Foram criados grupos de pesquisa, comissões, universidades, centros de desenvolvimento tecnológico, entre outros. Enfim, foi montada toda uma mega-estrutura para se conseguir o máximo de eficácia no processo de obtenção da carne assada, ou seja, para se conseguir assar mais coelhos queimando menos florestas. Foram inventadas técnicas revolucionárias, de previsão de clima, direcionamento de ventos, nível de atratividade dos coelhos, entre outros. Tudo funcionando às mil maravilhas... Mas sempre havia problemas no processo, o que gerava inúmeras reuniões e assembléias que muito pouco resolviam os problemas para os quais foram realizadas.
Certo dia um QFVNASN3 (Queimador de Florestas, Vento Norte, Área Sul, Nível 3) de nome João Bom Senso, observando suas tarefas e as tarefas de seus colegas queimadores, teve uma idéia, a qual considerou brilhante, e foi diretamente falar com seu chefe e supervisor. Chegando lá contou sua idéia brilhante, que basicamente consistia no seguinte: capturar os coelhos, tirar a pele, tratar com cuidado e pô-los em cima de brasas. E assim não seria mais preciso queimar as florestas.
O chefe não reagiu bem à sugestão do João Bom Senso e reclamou com este: "Tu és maluco, és? Perdeste o juízo? Nós temos aqui os maiores especialistas, mestres e doutores que trabalham dia e noite pra aperfeiçoar o processo produtivo, e tu achas que a solução é tão simples assim? Tu és apenas um QFVNASN3 que mal completaste o primeiro grau. Achas mesmo que se a solução fosse assim tão simples, nossos especialistas já não a teriam descoberto? Sempre fizemos isso assim, por que mudar agora? Sois pago pra produzir e não pra pensar; por isso te atém apenas às tuas funções e tende um bom dia!".
João Bom Senso saiu cabisbaixo de lá, pegou seus pertences e partiu pra nunca mais voltar. É por isso que até hoje, quando existem aquelas intermináveis reuniões e assembléias, onde muito se discute e pouco se faz, é costume dizer que falta o Bom Senso.
Todos nós somos resistentes ao fato de mudar. Mudar implica em coisas novas e coisas novas são sempre um mistério, pois não sabemos o que pode acontecer e por isso preferimos nos acomodar com o que temos e o que somos. Porém, sem mudar não podemos evoluir; mudança e evolução andam juntas; uma depende da outra. Tendo isto em mente, pensemos sobre o ano que se inicia, sobre as mudanças que estão reservadas para nossas vidas, pois só assim poderemos encará-las de cabeça erguida. Sempre em frente!!! Feliz Ano Novo!!!!
Reflita conosco sobre este tema nas próximas quintas-feiras, das 22:00 às 23:30 (horário de verão na Paraíba) no #EJC.
Pastoral da Juventude - http://pjsa.org.br
A Pastoral da Juventude da Diocese de Santo André-SP oferece aos jovens internautas uma ferramenta de busca em links católicos, uma sala de bate-papos, notícias, orações, mensagens e um fórum de assuntos de interesse da juventude católica.
"Com a Graça de Deus" (Fernando Sabino, Ed. Record)
Através desse livro, o autor consegue narrar a história de Jesus apresentando Seus sentimentos (humor, tristeza, etc.) de homem verdadeiro, fazendo-nos vê-lo como um Deus Real. Imperdível.
Obrigado pelo Informativo do #EJC. Estava mesmo precisando refletir sobre o Natal, e até mesmo testemunhar o que senti esses dias.
Nesses dias que eu passei lá em Porto de Galinha-PE, à princípio não se manifestou em mim o espírito natalino ou até mesmo o verdadeiro sentido que eu desejava sentir do Natal. Apesar dos bons momentos vividos junto da minha família, eu não me sentia de todo satisfeito. Tentava refletir e pensar um pouco no Natal divino, mas sempre era distraído pelo Natal materialista dos homens.
Só que passado o dia de Natal, ao visitarmos a vila dos pescadores, havia uma igrejinha em forma de jangada, extremamente singela e simples. Era uma igreja pequena, de telhas aparentes com o mínimo de conforto aparentemente encontrado. Decidi entrar e observei que estava completamente vazia, diferente das ruas da vila que estavam empanturradas de turistas e transeuntes. Em meio àquela agitação de meio-de-rua, apareceu-me um local que me possibilitou parar, orar, agradecer a Deus pelo nascimento de Jesus e pedir para sentí-lo mais forte em minha vida.
Após essa meditação, ao caminhar num de seus estreitos corredores, pude observar as estações da via-sacra. Apesar de já saber da preocupação da igreja como agente social e igualitário nas comunidades, aqueles pequenos quadros de vidro, moldura de madeira e gravuras em preto-e-branco feitas à mão, impressionaram-me bastante. Em cada estação havia o desenho de um marginalizado (lavrador, memino-de-rua, prostituta, retirante) numa posição cuja sombra formava justamente a silhueta do Cristo na respectiva estação. Figuras simples e de evidente significado mas realmente de grande importância. Ao final, pude sentir um Cristo nordestino e tão próximo no dia-a-dia, capaz apontar e lutar contra as injustiças, assim como de fortalecer a nossa fé.
"O Cristo já nasceu na gruta de Belém. Mas é preciso ainda nascer em nós também".
#EJC - O canal de quem está conectado a Jesus, é acessado diariamente. Visite-o!
Você também pode participar do Informativo do #EJC enviando notícias da sua comunidade, 'dicas' e textos. Participe!!!
Visite o #EJC no site do Agnus Dei:
http://www.coastalway.com.br/agnusdei/index.htm