A g n u s D e i

BOLETIM EJC - Nº 2

Informativo do Canal #EJC (Encontro de Jovens com Cristo)
Numero 02/98 - 17 de junho de 1998

Organizadores desta edição:
Andarilho, Trebad0 e Maverick-JP.

Participação especial: Jesus@Deus.ES

Assinatura gratuita; basta remeter nome, e-mail, aniversário, movimento e cidade para andrelin@zaz.com.br

Nesta Edição:

  1. Editorial
  2. Curtas
  3. Texto para Reflexão: A Amizade
  4. Refletindo sobre o São João
  5. Sobre o Último Tema

EDITORIAL

Hoje o editorial vem com muitos assuntos a tratar. Um deles é sobre as reuniões no Canal do #EJC da Brasnet. Nós, operadores, queremos realizar uma reunião com todos usuários para decidir sobre o informativo, horário das reuniões e etc.

Também entraremos em recesso para o São João e discutiremos se na próxima quinta (25/06) haverá reunião. Será tudo avisado na reunião de amanhã (18/06). O tema da nossa próxima reunião será sobre AMIZADE novamente, tendo em vista que na última reunião apareceram muitas pessoas novas (o que é muito bom) e também pelo tema ser muito polêmico e gostoso de se conversar.

Bem pessoal, por enquanto é isso. Pedimos a vocês que manerem na bebida no São João. E aproveitem bastante essa festa tão linda que caracteriza a nossa região nordestina e a história do nosso povo.

Um abraço e até a reunião!!!!!

Trebad0 (Igor de C. Gomes)

Topo


CURTAS

Parabéns para Érika (Saga20 ou Dourada) que estará aniversariando no dia 18 (quinta). Desejamos tudo de bom para você e não esqueça de nos chamar para a festa :).

No dia 20/06 (sábado) haverá a grande festa de São João promovida pela Crisma lá no Centremar (Seminário), a partir das 19:00 horas. Todos estão convidados !!!! (Fonte: Maverick-JP)

Lembramos que na missa de sábado (20) na Paróquia NS de Fátima será animada pelos adolescentes do EAC (Encontro de Adolescentes com Cristo).

A Cáritas Arquidiocesana da Paraíba, através da Coordenação de Apoio aos Portadores do Vírus HIV, está fazendo uma campanha para aquisição de donativos "cestas básicas", em solidariedade aos 43 soropositivos assistidos pela entidade. A comunidade poderá contribuir com medicamentos que combatem as doenças caracterizadas como oportunistas a estes pacientes (gripes, problemas intestinais, febres, etc.), com alimentos (reforço alimentar - leite, massas, farinha láctea, maizena, etc) e até vale-transporte, uma vez que as pessoas assistidas por essa campanha são de baixa renda e, muitas vezes, deixam de ir ao hospital receber o 'coquetel' de remédios devido a falta desse vale. A campanha foi iniciada em janeiro passado, mas poucos estão contribuindo. Junte seu grupo, arrecade os donativos e os entregue na Cúria, Praça Dom Adauto, Centro de João Pessoa. (Fonte: Jornal Caminhando Juntos, no. 37 - Junho de 1998)

Mesmo que você não tenha participado da reunião virtual, escreva sobre o que você achou do último tema abordado para colocarmos na seção Sobre o Último Tema.

Colabore conosco enviando textos, mensagens, notícias, temas, sugestões... precisamos de você!

Topo


TEXTO PARA REFLEXÃO
(Texto enviado por Ciromar Hupp, de Belém/PA)

A AMIZADE

O que vou dizer não é poesia.

A amizade existe e está, certamente entre as coisas mais bonitas do mundo.

O povo diz: "quem encontrou um amigo encontrou um tesouro". Fazer amigos é uma aventura maravilhosa. A aventura de descobrir corações, haverá coisa mais bonita?

Amigo é diferente de colega, o relacionamento é mais profundo, com os colegas tudo é "legal" mais cheio de formalidade, meio artificial. Amigo é para apoio, em qualquer hora, na hora em que você mais precisa, o amigo está ai. Assim é o amigo, é o antionça. Ele lhe quer bem, independentemente das qualidades e defeitos que você tem.

Há também amigos falsos: amigo coca-cola, para quando a gente vai ao bar; amigo pronto socorro, para as horas de aperto; amigo onça, na hora H falha; amigo iô-iô: eu dou se você me der alguma coisa; amigo tenaz, para uma "cola" na prova; amigo gasolina: aquele que tem carro; amigo caixa: paga as entradas, sorvetes; amigo "mati": me apresenta tua(teu) irmã(o); amigo urso: o pior de todos. Hoje há ainda as "amizades coloridas", cor que dura pouco.

Amigo mesmo é outra coisa.

Amigo é como rocha, está lá, firme, quer faça sol, quer faça chuva. Amigo é como um livro aberto; você sabe o que tem dentro. Amigo não é o que enxuga as lágrimas, é o que não deixa cair. Com um amigo verdadeiro você nunca fica na mão, está sempre a seu favor em qualquer hipótese, no triunfo e na derrota ele te dá segurança.

Amigo é uma festa para o coração.

Amizade é um artigo em falta no mercado da cidade grande, você mesmo, muitas vezes, não dá valor a amizade. Usa máscara quando sai para o serviço, não é o tipo bacana que você é. Deixa o melhor de si, seu verdadeiro eu, em casa. Não é o(a) amigo(a) que pode ser.

Querer amigos sem defeitos, não é ter amigos. Primeiro porque não há; segundo, é egoísmo de sua parte não querer aperfeiçoar o amigo, querer já pronto. O perdão que você dá ao amigo, faz crescer você e ele.

A amizade vai permitir a você alargar os horizontes de sua vida, sair de si mesmo, de sua casa, do seu círculo fechado. Ir além, atingir até os passarinhos e as plantas, ser amigo da natureza. Ser o irmão universal; irmão sol, irmã lua, irmã água, irmão fogo. ligar-se a tudo o que é bem. "Ter um milhão de amigos, um coro de passarinhos", como no canto.

Amigo mesmo foi Jesus de Nazaré. Ele disse e provou que o amigo é capaz de morrer pelo amigo. Para os seus seguidores, Cristo é, antes de tudo, o Amigo, o amigão que não falha. Há homens e mulheres que têm experiência desta realidade. Cristo fez de cada amigo um irmão. A fraternidade é mais profunda que a simples amizade. Dura mais. A unidade é mais profunda que a fraternidade. É perpétua.

Amigo de todos, Cristo teve amigos destacados em sua vida, na Palestina. O evangelho lembra Pedro, João, e os demais apóstolos a quem ele disse um dia: "Vós sois meus amigos!" Em Betânia vivia uma família que mais de uma vez, hospedou Jesus quando ia a Jerusalém. Eram três irmãos: Lázaro, Marta e Maria. Um dia, Ele chegou e, quando lhe comunicaram que o amigo Lázaro havia falecido, chorou de emoção.

Ente os amigos de Cristo havia um grande número de pecadores. Era por eles, sobretudo, que Ele vivia preocupado. Como o médico se preocupava com os doentes, teve três anos de amizade com Judas. E sabia que ia ser traído, mais fez de tudo para salvá-lo e manteve a amizade. Ensinou com isto o que é ser amigo. Ficou e quis sempre promover os amigos. Depois de traído continuou a confiar em Pedro.

É bom ter amigos, mais amigo não é presente. A gente cria e mantém a amizade. E não esqueça: Amigo tem defeito, é gente. Aceitá-lo assim como ele é.

Amizade pode ser uma forma linda de amor, nesta época em que confundem o amor com erotismo.

Tenha amigos, muitos amigos, "um milhão de amigos". Seu grupo de amigos. A namorada não substitui os amigos. Não se feche. Muitos amigos formam uma comunidade. Cultive as amizades. Visite, escreva, telefone. Seja sincero, compreensivo, perdoe. Plante, crie novas amizades. Enriquecerão você e os outros também. Se quiser ter amigos, seja amigo. Amigo é alguém que você cativou e que você é responsável, pela simpatia que você despertou em alguém.

Um recado para a vida: não espere amigo pronto, tipo roupa feita; faça, construa amigos.

Seja amigo e terás amigos, e vocês formarão comunidade.


Na Bíblia: Eclo 6,1-17; Pv 17,17; Pv 13,20; Pv 19

Topo


REFLETINDO SOBRE O SÃO JOÃO

a. Mensagem

As festas Juninas têm algo além de forró e comidas típicas. Elas refletem a coragem do povo de Deus. A coragem de Isabel, de Pedro, de João e de Antônio, o Santo Casamenteiro, como também do povo de Deus de hoje que, mesmo nestes tempos difíceis, fazem questão de comemorar com toda a sua simplicidade e devoção essa data tão significativa.

Comemoremos, então, essa festa relembrando aqueles que foram e são o povo de Deus. Comemoremos a nossa luta por um mundo novo.

Boas festas,

André (Andarilho)


b. Texto

TEM TANTA FOGUEIRA

O mês de junho chegou trazendo a alegria das festas dos santos populares. A alegria está presente na música, na comida, nos gestos e símbolos da fé popular. "Chegou São João, chegou fogo no meu coração", diz um trecho de um forró "danado de bom". O fogo, simbolizado pela fogueira, demonstra o calor do povo nordestino em receber os seus que um dia se foram, em busca de trabalho no sul do país. Mês de junho é tempo de retorno à família, às origens. E a fogueira é o sinal que guia os migrantes na volta pra casa, assim como guiou Maria até sua prima Isabel, no nascimento de João, o Batista, como narra a "lenda popular".

As comidas de milho são sinal de que a seca se foi por um momento. O milho quebrado na roça vira pão na mesa do agricultor, vira canjica, torna-se pamonha. E ao redor dessa mesa todos se unem, é a partilha, a fraternidade, que se concretiza ao redor da fogueira, na dança da quadrilha, no rito do apadrinhamento. Quem não se colocou diante de uma fogueira, junto com uma pessoa a que ama e respeita e tomou-a como padrinho ou madrinha de fogueira: "São João disse, São Pedro confirmou...".

É o calor da cultura nordestina abençoada por Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo.


(Editorial do Boletim Caminhando Juntos, no. 37 - Junho de 1998)

Topo


SOBRE O ÚLTIMO TEMA

Como o tema Amizade ainda continua sendo discutido, divulgaremos no próximo informativo todas as opiniões sobre esse tema. Ainda há tempo de enviar a sua!

Reflita conosco sobre o tema nesta quinta (18/06) às 21:30 no #EJC!

Topo

"Uma prova de que Deus esteja conosco não é o fato de que não venhamos a cair, mas que nos lenvantemos depois da queda." (Santa Teresa de Ávila)

Retornar