A g n u s D e i

BOLETIM EJC - Nº 15

Informativo do Canal #EJC (Encontro de Jovens com Cristo)
Número 15/98 - 21 de setembro de 1998

Organizadores:
André (Andarilho), Cledson, Igor (Trebad0), Manuela (MoNaLiZa-JP) e Marcos (Maverick-JP)

Participação especial:
Jesus@Deus.ES

Publicação semanal. Assinatura gratuita; basta remeter nome, e-mail, aniversário, movimento e cidade para andrelin@zaz.com.br

Nesta Edição:

  1. Editorial
  2. Curtas
  3. Tema para Reflexão: O Novo Testamento
  4. Site da Semana
  5. Espaço do Leitor

EDITORIAL

O Concílio Vaticano II - a grande reunião do Papa com os Bispos do mundo inteiro no começo da segunda metade deste século - declara, num de seus documentos, que "todos os cristãos devem tomar consciência da própria especial vocação na comunidade política. Deve ser exemplo, desenvolvendo em si mesmo o senso de responsabilidade e dedicação ao bem comum" (GS). É, pois, fácil entender, amigos, que a política é parte perspícua do agir humano, e cada um que se volta para ela o faz na integridade da sua pessoa, enquanto homem ou mulher. E também o faz como cristão, porquanto Cristo remiu tudo o que é humano e ao homem pertence.

Não é verdade que a política, por sua natureza, seja suja. Sujam-na os homens sujos, desonestos, ávidos de interesses egoístas. Honram-na os que buscam, sem trégua, o bem comum, a justiça social, a defesa dos direitos, sobretudo dos pobres e excluídos. Esses estão a serviço do Reino de Deus, mesmo que não O conheçam bem. "Não é aquele que diz 'Senhor, Senhor' que entrará no Reino de Deus, mas aquele que faz (na prática) a vontade de meu pai que está nos céus", diz Jesus no Evangelho.

Sem dúvida, ao pensarmos em política, vem à nossa cabeça a idéia de partidos e lutas entre facções opostas. Nesse ponto, é muito importante o discernimento para que se escolha o melhor partido e dentro dele o melhor candidato, conforme a situação concreta da sociedade.

(por Dom Marcelo Carvalheira - Arcebispo da Paraíba)
* Para saber mais: http://www.task.com.br/universidades_renovadas/

Topo


CURTAS

Parabéns para Belinha_JP - Isabella, de João Pessoa, participante da RCC (Rainha da Paz), que comemorará seu aniversário no dia 27 (domingo). Parabéns, Belinha!!!

Hoje (Segunda, 21) é o Dia Nacional de Luta dos Portadores de Deficiência. Aproveitemos esse dia para refletir sobre a frase abaixo: Milhares de crianças carentes no Brasil precisam de ajuda. Os portadores de Síndrome de Down só precisam de respeito (Fonte: Folha de São Paulo).

A paróquia de São Rafael no conjunto Castelo Branco (João Pessoa-PB) está em festa. Comemorando a festa do seu Padroeiro. A festa acontece de duas formas: uma festa religiosa que começou na ultima sexta-feira, dia 18 a 27 de setembro. Nos três ultimos dias da festa, ou seja 25, 26 e 27 acontecerá a festa social. Um parque de diversões já foi instalado e serão montados ainda um pavilhão e um palanque onde haverá apresentações de peças, bandas e dança. Será que haverá um IRContro? Confira no canal. (Fonte: Marcos [Maverick-JP]).

O papa João Paulo II denunciou hoje, durante a oração do Angelus em Castelgandolfo, na Itália, a "praga mundial do analfabetismo". Aproveitando o início de um novo ano escolar na Europa, o Sumo Pontífice enviou ainda uma saudação especial aos estudantes e professores. "O analfabetismo é uma praga, um pesado obstáculo, como a fome e outras misérias", afirmou João Paulo II (Fonte: www.corrreioweb.com.br - Correio Braziliense).

O fotógrafo brasileiro Sérgio Pedreira foi premiado hoje pela União Católica Internacional de Imprensa (UCIP), em reconhecimento por algumas de suas fotos que denunciam o trabalho infantil. Pedreira recebeu o prêmio na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) de Paris (Fonte: www.corrreioweb.com.br - Correio Braziliense).

Rezemos por nosso amigo Carlos Nabeto [nabeto@coastalway.com.br], da Home Page Aguns Dei - http://www.coastalway.com.br/agnusdei/index.htm, que está passando por um problema de saúde.

Topo


TEMA PARA REFLEXÃO

O NOVO TESTAMENTO

Comentário

Com a vinda de Jesus, realiza-se um Testamento Novo, uma Nova Aliança, um encontro definitivo com Deus. Por isso, tudo o que Jesus disse e fez e tudo o que foi proclamado sobre Jesus pelos seus apóstolos e discípulos, constitui o documento de nossa fé: o Novo Testamento.


Texto

O centro da história é Cristo.

A estrada do Antigo Testamento por onde o Povo de DEUS passou chegou ao seu ponto final na Ressurreição de Cristo. Por isso é preciso conhecer o Antigo e o Novo Testamento que nos ensinam a caminhar na estrada onde podemos descobrir e viver nosso caminho de libertação em Cristo Jesus.

O plano de salvação, proposto por Deus, foi se realizando lentamente através de vários séculos e é finalmente anunciado como a Boa Nova - o Evangelho - dirigido a toda humanidade.

"Os evangelhos são o coração de todas as Escrituras, enquanto são o principal testemunho da vida e da doutrina do verbo encarnado, nosso salvador" (DV 18)-(CIC125).

Jesus anuncia o amor gratuito de Deus a todas as pessoas; é o que encontramos no N.T., principalmente nos 4 Evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João.

Encontramos nos 4 Evangelhos os trechos principais da vida de Jesus de Nazaré. Vida humilde e simples, vida como a de tantas pessoas de seu tempo. Jesus prega a mensagem do amor de Deus Pai por nós, vive nas aldeias e nas cidades da Palestina, cercado por discípulo. Ele é o Messias esperado pelo povo de Israel. Jesus anuncia a salvação, que é acolhida por poucos.

Jesus realiza o Reino de Deus através da sua vida que termina com a morte na cruz. Ressuscita pelo poder de Deus.

Os apóstolos, tendo feito a experiência de Cristo Ressuscitado e com a força do Espírito Santo em Pentecostes, compreendem a missão e anunciam Jesus Ressuscitado com fidelidade, alegria, coragem, entregando também suas próprias vidas. Encontramos este relato nos Atos dos Apóstolos.

A rápida expansão da Igreja pelas comunidades primitivas fez amadurerecer os escritos do A.T. à luz de Cristo, e a necessidade de, gradativamente, serem escritas as mensagens que Ele nos deixou.

Os livros do N.T. (Cartas de São Paulo e de outros apóstolos ou discípulos), foram colocados a serviço da vida, da missão e do culto das comunidades. Como São Paulo, os escritores estavam preocupados, com os problemas que as comunidades enfrentavam. De modo geral, escreveram para confortar, ensinar e advertir as comunidades.

Finalmente, encontramos no fim da Bíblia o Livro do Apocalipse que quer dizer "Revelação". O livro do Apocalipse é a resposta de Deus ao povo aflito e perseguido. Foi escrito para ser revelado, isto é, para tirar o véu e, com a luz da fé, clarear a situação do povo. Por meio desta "revelação de Jesus", transmitida por João, Deus revela ao povo o seu plano de salvação. Ele vai mudar a situação e libertar o seu povo. O povo descobre, dentro dos acontecimentos da perseguição, a Boa Nova, chegada de Deus que vem para libertar.

(Comentário e texto: adaptacao do livro "Catequista Fé - Vida e Comunidade"; por: Marcos (Maverick) - markped@netwaybbs.com.br)


Reflita conosco sobre este tema nesta quinta (23/09), das 22:00 às 23:30 no #EJC!

Topo


SITE DA SEMANA

Pró-Vida Família - http://providafamilia.org/

Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Familia: questões como bioética, aborto, eutanásia, contracepção, educação sexual e família são tratadas aqui sob a ótica católica. Visite e mantenha-se bem informado em ética cristã. Ah, aproveite e veja (em uma lista) se os políticos de seu Estado votaram a favor ou contra a vida!

Topo


ESPAÇO DO LEITOR

(Este espaço é seu, participe!!!

Vestibular: está chegando a hora da escolha

Aproxima-se a data de inscrição e estudantes preparam-se para escolher a profissão certa. Médico, Economista, Advogado, Administrador, Psicólogo, Engenheiro, Jornalista...

Que profissional você quer ser? Já fez a sua escolha? Talvez você já tenha convicção da carreira profissional a seguir. No entanto, muitos são jovens que vivem rodeados de dúvidas e indagações, buscando ainda descobrir a sua vocação.

Qual o ponto principal a ser analisado na hora da decisão? Seu interesse pela profissão? Sua habilidade pra desempenhá-la? Sua paixão pelo que se propõe a estudar? Ou um emprego certo com remuneração adequada quando chegar ao final do curso?

Você vai escolher uma carreira profissional porque pretende com isso trazer benefícios para si e para sociedade ou porque imagina que determinadas profissões trarão mais sucesso e dinheiro, independente de gostar ou não daquilo que irá fazer?

Por que será que muitos ingressam na Universidade e após alguns semestres abandonam ou novamente tentam outro vestibular?

Por que será que muitos participam da seleção de um curso quando na verdade gostaria de fazer outro? Pense bem!

Busque informações sobre o curso que pretende fazer antes da data de inscrição no vestibular. Descubra se é isso mesmo que você quer.

É importante que você ame aquilo que faz. Faça a escolha certa. Estude e acredite no seu potencial. Lute para ser um excelente profissional que o retorno virá depois.

  • enviado por Cely27 (Jocélia Germano - EJC de Santa Júlia/Joao Pessoa-PB)

    Topo

    "Pertence àquele que tem fome, o pão que tu guardas; àquele que está nu, a capa que tu conservas nos teus guarda-roupas; àquele que está descalço, os sapatos que apodrecem em tua casa; ao pobre, o dinheiro que tu tens guardado. Assim tu cometes tantas injustiças quantas as pessoas às quais poderias dar" (São Basílio).

    #EJC - O canal de quem está conectado a Jesus!

    Retornar