A g n u s D e i

BOLETIM EJC - Nº 11

Informativo do Canal #EJC (Encontro de Jovens com Cristo)
Número 11/98 - 24 de agosto de 1998

Organizadores:
André (Andarilho), Cledson, Igor (Trebad0), Manuela (MoNaLiZa-JP) e Marcos (Maverick-JP)

Colaboraram nesta edição:
Rogério (Roger-JP) e Angela (pretty-woman)

Participação especial:
Jesus@Deus.ES

Publicação semanal. Assinatura gratuita; basta remeter nome, e-mail, aniversário, movimento e cidade para andrelin@zaz.com.br

Nesta Edição:

  1. Editorial
  2. Homenagem
  3. Curtas
  4. Tema para Reflexão: Ser Cristão
  5. Site da Semana
  6. Espaço do Leitor

EDITORIAL

Através da Internet, temos a sensação de que o mundo está mais próximo. Em 1992, com sua música "Parabolicamará", Gilberto Gil já previa: "Antes o mundo era pequeno / Porque a terra era grande / Hoje o mundo é muito grande / Porque a terra é pequena".

Uma quantidade infinita de informações permanecem 24 horas à nossa disposição, bastando apenas um 'click' no mouse para acessá-las. Quem nunca se deparou com dezenas de e-mails ou home pages para ler?

Essa inundação de informações nos leva a perguntar o que realmente vale a pena nesse mundo virtual.

Temos o livre arbítrio (virtual :) de decidirmos sobre como devemos utilizar nosso tempo, nosso provedor e nossa conexão, como também, somos responsáveis pelos frutos resultantes desses atos.

Nesse sentido, podemos chegar à conclusão de que mesmo sendo um 'mundo novo e recente', o 'mundo virtual' não difere muito do 'mundo real', já que aquele nada mais é que consequência deste.

Saibamos, pois, aproveitar cada minuto da oportunidade que temos de estarmos conectados não só à Internet, mas à Deus, aos nossos amigos e à vida, já que ninguém sabe o momento em que nossa conexão pode cair.

Saibamos viver.

Topo


HOMENAGEM

Foi realizado no dia 19/08/98, a missa de um ano de saudades de um grande amigo que esteve entre nós. Chama-se Carlos Henrique (Biscoito), um garoto feliz que, como nós, tinha um grande amor por Deus. Ele está agora ao lado de nosso Pai, mas deixou entre em nós sua vontade de lutar pelas pessoas que precisam.

Topo


CURTAS

Grito dos Excluídos 1998: Será no dia 07 de setembro próximo e acontecerá em inúmeras cidades brasileiras. As entidades promotoras do evento, entre elas o Setor Pastoral Social da CNBB, definiram como tema "Aqui é o meu País" e como lema "A ordem é ninguém passar fome". O símbolo do Grito é uma sacola vazia, com as cores verde e amarelo, com o lema. A sacola mostra a realidade do povo excluído: sem emprego, sem terra, sem moradia, sem saúde, sem salário... e com fome. O "Grito dos Excluídos" é uma manifestação que ocorre todos os anos no Brasil que, de modo alegre, expõe os problemas do país. Procure saber como será o Grito dos Excluídos de sua cidade. Vale a pena participar. (Fonte: http://www.cnbb.org.br/noticias/)

Semana Social de Brasília-DF: Será realizada de 27 a 29 deste mês de agosto, com os objetivos de: 1) Identificar, em processo participativo, as dívidas sociais do Distrito Federal; 2) Unificar as atitudes dos cristãos diante de projetos viáveis para o resgate dessas mesmas dívidas; 3) Estimular compromissos para a construção de uma sociedade justa e fraterna. Sondagem realizada em junho passado, indicou que as principais dívidas sociais no Distrito Federal são: desemprego, violência e saúde. Entre as atitudes que os cristãos devem tomar para solucionar as dívidas, a sondagem indicou: voto consciente, gestos de solidariedade, participação em movimentos de Igreja, organização da comunidade. A sondagem revelou ainda que 57,3% das pessoas se sentem responsáveis pelo agravamento das dívidas e 70,7% estão dispostas a participar de projetos que contribuam para a solução dessas dívidas. A III Semana Social da Arquidiocese de Brasília está sendo coordenada pela Comissão de Justiça e Paz local. (Fonte: http://www.cnbb.org.br/noticias/)

Água para as Regiões da Seca: De 10 a 14 deste mês, a Cáritas do Regional Nordeste 3 (BA) realizou em Riacho de Santana, Diocese de Caetité, treinamento de líderes e monitores para a captação e armazenamento de água da chuva. A tecnologia alternativa da cisterna de placa vem dando certo em várias comunidades que estão enfrentando estiagem de até 8 meses sem chuva. (Fonte: http://www.cnbb.org.br/noticias/)

Aguardem novidades nos próximos Informativos. Caso vocês desejem enviar sugestões, é só escrever.

Topo


TEMA PARA REFLEXÃO

a. Comentário

Convite à Conversão (At 13,38-48)

Deus, através de Jesus, nos convida a uma vida nova, para recebermos o perdão dos nossos pecados. Não se trata de perdoar pecadilhos e pequenos defeitos, mas de dar a chance de vivermos na graça, no amor, em um compromisso com a verdade e a justiça, que gestam um mundo novo, em que todos poderão ter a liberdade e a verdadeira vida cristã. Vida esta tão grandiosa que nenhum preço poderá pagar.

Vivamos esta vida que hoje o Senhor nos propõe.

Angela Gadelha (Anjinha)


b. Texto

SER CRISTÃO
(fonte: "I Louvor da Amizade" - João Pessoa, nov./95)

O Cristão não é simplesmente um homem qualquer. O Cristão é bem mais. O Cristão é a continuação de Cristo no mundo de hoje, em casa, no trabalho e na comunidade.

Estar em Cristo significa estar unido a Ele por meio da graça divina. Como o ramo fica unido ao tronco da videira.

O Cristão, então, não é uma pessoa qualquer, mas é um HOMEM NOVO, um homem diferente, um homem que foi escolhido por Deus para continuar a presença de Deus no mundo, para salvar o mundo com sua presença, com seu evangelizar, com seu testemunho.

Cristo, em seu tempo, com coragem e com o testemunho de sua vida, derrotou o mal, os fariseus, o poder escravizante e a morte.

Os apóstolos, depois que receberam o Espírito Santo, dirigiram-se por toda parte do mundo, evangelizando, testemunhando o mestre.

O cristão de hoje tem a mesma missão: transformar o ambiente, a vida, a mentalidade do mundo em que vive.

Eis porque os filhos de Deus devem ter uma consciência alerta de sua responsabilidade em face do mundo, cultivar em si um verdadeiro espírito católico, e despender as energias no trabalho de evangelização.

Querendo ou não, o cristão é um comprometido com Cristo.

Se Cristo é desconhecido, a responsabilidade é sua.

Se Cristo é mal interpretado, mal pregado, mal anunciado, você é responsável também.

Se Cristo é dividido, partido, mistificado, em sua doutrina, por falsos anunciadores, você é responsável também.

Se Cristo é crucificado hoje, na pessoa de seu irmão, e você fica de braços cruzados, você é responsável também.

Para ser cristão hoje, como sempre foi, precisa de muita coragem.

Você, cristão, deve se convencer que é um HOMEM NOVO, em Cristo, que se revestiu de Cristo, que deve testemunhar Cristo: a Verdade e a Vida do mundo.

A coragem de ser cristão hoje implica um comprometimento irresistível.

Toda corrupção, toda miséria, todo desequilíbrio, toda injustiça gritante é o resultado da falta de Cristo e do testemunho dos cristãos no mundo de hoje.

É preciso ser cristão, suficientemente, para ser "contagiante" e espalhar Vida por onde passarmos.


Na Bíblia:Jo 15,5; 2Cor 5,17; At 1,8


Reflita conosco sobre este tema nesta quinta (27/08), das 22:00 às 23:30 no #EJC!

Topo


SITE DA SEMANA

Movimento Pró-Vida - http://www.genetic.com.br/~provida/ - Trata-se do Movimento Pró-Vida de Anápolis-GO, que luta pela preservação da dignidade humana. Há textos sobre o aborto, a eutanásia e outros temas polêmicos da atualidade. Participe também.

Topo


ESPAÇO DO LEITOR

Comentário sobre o Informativo nº 09

Não é nossa cruz que é pesada, mas sim as cruzes que fabricamos, como o nosso egoísmo, nossa falta de fé, orgulho, insegurança... Logo tudo isso vai tornando a nossa cruz mais pesada.

Angela [poplane@openline.com.br]


Solidariedade Via Internet

Mensagem enviada por Cosmo Greco : Acredito que as notícias aí no Brasil devem ter chegado logo sobre o que aconteceu no Norte da Irlanda. Os noticiários aqui não param de mostrar uma das piores tragédias que aconteceram nos últimos tempos sobre o longo conflito religioso que existe por lá.
Morreram 28 pessoas - 24 delas mulheres e crianças - e 220 ficaram feridas. Dos 28 mortos, 26 foram identificados. São 14 mulheres, cinco homens e sete crianças. Dois corpos ficaram tão deformados que não foi possível fazer sequer a identificação do sexo. A explosão do carro-bomba, no movimentado Centro de Omagh, matou membros de três gerações de uma família: uma avó de 65 anos, sua filha de 30 anos, que estava grávida e tinha um bebê de 18 meses, que também morreu.
Talvez o impacto disto no Brasil não deve ter sido tão grande assim como foi aqui pra nós na República da Irlanda (poucos quilômetros da Irlanda do Norte), pois infelizmente este tipo de notícia vindo de todos os cantos do mundo, não pára de chegar.
Sendo assim, se vocês gostariam de dar um apoio solidário às famílias que estão vivendo esta tragédia neste momento, foi criado um e-mail especialmente pra isto.
Enviando qualquer palavra e o local de origem (cidade/país), creio que já será de grande ajuda.
O e-mail é: omagh@williames.ie

Cosmo Greco [cosmog@microsoft.com]

Topo

"Há homens que lutam um dia e são bons. Há outros que lutam um ano e são melhores. Há os que lutam muitos anos e são muito bons. Porém, há os que lutam toda a vida. Estes são imprescindíveis." (Bertold Brecht)
#EJC - O canal de quem está conectado a Jesus!

Retornar