A g n u s D e i

BOLETIM EJC - Nº 1

Informativo do Canal #EJC (Encontro de Jovens com Cristo)
Numero 01/98 - 10 de junho de 1998

Organizadores desta edição:
Esta edição é bastante especial porque diversas pessoas ajudaram na sua elaboração:
Fulton, Fabio-JP, Trebad0, Nostragamus (que na sua 1ª vinda ao canal já foi logo ajudando), Andarilho, além de Rokise e Nanne-PA (que, mesmo sendo do #advogados, contribuíram bastante para a realização deste informativo. Realmente, a união faz a força).

Participação especial: Jesus@Deus.ES

Assinatura gratuita; basta remeter nome, e-mail, aniversário, movimento e cidade para andrelin@zaz.com.br

Nesta Edição:

  1. Editorial
  2. Curtas
  3. Texto para Reflexão: A Amizade
  4. Sobre o Último Tema

EDITORIAL

Nosso canal tem conseguido reunir pessoas de diversas paróquias, Estados, religiões, movimentos da Igreja (EAC, Crisma, Renovação Carismática, etc.), além daqueles que, mesmo sem crença definida, gostam de estar conosco.

Pensamos que por trás dessa união, tão dificultada no mundo real, existe uma força maior. Será um poderoso script? Creio que é Deus, agindo no meio de nós, unindo-nos, fortalecendo-nos e produzindo frutos.

"A glória de meu Pai se manifesta quando vocês dão muitos frutos e se tornam meus discípulos" (Jo 15, 8).

E é com bastante alegria que apresentamos o mais novo fruto do canal: O Informativo. Através dele, semanalmente, estaremos informando sobre o tema que será discutido na próxima reunião, as novidades, os eventos, a opinião dos leitores.... enfim, o Informativo será mais um elo de ligação entre os componentes do #EJC.

Como somos todos aprendizes, esperamos que os nossos erros sejam apontados, como também, aguardamos a sua opinião e a sua colaboração... não nos leve a mal, estamos tentando...

Um abraço,

Operadores do Canal #EJC

Topo


CURTAS

Nosso amigo Fulton participou do EJC promovido pela Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Bessa), que aconteceu no último final de semana. É isso aí, Fultonnnnn! (Fonte: Bastidores do #EJC)

O EJC da Paróquia N.S. de Fátima arrecadou centenas de quilos de alimentos que foram enviados para os irmãos das cidades de São Mamede, Soledade e outras atingidas pela seca. Surpreendendo diversas pessoas, o EJC demonstrou que ainda age no meio social. É isso aí, galera!(Fonte: Jornal Anunciai)

Nesse clima de solidariedade, a comunidade do Castelo Branco reuniu diversos grupos que uniram-se no intuito de ajudar as comunidades carentes de nossa cidade que sofrem diariamente com a falta de alimentos. Êta povo "bão"! (Fonte: Maverick-JP)

A Cáritas Arquidiocesana da Paraíba, através da Coordenação de Apoio aos Portadores do Vírus HIV, está fazendo uma campanha para aquisição de donativos "cestas básicas", em solidariedade aos 43 soropositivos assistidos pela entidade. A comunidade poderá contribuir com medicamentos que combatem as doenças caracterizadas como oportunistas a estes pacientes (gripes, problemas intestinais, febres, etc.), com alimentos (reforço alimentar - leite, massas, farinha láctea, maizena, etc) e até vale-transporte, uma vez que as pessoas assistidas por essa campanha são de baixa renda e, muitas vezes, deixam de ir ao hospital receber o 'coquetel' de remédios devido a falta desse vale. A campanha foi iniciada em janeiro passado, mas poucos estão contribuindo. Junte seu grupo, arrecade os donativos e os entregue na Cúria, Praça Dom Adauto, Centro de João Pessoa. (Fonte: Jornal Caminhando Juntos, no. 37 - Junho de 1998)

"A serviço da vida e da esperança" é o tema do III Seminário do Mundo do Trabalho Urbano, que será realizado na Funad, no conjunto Pedro Gondim, em 13 e 14 de junho, das 8 às 17h. Os assessores do evento serão Chico Pereira, Humberto Plumen, Alder Júlio e Jean-Marie Labat. Imperdível. (Fonte: Jornal Caminhando Juntos, no. 37 - Junho de 1998)

Topo


TEXTO PARA REFLEXÃO

a. Comentário

Já dizia o velho ditado: "ninguém é feliz sozinho". Porém, é difícil encontrar verdadeiros amigos para compartilhar as coisas boas e más da vida.

A insegurança gerada por experiências frustantes com 'amigos' que nos decepcionaram, muitas vezes nos leva a pensar duas vezes antes de 'se abrir' com alguém, levando-nos descrer e esquecer esse tipo de relacionamento.

Porém, creio que ainda podemos encontrar amigos verdadeiros. E, quem os achar, preserve-os com cuidado pois eles são mais valiosos que qualquer tesouro (cf. Eclo 6).

E é sobre isso que discutiremos nesta quinta.

Aqui vão algumas pistas sobre as quais você poderá refletir e falar na reunião:

falsidade - perda - sempre - decepção - amizade virtual - ser amigo - interesse - solidão - Jesus, melhor amigo - ter amigo - confiança.

Até quinta,

Andarilho


b. Texto

OBS.: Muitos textos sobre o tema foram enviados, mas, para poupar nossos leitores, estamos enviando o texto abaixo. Caso você deseje receber os demais, entre em contato com um dos operadores.

PROCURA-SE UM AMIGO
(Vinícius de Moraes)

Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimento, basta ter coração. Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir. Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, do canto dos ventos e das canções da brisa. Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor. Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo. Deve guardar segredo sem se sacrificar.

Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão. Pode já ter sido enganado, pois todos os amigos são enganados. Não é preciso que seja puro, nem que seja de todo impuro, mas não deve ser vulgar. Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa. Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objetivo deve ser o de amigo. Deve sentir pena das pessoas tristes e compreender o imenso vazio dos solitários. Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer.

Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova, quando chamado de amigo. Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grandes chuvas e das recordações de infância. Precisa-se de um amigo para não se enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade. Deve gostar de ruas desertas, de poças de água e de caminhos molhados, de beira de estrada, de mato depois da chuva, de se deitar no capim.

Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em ca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive.


Na Bíblia: Eclo 6,1-17; Pv 17,17; Pv 13,20; Pv 19.

Topo


SOBRE O ÚLTIMO TEMA

Este espaço é destinado a comentários dos leitores sobre o último tema, como também testemunhos. Como o texto acima é o primeiro tema, colocamos aqui um pensamento para reflexão.

  • "O verdadeiro amigo não é aquele que te alegra com a mentira, mas sim o que te fere com a verdade."
  • "Amigo é aquele que, mesmo com a distância, está próximo."
  • "O único modo de se ter um amigo é sendo um."

Obs.: Gostaríamos de agradecer aos cyber-filósofos do #EJC que colaboraram com essas citacões.

Topo

Reflita conosco sobre o tema nesta quinta (11/06) às 21:30 no #EJC!
#EJC, o canal de quem tem Cristo no Coração!

Retornar