A g n u s D e i

MARIA ÁRVORE DA VIDA
Autor: Izekson José da Silva
Enviado por: Paulo Henrique Oliveira

1) Maria Árvore da Vida

Existe ainda no meio dos próprio católicos muita controvérsia quanto à devoção à Virgem Maria. Não se poderia ainda dizer pode ser que exista alguns, mas infelizmente ainda existe muitos, lideranças até.

Mas o próprio Jesus através do Evangelista São Lucas nos ensina como discernir (Luc 6,43): "Uma árvore boa não dá frutos maus, uma árvore má não dá bom fruto". Portanto a árvore se conhece pelo fruto.

Maria gravida, em visita a Santa Isabel e esta ficou cheia do Espírito Santo "...exclamou em alta voz: 'Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.'" (Luc 1,42).

Qual é o fruto do ventre de Maria? O Fruto do ventre de Maria é o Filho de Deus Altíssimo, Jesus Cristo, nosso Deus e Senhor.

Ora, quem aceita Jesus, fruto de Maria, aceita a árvore que é Maria. Quem rejeita Maria, que é a árvore, rejeita Jesus que é o fruto.

Maria é de Jesus e Jesus é de Maria.

Ou se aceita Jesus e Maria ou se rejeita a ambos.

"Maria é pura criatura saída das mãos do Altíssimo" (TD nº 14), porém "comparada, portanto, à Majestade infinita Ela é menos que um átomo", ela é um nada diante de Deus pois somente ele é Aquele que é, conforme podemos ver em EX 3,14, quando Moisés perguntou a Deus quem era ele, Deus respondeu: "EU SOU AQUELE QUE SOU".

São Luís Maria Grignion de Montfort, de agora em diante citado apenas como São Luís, mostra no Tratado da Verdadeira Devoção à Virgem Santíssima, (TD nº 14) que Deus nunca teve e nem tem necessidade alguma de Maria . Este soberano Senhor, independente e bastando a si mesmo, porque Ele é Deus e não tem que prestar contas a ninguém, não tem que dar satisfação a ninguém, que basta querer para realizar porque Ele é Deus.

Este Deus todo poderoso que basta a si mesmo quis precisar de Maria, como diz Santo Agostinho, porque o mundo era indigno de receber o Filho de Deus diretamente das mãos do Pai, ele o deu a Maria a fim de que o mundo o recebesse por meio dEla". (TD nº 16).

Foi em Maria e por Maria que o Filho de Deus Altíssimo se fez homem para nossa salvação. (cf TD nº 16).

Foi por intermédio desta Mãe admirável, pura, bela, sem mancha de qualquer pecado que Jesus veio ao mundo, e é também por meio dEla que Ele deve reinar no mundo. (Cf TD nº 1).

Oh! Irmãos, se Deus que é Deus quis precisar de Maria e nós pecadores que somos vamos prescindir de Maria, não vamos precisar de Maria?!

Deus nunca precisou de Maria, mas Ele quis precisar de Maria, mas nós pobres pecadores que somos temos uma necessidade absoluta de Maria, do contrario não encontraremos o salvador, sem Maria pessoa alguma viverá a plenitude da vida como Deus quer que vivamos.

Oh Irmãos, Deus sendo Deus na verdade consagrou seu Filho Único a Maria, confiou a Maria o seus Filho muito Amado.

Daí a importância de também nós nos consagrarmos a Maria sem nenhuma reserva, pois esta árvore de bons frutos também cuidará de nós assim como cuidou de seu Filho amado.

Quando nos consagramos a Maria esta árvore admirável nos somos increpados nesta arvore para que produzamos os frutos com a seiva, com o alimento preparado por ela, dependeremos inteiramente dEla, sem ela nos ramos não poderemos viver.

Mas, para que isso aconteça é necessário que nos entreguemos completamente a Ela pois é no refúgio seguro do Imaculado Coração de Maria que estaremos livres das insídias do Inimigo.

Mãe ajude-nos a vencer as resistências que o Inimigo tem semeado em nossos corações. Jesus livra-nos agora de toda resistência à devoção a vossa Mãe Santíssima.

Espírito Santo, inspire em nós a verdadeira devoção a vossa amadíssima esposa. Amém.

E no poder infinito de Jesus e de sua soberana vontade seja restabelecido no meio de nós e de toda esta Diocese a verdadeira devoção à Virgem Santíssima. Amém.

Somente no Imaculado Coração de Maria encontraremos refúgio seguro, pois é a própria Maria que nos diz no livro do MSM, pág. 621.

Não precisamos ter medo desta devoção, como se ela constituísse em um obstáculo a Jesus, pois aquele que encontra Maria encontra Jesus, todo aquele que é consagrado a Maria é automaticamente consagrado a Jesus. Maria não retém nada para si todo que é a Ela consagrado Ela mesma entrega a Jesus. Ela quer salvar todos os seus filhos. Ela é uma seta que indica e que leva a Jesus. Ela é o caminho seguro até Jesus.

Já dizia São Bernardo que quando quiseres oferecer alguma coisa a Deus, tomai o cuidado de oferecer por intermédio de Maria, a menos que quereis correr o risco de não ser aceito por Deus. Pois, quando oferecemos alguma coisa por intermédio de Maria, esta Mãe admirável, recebe aquela oferenda e a coloca em uma bandeja de ouro toda ornada, e antes de apresentar a Deus Ela retira tudo que precisa ser retirado e acrescenta tudo que precisa ser acrescido.

Se verdadeiramente aceitamos Jesus (fruto bendito), se o tomarmos como nosso único modelo para imitá-lo, nós seremos a seu exemplo inteiramente submisso a Maria (árvore da vida), pois o próprio São Luís afirma: "Jesus Cristo deu mais glória, a Deus, submetendo-se a Maria durante 30 anos, do que se tivesse convertido toda a terra pela realização dos mais estupendos milagres. Oh! quão altamente glorificamos a Deus, quando, para lhe agradar, nos submetemos a Maria, a exemplo de Jesus Cristo, nosso único modelo".(TD nº 18).

2) Maria Mãe do Corpo de Cristo e de cada um de seus Membros

São Paulo na I Cor 12,27 nos ensina: "... vós sois o corpo de Cristo e cada um, de sua parte, é um dos seus membros."

Maria é a fonte selada (cf Ct 4,12) é a esposa fiel do Espírito Santo, onde só ele pode penetrar.

Foi com Maria, nEla e dEla que o Espírito Santo produziu sua obra prima, um Deus feito homem, e é também com Ela , nEla e dEla que o Espírito Santo produz todos os dias, até o fim dos tempos, os predestinados, e os membros do corpo deste Chefe adorável, que é Jesus. Eis porque, quanto mais o Espírito Santo encontra Maria em uma alma, mais operante e poderoso se torna para produzir Jesus Cristo nessa alma, e essa alma em Jesus. (cf TD nº 20).

Segundo São Luís, " Um grande número de homens nasceu nEla". (TD nº 32). "... o primeiro homem nascido em Maria é o homem-Deus, Jesus Cristo; o segundo é o homem puro, filho de Deus e de Maria por adoção. Se Jesus Cristo, o Chefe dos homens, nasceu nEla, os predestinados, que são os membros deste chefe devem também nascer nEla por uma conseqüência necessária. Não há mãe que dê a luz a cabeça sem os membros ou os membros sem a cabeça: seria uma monstruosidade da natureza. Do mesmo modo, na ordem da graça, a cabeça e os membros nascem da mesma mãe, e, se um membro do corpo místico de Jesus Cristo, isto é, um predestinado nascesse de outra mãe que Maria, que produziu a cabeça, não seria um predestinado, nem membro de Jesus Cristo, e sim um monstro na ordem da graça." (TD nº 32)

"É vontade de Deus Espírito Santo que nEla e por Ela se formem eleitos." (TD nº 34) conforme podemos também observar em Eclo 24,12: "Então a voz do Criador do universo deu-me suas ordens, ...Estende tuas raízes entre os eleitos".

Profetiza São Luís:

"Reproduz-te, portanto, em meus eleitos. Que eu veja neles com complacência as raízes de tua fé invencível, de tua humildade profunda, de tua mortificação universal, de tua oração sublime, de tua caridade ardente, de tua firmíssima esperança e de todas as tuas virtudes. És sempre a minha esposa tão fiel, tão pura e tão fecunda como nunca: que tua fé me dê fieis, que tua pureza me dê virgens, que tua fecundidade me dê eleitos e templos." (TD nº 34).

"Quando Maria lança suas raízes em uma alma, maravilhas de graça se produzem, que só ela as pode produzir, pois é a única virgem fecunda que não teve jamais, nem terá semelhante em pureza e fecundidade."

Maria produziu, com o Espírito Santo, a maior maravilha que existiu e existirá - um Deus-homem; e Ela produzirá, por conseguinte, as coisas mais admiráveis que hão de existir nos últimos tempos. A formação e educação dos grandes santos, que aparecerão no fim do mundo, lhe está reservada, pois só esta Virgem singular e milagrosa pode produzir, em união com o Espírito Santo, as obras singulares e extraordinárias." (TD nº 35)

"Quando o Espírito Santo, seu esposo, a encontra em uma alma, penetra-a com toda a plenitude, comunicando-se-lhe abundantemente e na medida que lhe concede sua esposa." (TD nº 36)

O Espírito Santo comunicou à sua fiel esposa seus dons inefáveis, e fez dEla a dispensadora de tudo que Ele possui. " Deste modo Ela distribui seus dons e suas graças a quem quer, quanto quer, como quer, e quando quer, e nenhum dom é concedido aos homens, que não passe por sua mãos virginais." (TD nº 25).

"Uma das razões porque, hoje em dia, o Espírito Santo não opera, nas almas, maravilhas retumbantes, é não encontrar ele uma união bastante forte entre almas e sua esposa fiel e inseparável.... inseparável porque nunca a repudiou, pois ela tem sido sempre fiel e fecunda."