A g n u s D e i

PURGATÓRIO
Autor: Antoine Valentim
Fonte: Site "The Bible Defends Catholic Church!"
Tradução: Carlos Martins Nabeto

Há um estado intermediário de purificação, de agonia temporária

1Coríntios 3,13-15: "A obra de cada um se manifestará, porque o dia a demonstrará. Pelo fogo será revelada, e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou sobre ele permanecer, esse receberá o galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá perda; o tal será salvo, todavia como pelo fogo".

Os pecados devem ser expiados ainda na terra, para evitar que sejam pagos no Purgatório

Mateus 5,25-26: "Reconcilia-te deprressa com o teu adversário, enquanto está com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz ao oficial de justiça, e te recolham à prisão. Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último centavo".

Sofrimento "extra"

Colossences 1,24: "Agora me regozijo no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a Igreja".

Há graus de expiação dos pecados

Lucas 12,47-48: "O servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites. Mas o que não a soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. A qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou muito mais se lhe pedirá"

A pureza é necessária para entrar no céu. Essa purificação poderá ser exigida

Hebreus 12,14: "Segui a paz com todos, e a santificação; sem a santificação ninguém verá o Senhor".*

Apocalipse 21,10.27: "E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus. E não entrará nela coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira, mas somente os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro"

Hebreus 12,22-23: "Mas tendes chegado ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos, à universal assembléia e Igreja dos primogênitos inscritos nos céus. Tendes chegado a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados".

Até mesmo as pessoas que realmente vão para o céu poder ter que sofrer por seus pecados após a morte

2Coríntios 5,10: "Pois todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal".

Existem pecados mortais e veniais

1João 5,14-17: "Esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que lhe pedimos, sabemos que já alcançamos os pedidos que lhe fizemos. Se alguém vir a seu irmão cometer pecado que não é para a morte, pedirá, e Deus lhe dará vida, aos que não pecam para a morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore. Toda injustiça é pecado, é há pecado que não é para morte".

Cristo pregou para os mortos

Estes mortos não estavam no Inferno, pois se estivessem, não seriam capazes de ir para o céu após receberem a pregação (Lc 16,26). Mas eles também não estavam no céu, pois o céu não pode ser comparado a uma "prisão". Portanto, estavam eles em um estado intermediário (não porém no purgatório). Os seguintes versículos mostram que pode haver outros estados após a morte, que não consistem simplesmente em Céu e Inferno...

1Pedro 3,18-20: "Pois Cristo padeceu uma única vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus. Ele, na verdade, foi morto na carne, mas vivificado pelo Espírito, no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão, os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava, nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca. Nela poucas (isto é, oito) almas se salvaram através da água".

1 Pedro 4,6: "Pois é por isto que foi pregado o evangelho até aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito".

A prece por Onesíforo para "aquele Dia"

Sem a existência do Purgatório, a prece de Paulo torna-se difícil de ser explicada, sob a luz do que vimos nos versículos precedentes. Se Onesíforo não estivesse perfeitamente livre dos seus pecados, então ele não poderia ir para o céu. Se existisse apenas o céu e o inferno, mas não o purgatório, então Paulo não poderia pedir pela misericórdia em favor do seu amigo, uma vez que Onesíforo já se encontrava morto e os pecados que manchavam sua alma certamente o enviariam para o inferno. Porém, a prece de Paulo faz sentido se a misericórdia pedida estiver relacionada com os sofrimentos que Onesíforo encontrará no purgatório.

2Timóteo 1,16-18: "O Senhor conceda misericórdia à cada de Onesíforo, porque muitas vezes ele me recreou, e não se envergonhou das minhas algemas. Antes, vindo ele a Roma, diligentemente me procurou e me achou. O Senhor lhe conceda que naquele dia ache misericórdia diante do Senhor. E quantos serviços me prestou ele em Éfeso, melhor o sabes tu".


*Isto também concorda com Mt 5,8: "Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus" - (N.do T.).