A g n u s D e i

NOSSA SENHORA APARECIDA

Apesar do Brasil ser considerado o maior país católico do mundo e ter, por padroeira nacional, Nossa Senhora Aparecida, são poucos os brasileiros que conhecem a sua história.

Tudo começou em 1717 quando, ao saberem que o Governador da Província de São Paulo passaria por aquela região, alguns pescadores resolveram recepcioná-lo com o melhor pescado. Assim, se dirigiram para o rio Paraíba e lançaram suas redes. No entanto, nada conseguiram pescar e, chateados, resolveram atirar suas redes novamente no rio.

Ao puxarem-nas, se depararam com o tronco sem cabeça de uma imagem feita em terracota, imagem esta enegrecida por estar há muito tempo no rio. Como não tinham conseguido pescar, atiraram as redes ao rio mais uma vez e, desta vez e, desta vez, resgataram a cabeça da imagem, que se encaixava perfeitamente ao tronco.

Foi então que perceberam que se tratava de uma imagem de Nossa Senhora! Pressentindo um bom sinal, confiantes, lançaram as redes pela última vez ao rio e, milagrosamente, conseguiram recolher grande quantidade de peixes.

Ao tomar conhecimento do fato, o filho do Governador mandou construir no local um oratório dedicado à Virgem de Aparecida. Mais tarde, uma capela foi construída para receber os inúmeros peregrinos que para lá se dirigiam.

Em 1946, começaram as obras para a construção da Basílica que somente em 04 de julho de 1988 pôde ser consagrada à Nossa Senhora Aparecida pelo papa João Paulo II. No entanto, a cidade de Aparecida já havia sido proclamada pelo papa Pio XI a capital espiritual do Brasil, mas foi somente em 1967 que recebeu, através do papa Paulo VI, a Rosa de Ouro, a maior honraria concedida pela Igreja.

Retornar