A g n u s D e i

SEDE VOS, POIS, PERFEITOS...
Transmitido por: Antonio Xisto Arruda

"Sede vós, pois, perfeitos..." (Mateus 5,48).

O imperativo que encontramos neste versículo é uma exigência que embora nunca vamos cumprir totalmente nesta vida, deve constituir para cada um de nós a meta prioritária. Muitos dizem que ficam frustrados diante de tão elevado alvo e não entendem por que Jesus desafiou os seus discípulos a tentarem o impossível. Ele afirma que devemos porfiar por sermos perfeitos como é perfeito o nosso Pai celeste.

Já meditamos em algumas atitudes que, para o homem comum, são estranhas, senão impossíveis de demonstrar. Não é natural amar aos inimigos, nem andar a segunda milha, nem virar a outra face! No entanto, Jesus espera esse tipo de comportamento dos seus discípulos. São qualidades do caráter divino que, pela graça de Deus, podemos emular.

Um menino não raciocina se pode andar igual ao seu pai ou se um dia ele terá a força do seu pai. Não! Ele vai imitando, vai se desenvolvendo, vai crescendo no seu amor para com ele, até que um dia, sem o perceber, ele se parece muito com o seu pai.

Será que procuramos raciocinar neste alvo da perfeição? Examinamo-nos a nós mesmos e chegamos a conclusão que não nos é possível. Daí, falamos em nossa defesa que Jesus deve ter pensado em outra coisa e não na perfeição. Ele sabe que somos fracos, que nunca seremos perfeitos. Porém, devemos ler novamente todo o Sermão da Montanha, para sentir a novidade da vida que Jesus veio trazer. O povo conhecia o legalismo, e obedecia porque era o seu dever. Jesus cumpre a Lei, expande-a, dando-lhe uma nova dimensão. Agora tentamos o impossível - a perfeição - porque o nosso Pai celestial é perfeito e queremos nos aproximar cada vez mais dele.

Paulo tinha a perfeição como o seu alvo, como ele mesmo disse: "Não que já a tenha alcançado ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo..." (Filipenses 3,12).

Digamos com fé: "Posso todas as coisas naquele que me fortalece!"

Retornar