»» Artigos Diversos

10 RAZÕES BÍBLICAS PORQUE UM CRISTÃO NÃO PODE SER MÓRMON
Autor: Editorial do Jornal "Salt Lake Tribune" - 31.03.2001
Fonte: Lista "Tradição Católica"
Tradução: Gercione Lima

  1. O Mormonismo ensina que não só a Bíblia, mas também o livro de Mórmon é a infalível Palavra de Deus.

    "Cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus até onde for traduzida corretamente: cremos que o livro de Mórmon também é a palavra de Deus" (Declaração de fé, artigo n° 8).

    Na qualidade de cristãos cremos que as Sagradas Escrituras do Velho e do Novo Testamentos são a Palavra de Deus verbalmente inspirada, sem erros no original, infalível e inspirada por Deus (2Tim. 3,16-17; 2Ped. 1,20-21; Mat. 5,18).

  2. O Mormonismo ensina que Deus é um homem glorificado e que tem um corpo físico.

    "Deus mesmo já foi como nós somos agora e é um homem glorificado" (Doutrinas do falso profeta Joseph Smith, página 345). "O Pai tem um corpo de carne e osso tão tangível quanto o dos homens." (Dot. e Cov, Seç. 131,22).

    A Bíblia diz: "Deus não é homem" (Núm. 23,19). "Deus é Espírito; e importa que os que adoram o adorem em espírito e em verdade" (Jo. 4,24). "Um espírito não tem carne nem ossos" (Luc. 24,39).

  3. O Mormonismo ensina que Cristo e o Demônio são irmãos.

    "Que Lúcifer, o filho da aurora, é nosso irmão mais velho e o irmão de Jesus Cristo" (Doutrina Mórmon por Bruce McConkie, pp. 163-164).

    A Bíblia diz que o demônio é um ser criado por Deus. "Perfeito eras (o demônio) nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti" (Ez. 28,15). "Porque nele (Cristo) foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele" (Col. 1,16).

  4. O Mormonismo ensina que Jesus Cristo era casado e polígamo.

    "Cremos que o casamento em Caná da Galiléia foi o de Jesus Cristo" (Jornal de Discurso, Vol. 2, página 80). O Mormonismo ensina que Jesus foi o filho natural de Adão e Maria. "Quando a Virgem Maria concebeu o Menino Jesus, Ele não foi gerado pelo Espírito Santo. E quem é o seu pai? Ele é o primeiro na família humana" (Brigham Young, Jornal de Discursos, pp. 50-51).

    A Bíblia diz: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós" (Jo. 1,1.14). "E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum? E, respondeu o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo" (Luc. 1,34-35).

  5. O Mormonismo ensina que a verdadeira igreja deixou de existir até que foi restaurada por Joseph Smith.

    A igreja mórmon foi restaurada em 6 de abril de 1830 por Joseph Smith, (Dot. e Cov. 20,1).

    Jesus Cristo disse: "Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mat. 16,18).

  6. O Mormonismo ensina outro evangelho (pervertido) e não aquele da Bíblia.

    O evangelho do Mormonismo é: "A fé, o arrependimento, o batismo, o recebimento do Espírito Santo pela imposição das mãos, a moralidade, a lealdade, o dízimo, a palavra da sabedoria, o dever, o casamento celestial (por toda a eternidade)" (Tratado dos mórmons sobre o livre arbítrio e declaração de fé, artigo n° 4).

    A Bíblia diz: "Também vos notifico, irmãos, o evangelho que vos tenho anunciado: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras" (1Cor. 15,1-4). "Assim, como já vo-lo dissemos, e agora de novo também vo-lo digo: se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema" (Gál. 1,9).

  7. O Mormonismo ensina a salvação dos mortos através do batismo por procuração.

    Esta doutrina se baseia numa só passagem das Escrituras mal-interpretada: "Doutra maneira, que farão os que se batizam por causa dos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?" (1Cor. 15,29).

    Paulo não praticava o batismo pelos mortos. Ele se excluiu usando o pronome "eles" e não "nós" ou "vós". Ele está fazendo uma pergunta e não uma declaração. "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo" (Heb. 9,27).

  8. O Mormonismo ensina a investigação genealógica dos mortos.

    "Vamos, portanto, na qualidade de igreja e povo, como Santos dos Últimos Dias, fazer ao Senhor uma oferta de justiça; vamos apresentar no Seu santo templo, quando terminado, um livro contendo o registro de nossos mortos, que será digno de toda aceitação" (Dot. e Cov, Seç. 128,24).

    A Bíblia diz: "Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis" (1Tim. 1,4). "Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas" (Tit. 3,9).

  9. O Mormonismo ensina que existem profetas modernos e revelações divinas atualizadas.

    O mormonismo reivindica que Joseph Smith recebeu o Sacerdócio Araônico de João Batista. O Sacerdócio de Melquisedeque e o Apostolado foram restaurados por Pedro, Tiago e João logo após em 1829, (Dot. e Cov, Seç. 13).

    A Bíblia diz: "Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo" (Heb. 1,1-2). Em Deut. 18,20.22, há um excelente método bíblico para testar um profeta.

  10. O Mormonismo ensina que a salvação depende de boas obras e da aceitação de Joseph Smith.

    "Nenhum homem que rejeita o testemunho de Joseph Smith pode entrar no reino de Deus" (Doutrinas da Salvação, vol. I, p. 190). "Os homens tem uma obra a realizar para obter a salvação" (Doutrinas da Salvação, vol. III, p. 91).

    A Bíblia ensina que a salvação é somente através de Jesus Cristo. "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" (At. 4,12). "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie" (Ef. 2,8-9).